Corpo Humano em Ação!

Desenvolvida por: Nelma … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências Naturais
Temática: Conhecimento do corpo humano e igualdade racial

A atividade 'Corpo Humano em Ação!' é uma experiência pedagógica que busca proporcionar aos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental uma compreensão básica das partes do corpo humano, suas funções e a promoção da igualdade racial. Inicialmente, os alunos participarão de uma atividade prática 'mão-na-massa', onde criarão bonecos de papel ou massa de modelar que representem o corpo humano. Nesta etapa, explorarão as partes principais do corpo, identificando-as e desenhando-as. Em seguida, serão organizados em grupos para uma roda de debate. Cada grupo será responsável por apresentar e discutir as funções de diferentes partes do corpo. Este debate será uma oportunidade para fomentar a discussão sobre como todos os seres humanos, independentemente da raça, são internamente semelhantes. Através desta atividade interativa, os alunos serão incentivados a refletirem sobre a importância da saúde corporal e a igualdade racial de uma forma didática.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem deste plano de aula focam em permitir aos alunos a identificação e compreensão das partes do corpo humano e suas respectivas funções, a promoção de discussões sobre igualdade racial e a valorização da saúde. Estes objetivos são fundamentais para instigar nos alunos uma percepção consciente sobre seu próprio corpo e o respeito às diferenças raciais. A abordagem prática visa fortalecer o entendimento através da experiência tátil e visual, o que é particularmente eficaz na educação infantil.

  • Identificar partes do corpo humano.
  • Compreender funções das partes do corpo.
  • Promover a discussão sobre igualdade racial.
  • Valorizar a saúde corporal.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01CI02: Localizar, nomear e representar graficamente (por meio de desenhos) partes do corpo humano e explicar suas funções.
  • EF01CI03: Discutir as razões pelas quais os hábitos de higiene do corpo (lavar as mãos antes de comer, escovar os dentes, limpar os olhos, o nariz e as orelhas etc.) são necessários para a manutenção da saúde.
  • EF01CI05: Identificar e nomear diferentes escalas de tempo: os períodos diários (manhã, tarde, noite) e a sucessão de dias, semanas, meses e anos.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático deste plano de aula centra-se no reconhecimento das partes do corpo humano, incluindo nomeação e representação gráfica, e na compreensão das funções de cada parte. Além disso, aborda a importância dos hábitos de higiene para a saúde corporal e fomenta a discussão sobre igualdade racial. Esta variedade de conteúdos é essencial para um aprendizado integral, cobrindo aspectos de conhecimento corporal e social.

  • Partes do corpo humano.
  • Funções do corpo.
  • Hábitos de higiene.
  • Igualdade racial.

Metodologia

A metodologia empregada nesta atividade se baseia em estratégias de ensino prático e participativo, permitindo que os alunos aprendam através de experiências diretas e debates em grupo. Inicialmente, as crianças terão uma experiência prática ao criar bonecos que representam o corpo humano, seguida por uma roda de debate que promove discussões significativas sobre conceitos aprendidos. Essa combinação de métodos é projetada para engajar os alunos de forma completa, melhorando a retenção de informações.

  • Atividade prática 'mão-na-massa'.
  • Criação de bonecos representativos do corpo.
  • Roda de debate em grupo.
  • Apresentações sobre funções corporais.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma é cuidadosamente organizado para maximizar a eficiência e o envolvimento dos alunos em um período limitado de tempo. Dividido em 2.4 aulas de 50 minutos cada, este cronograma facilita a assimilação progressiva dos conceitos através de atividades práticas e interação social. Cada etapa está planejada para proporcionar um tempo adequado para exploração, criação e discussão.

  • Aula 1: Introdução e atividade prática de criação de bonecos (50 min).
  • Aula 2: Identificação das partes do corpo e funções (50 min).
  • Aula 3: Discussão sobre igualdade racial e saúde corporal; roda de debate em grupos (50 min).

Avaliação

A avaliação dos alunos será baseada na observação contínua durante as atividades práticas e rodas de debate. Os critérios incluem a capacidade de identificar e nomear corretamente as partes do corpo humano, a compreensão das funções corporais e a participação eficaz nos debates sobre igualdade racial e saúde. Exemplos avaliatórios incluem verificar se o aluno consegue nomear as partes do boneco que criou, explicar a função de ao menos uma parte ampliando sua compreensão, e escutar suas contribuições nos debates, avaliando o respeito às ideias alheias e o engajamento no grupo. Uma ficha avaliativa será utilizada para registrar estas observações.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para esta atividade são planejados para apoiar os alunos em suas experiências práticas e no debate. Materiais como massa de modelar ou papel são essenciais para a construção dos bonecos, enquanto imagens anatômicas e materiais visuais suportam o reconhecimento e identificação. Estes recursos são escolhidos para garantir que todos os alunos possam participar ativamente, independentemente de suas diferentes maneiras de aprender.

  • Massa de modelar ou papel para bonecos.
  • Imagens anatômicas do corpo humano.
  • Lápis de cor e papel para desenho.
  • Material audiovisual para suporte.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo