Descobrindo os Sons no Nosso Mundo

Desenvolvida por: Stella… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências Naturais
Temática: Percepção auditiva e reconhecimento de sons no ambiente

Nesta atividade, as crianças irão explorar a variedade de sons que fazem parte do dia a dia. A turma será dividida em grupos para caminhar pela escola, com o objetivo de identificar e registrar diferentes sons. Ao retornar para a sala, cada grupo compartilhará suas descobertas e discutirá sobre as fontes dos sons, se são naturais ou criados pelo homem. O propósito desta atividade é estimular a curiosidade e a percepção auditiva das crianças ao observar o ambiente ao seu redor. A abordagem prática permitirá que os alunos desenvolvam habilidades de escuta e atenção, fomentando seu entendimento sobre a diferença entre sons naturais e artificiais, bem como a origem e produção de cada tipo de som. A interação social durante a atividade em grupos também promoverá habilidades de comunicação e trabalho colaborativo.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem delineados para esta atividade são fundamentais para o desenvolvimento cognitivo e sensorial dos alunos no 1º ano. Através da exploração e identificação de diferentes sons, as crianças irão exercitar a capacidade de escuta atenta, o que é essencial para seu desenvolvimento linguístico e comunicativo. Ao discriminar entre sons naturais e artificiais, os alunos estarão exercitando o pensamento crítico e a curiosidade científica, importantes para o aprendizado contínuo. A atividade fomentará a capacidade de observação e descrição, habilidades essenciais para o progresso acadêmico e social.

  • Desenvolver a percepção auditiva e a capacidade de identificar diferentes sons.
  • Fomentar a capacidade de observação e discriminação auditiva de sons naturais e artificiais.
  • Estimular a curiosidade e a comunicação através do trabalho em grupo.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01CI01: Comparar características de diferentes materiais presentes em objetos de uso cotidiano, discutindo sua origem, os modos como são descartados e como podem ser usados de forma mais consciente.
  • EF01CI03: Discutir as razões pelas quais os hábitos de higiene do corpo (lavar as mãos antes de comer, escovar os dentes, limpar os olhos, o nariz e as orelhas etc.) são necessários para a manutenção da saúde.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade abrange a audição e a consciência sobre o ambiente sonoro. Através da elaboração de listas de sons e da discussão sobre suas características, os alunos terão a oportunidade de refletir sobre a diversidade sonora ao seu redor, desenvolvendo conceitos científicos básicos sobre a origem dos sons e suas classificações. Deste modo, os alunos poderão expandir seu vocabulário e habilidades descritivas, aplicando conceitos de ciência de maneira prática.

  • Identificação de sons do ambiente escolar.
  • Classificação dos sons em naturais e artificiais.
  • Discussão sobre a origem dos sons.

Metodologia

A metodologia proposta para esta atividade é baseada em abordagens participativas e práticas, promovendo a exploração ativa por parte dos alunos. Passando pelo reconhecimento de sons in loco, os alunos desenvolverão suas próprias percepções auditivas em grupos colaborativos, o que incentivará o trabalho em equipe e o compartilhamento de descobertas. Esta aproximação prática permite o envolvimento total dos alunos, envolvendo múltiplos sentidos e promovendo uma aprendizagem mais significativa e conectada com a realidade cotidiana dos estudantes.

  • Atividade prática de exploração sonora.
  • Trabalho colaborativo em grupos.
  • Debates e discussões guiadas para partilha de descobertas.

Aulas e Sequências Didáticas

Para assegurar a descoberta gradual e significativa dos conteúdos, essa atividade será realizada em seis etapas de 40 minutos cada, totalizando 4 horas. A divisão do tempo permite que cada fase do processo seja compreendida e assimilada, desde a introdução teórica até a prática de campo, conclusão e reflexão sobre o que foi aprendido. Essa estrutura temporal também facilita o desenvolvimento avançado das habilidades planejadas.

  • Aula 1: Introdução e explicação sobre o propósito da atividade.
  • Aula 2: Formação dos grupos e início da atividade de percepção sonora.
  • Aula 3: Continuação da caminhada pela escola para identificação de sons.
  • Aula 4: Registro dos sons identificados e categorização.
  • Aula 5: Discussão em sala sobre as descobertas dos grupos.
  • Aula 6: Conclusão e reflexão sobre o aprendizado, com registro no diário de bordo.

Avaliação

A avaliação dessa atividade será realizada de forma contínua e observacional, focando no envolvimento ativo do aluno, sua habilidade de identificar e descrever os sons, e o entendimento demonstrado sobre a origem dos níveis. Critérios como participação durante a caminhada, empenho no registro dos sons, cooperação dentro do grupo, e a capacidade de comunicação durante a partilha das descobertas serão fundamentais. Exemplos específicos incluem a observação do professor sobre como as crianças interagem em grupos, a capacidade delas em distinguir tipos de sons e justificar suas classificações, além de relatórios orais ou escritos que demonstrem uma compreensão ampla dos conceitos trabalhados.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, será necessário utilizar diversos materiais que contribuem para a execução prática e para a documentação dos sons encontrados. Além do básico papel e lápis, a possível utilização de simples gravadores de áudio (pode ser através de smartphones ou tablets sob supervisão) enriquece a atividade permitindo que os próprios alunos revisitem suas descobertas sonoras posteriormente.

  • Papel e lápis para anotação dos sons.
  • Gravadores de áudio ou aparelhos eletrônicos com função de gravação sob supervisão.
  • Quadro branco e canetas para facilitar discussões em sala de aula.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo