A atividade 'Exploradores do Inverno Gelado' propõe uma imersão na estação do inverno através de uma experiência mão-na-massa, utilizando a Aprendizagem Baseada em Projetos. Alunos do 1º ano do Ensino Fundamental terão a oportunidade de criar terrários invernais, empregando materiais recicláveis como garrafas pet, algodão (simulando neve), pedras pequenas e galhos secos. Essa construção não apenas fomenta a criatividade e a consciência ambiental, mas também permite explorar as características do inverno, os habitats naturais e a adaptabilidade dos animais a esta estação fria. Através da Aprendizagem Baseada em Jogos, o compartilhamento das criações dos terrários incentivará a expressão oral e a colaboração, habilidades essenciais no desenvolvimento integral dos alunos.
Esta atividade visa promover a compreensão das características da estação do inverno, reconhecendo sua influência nos ecossistemas e no comportamento animal. Pretende-se, também, estimular o uso consciente de materiais recicláveis, desenvolvendo a criatividade e a habilidade manual dos alunos. A expressão oral será exercitada na apresentação dos terrários, propiciando a prática da argumentação e da escuta ativa. Além disso, a atividade busca fomentar o trabalho em equipe e a capacidade de planejamento e execução de projetos, competências relevantes para o desenvolvimento pessoal e acadêmico dos alunos.
O conteúdo programático engloba o estudo das estações do ano, focando especificamente no inverno. Será explorada a influência do inverno sobre as plantas, os animais e os seres humanos, destacando aspectos como adaptações ao frio, dormência e migração. A importância da reciclagem e do reuso de materiais para a saúde do nosso planeta será realçada, empregando uma abordagem prática para conscientizar os alunos sobre sustentabilidade. A expressão oral, o trabalho em equipe e a criatividade serão habilidades transversais promovidas ao longo do projeto.
Adotaremos a metodologia de Aprendizagem Mão-na-Massa, Aprendizagem Baseada em Projetos e Aprendizagem Baseada em Jogos, promovendo um ambiente de descoberta ativa. Os alunos serão incentivados a explorar, questionar e construir conhecimentos de forma colaborativa, integrando conceitos da ciência, arte e sustentabilidade. A interatividade e a prática serão elementos centrais, permitindo que os alunos sejam protagonistas do seu aprendizado, com um olhar crítico sobre o uso de materiais e a importância da reciclagem, além de desenvolver habilidades socioemocionais indispensáveis.
A atividade terá uma carga horária total de 2 horas, divididas em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, introduziremos o tema do inverno, seguindo com a construção dos terrários. A segunda aula será dedicada à finalização dos terrários, discussões sobre os aprendizados e apresentações dos trabalhos.
A avaliação será formativa e contínua, considerando o envolvimento dos alunos em todas as etapas do projeto. Serão avaliadas a criatividade, a habilidade manual na confecção dos terrários, a capacidade de trabalhar em equipe e a expressão oral durante as apresentações. A reflexão sobre a importância da reciclagem e a consciência ambiental demonstrada também farão parte dos critérios de avaliação. Exemplos de desempenho para diferentes níveis de aprendizagem serão fornecidos, orientando os estudantes quanto às expectativas.
Os materiais necessários para a realização da atividade incluem garrafas pet, algodão, pedras pequenas, galhos secos, tesouras, cola e materiais diversos para decoração. Este conjunto de recursos promoverá uma experiência rica e multisensorial, permitindo aos alunos explorar diferentes texturas e formas, enquanto aprendem sobre o inverno de maneira tangível e significativa.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula