Exploradores do Inverno Gelado

Desenvolvida por: Nathal… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências da Natureza e Artes
Temática: Estações do Ano: Inverno

A atividade 'Exploradores do Inverno Gelado' propõe uma imersão na estação do inverno através de uma experiência mão-na-massa, utilizando a Aprendizagem Baseada em Projetos. Alunos do 1º ano do Ensino Fundamental terão a oportunidade de criar terrários invernais, empregando materiais recicláveis como garrafas pet, algodão (simulando neve), pedras pequenas e galhos secos. Essa construção não apenas fomenta a criatividade e a consciência ambiental, mas também permite explorar as características do inverno, os habitats naturais e a adaptabilidade dos animais a esta estação fria. Através da Aprendizagem Baseada em Jogos, o compartilhamento das criações dos terrários incentivará a expressão oral e a colaboração, habilidades essenciais no desenvolvimento integral dos alunos.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade visa promover a compreensão das características da estação do inverno, reconhecendo sua influência nos ecossistemas e no comportamento animal. Pretende-se, também, estimular o uso consciente de materiais recicláveis, desenvolvendo a criatividade e a habilidade manual dos alunos. A expressão oral será exercitada na apresentação dos terrários, propiciando a prática da argumentação e da escuta ativa. Além disso, a atividade busca fomentar o trabalho em equipe e a capacidade de planejamento e execução de projetos, competências relevantes para o desenvolvimento pessoal e acadêmico dos alunos.

  • Identificar as características do inverno e seus efeitos nos seres vivos e no ambiente.
  • Desenvolver a consciência ambiental através do uso de materiais recicláveis.
  • Estimular a criatividade e a habilidade manual na construção dos terrários.
  • Praticar a expressão oral e a capacidade de trabalhar em equipe.
  • Exercitar a capacidade de planejamento e execução de projetos.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01CI04 - Explorar e identificar elementos da natureza e características do inverno.
  • EF15AR02 - Utilizar materiais, instrumentos e procedimentos diversos em artes.
  • EF01LP26 - Produzir coletivamente recados, cartazes, narrativas, entre outros.
  • EF01GE04 - Identificar elementos da natureza em diferentes paisagens.
  • EF02ER03 - Dialogar sobre direitos e responsabilidades da criança na escola, em casa e na comunidade.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático engloba o estudo das estações do ano, focando especificamente no inverno. Será explorada a influência do inverno sobre as plantas, os animais e os seres humanos, destacando aspectos como adaptações ao frio, dormência e migração. A importância da reciclagem e do reuso de materiais para a saúde do nosso planeta será realçada, empregando uma abordagem prática para conscientizar os alunos sobre sustentabilidade. A expressão oral, o trabalho em equipe e a criatividade serão habilidades transversais promovidas ao longo do projeto.

  • Estações do ano: características e impactos no ambiente e nos seres vivos.
  • Consciência ambiental: reciclagem e reuso de materiais.
  • Habitats invernais: fauna e flora.
  • Expressão oral e trabalho em equipe.
  • Projeto e execução de terrários temáticos.

Metodologia

Adotaremos a metodologia de Aprendizagem Mão-na-Massa, Aprendizagem Baseada em Projetos e Aprendizagem Baseada em Jogos, promovendo um ambiente de descoberta ativa. Os alunos serão incentivados a explorar, questionar e construir conhecimentos de forma colaborativa, integrando conceitos da ciência, arte e sustentabilidade. A interatividade e a prática serão elementos centrais, permitindo que os alunos sejam protagonistas do seu aprendizado, com um olhar crítico sobre o uso de materiais e a importância da reciclagem, além de desenvolver habilidades socioemocionais indispensáveis.

  • Construção de terrários utilizando materiais recicláveis.
  • Discussão em grupo sobre as características do inverno.
  • Pesquisa sobre animais que habitam regiões frias e suas adaptações.
  • Apresentação dos terrários e compartilhamento das aprendizagens.
  • Reflexão sobre sustentabilidade e preservação ambiental.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade terá uma carga horária total de 2 horas, divididas em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, introduziremos o tema do inverno, seguindo com a construção dos terrários. A segunda aula será dedicada à finalização dos terrários, discussões sobre os aprendizados e apresentações dos trabalhos.

  • Aula 1: Introdução ao inverno e início da construção dos terrários.
  • Aula 2: Finalização dos terrários, discussões e apresentações.

Avaliação

A avaliação será formativa e contínua, considerando o envolvimento dos alunos em todas as etapas do projeto. Serão avaliadas a criatividade, a habilidade manual na confecção dos terrários, a capacidade de trabalhar em equipe e a expressão oral durante as apresentações. A reflexão sobre a importância da reciclagem e a consciência ambiental demonstrada também farão parte dos critérios de avaliação. Exemplos de desempenho para diferentes níveis de aprendizagem serão fornecidos, orientando os estudantes quanto às expectativas.

Materiais e ferramentas:

Os materiais necessários para a realização da atividade incluem garrafas pet, algodão, pedras pequenas, galhos secos, tesouras, cola e materiais diversos para decoração. Este conjunto de recursos promoverá uma experiência rica e multisensorial, permitindo aos alunos explorar diferentes texturas e formas, enquanto aprendem sobre o inverno de maneira tangível e significativa.

  • Garrafas PET (limpas e sem rótulo)
  • Algodão (para simular neve)
  • Pedras pequenas e galhos secos
  • Tesouras sem ponta e cola branca
  • Materiais para decoração (tecidos, papéis coloridos, etc.)

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo