Exploradores do Corpo Humano

Desenvolvida por: Michel… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: [Ciências da Natureza]
Temática: [Corpo Humano: Sistemas e Funções]

[Esta atividade prática e colaborativa tem como objetivo introduzir os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental aos principais sistemas do corpo humano. Através da divisão em grupos, cada equipe será responsável por explorar um sistema específico, como o digestório, respiratório, circulatório, entre outros. Utilizando cartolinas, revistas e materiais de desenho, os alunos criarão cartazes ilustrativos que demonstrem o funcionamento e a importância de cada sistema. A etapa final incluirá apresentações, onde cada grupo compartilhará suas descobertas com a turma, promovendo um ambiente de aprendizado compartilhado e comunicação. A atividade é elaborada para desenvolver o entendimento básico sobre o corpo humano, bem como habilidades de pesquisa, colaboração e expressão artística.]

Objetivos de Aprendizagem

[Os alunos irão compreender de forma introdutória os principais sistemas do corpo humano, adquirindo percepção sobre suas funções e importâncias. Essa atividade busca despertar o interesse dos estudantes pela ciência, incentivando-os a trabalhar em grupo e expressar suas ideias de forma criativa em apresentações orais. Os objetivos também incluem melhorar a habilidade de comunicação e desenvolvimento da autoconfiança dos alunos ao apresentar suas pesquisas e resultados para a classe.]

  • [Compreender os principais sistemas do corpo human

Habilidades Específicas BNCC

  • [EF01CI0

Conteúdo Programático

[Nesta atividade, o conteúdo programático foca no estudo dos sistemas digestório, respiratório e circulatório do corpo humano, entre outros, adequando o tema para o nível de compreensão dos alunos do 1º ano. Através da exploração prática e colaborativa, os alunos terão a oportunidade de visualizar e discutir as principais funções desses sistemas e sua importância para o organismo. Os tópicos abordados permitem uma introdução ampla e engajadora à biologia humana, fomentando a curiosidade científica dos estudantes desde cedo.]

  • [Sistemas do Corpo Human

Metodologia

[A metodologia desta aula se baseia na aprendizagem ativa e colaborativa. Os alunos serão divididos em grupos para incentivar o trabalho em equipe e a troca de ideias, o que promove a construção coletiva do conhecimento. Utilizando materiais artísticos, os alunos expressarão suas compreensões sobre os sistemas do corpo humano, integrando criatividade e aprendizado de ciências. A apresentação final fornece um espaço para que os estudantes pratiquem a expressão oral e a comunicação eficaz.]

  • [Aprendizagem ativa e colaborativ

Aulas e Sequências Didáticas

[A atividade será dividida em duas aulas de 60 minutos. Na primeira aula, os grupos serão formados e começarão a pesquisa e produção dos cartazes sobre os sistemas do corpo humano. Na segunda aula, os grupos completarão seus cartazes e realizarão apresentações para a classe, destacando suas descobertas e insights sobre cada sistema estudado.]

  • [Aula 1: Formação de grupos, pesquisa e início da produção dos cartaze

Avaliação

[A avaliação será contínua e formativa, enfocando o envolvimento dos alunos nos processos de pesquisa e trabalho em grupo. Serão considerados critérios como a coerência e clareza da informação nos cartazes, a criatividade na apresentação dos materiais e a eficácia na comunicação durante as apresentações. Exemplos incluem observação do progresso durante a atividade, feedbacks entre os grupos e autoavaliação dos estudantes sobre seu desempenho e aprendizado adquirido. A participação ativa de cada aluno e sua contribuição ao grupo serão fundamentais para a avaliação final.]

Materiais e ferramentas:

[A atividade utilizará recursos que estimulam a criatividade e o aprendizado prático. Os materiais propostos, como cartolinas, revistas e ferramentas de desenho, são essenciais para que os alunos visualizem e recriem os sistemas do corpo humano. Esses materiais, juntamente com o acesso a imagens e informações básicas sobre cada sistema, potencializam a compreensão significativa e o engajamento dos alunos durante a atividade.]

  • [Cartolinas e revistas para colagen

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo