Nesta atividade, os estudantes do 1º ano do Ensino Fundamental assumirão o papel de 'fonoaudiólogos mirins', vestindo jalecos e explorando práticas de saúde bucal e a importância da alimentação na fala. A atividade mão-na-massa e a abordagem de Sala de Aula Invertida propiciarão uma aprendizagem ativa, onde os alunos serão incentivados a criar alimentos de diferentes texturas usando massinhas de modelar e aplicar técnicas corretas de mastigação. Este exercício busca desenvolver uma compreensão sobre como hábitos alimentares inadequados podem impactar a saúde bucal e a fala, além de promover a conscientização sobre o papel do fonoaudiólogo no desenvolvimento de uma fala saudável.
O objetivo desta atividade é promover entre os estudantes a compreensão da conexão entre a alimentação, a saúde bucal e a fala, evidenciando como certos hábitos alimentares podem influenciar positiva ou negativamente nesses aspectos. Através de uma abordagem lúdica e participativa, os alunos irão explorar e aplicar na prática o conhecimento sobre a importância de uma mastigação correta, bem como entender o papel fundamental dos fonoaudiólogos na correção e desenvolvimento da fala. Além disso, a atividade visa incentivar os alunos a adotarem hábitos alimentares saudáveis desde cedo, contribuindo para o seu bem-estar geral.
O conteúdo programático abordará a anatomia básica da boca e dos dentes, a importância da seleção de alimentos de diversas texturas para o desenvolvimento da musculatura oral, o processo de mastigação e sua relevância para a saúde bucal e a fala clara. Além disso, será discutido o papel da fonoaudiologia na prevenção e tratamento de distúrbios da fala relacionados à alimentação, promovendo uma compreensão integral sobre como os hábitos alimentares afetam a nossa saúde bucal e nossa capacidade de comunicação.
Utilizando as metodologias ativas 'Atividade Mão-na-massa' e 'Sala de Aula Invertida', os alunos serão colocados no centro do processo de aprendizagem. Eles criarão itens alimentares com massinhas de modelar, simulando diferentes texturas e praticando a mastigação usando modelos de dentes. Antes da aula prática, serão incentivados a pesquisar sobre a saúde bucal e a importância da mastigação, trazendo questionamentos e conclusões para serem discutidos em grupo, estimulando a participação ativa e o engajamento na construção do conhecimento.
A atividade será realizada em duas aulas de 30 minutos cada. Na primeira sessão, os alunos serão apresentados ao tema e farão pesquisas e discussões guiadas. Na segunda sessão, aplicarão na prática o que aprenderam, utilizando massinhas de modelar e modelos dentários.
A avaliação será feita de forma contínua e formativa, observando a participação do aluno, sua capacidade de trabalhar em equipe, e seu envolvimento nas atividades práticas. Serão avaliadas a criatividade na criação dos alimentos com massinha, a compreensão da técnica correta de mastigação, e a capacidade de aplicar o conhecimento sobre saúde bucal e alimentação de maneira contextualizada. O feedback será dado individualmente e em grupo, incentivando a autoavaliação e reflexão sobre os aprendizados.
Para a execução da atividade, serão necessários jalecos de ‘fonoaudiólogos mirins’, massinhas de modelar de várias cores, modelos de dentes de plástico ou silicone, imagens e vídeos educativos sobre saúde bucal e alimentação saudável. Estes recursos permitirão uma imersão lúdica e prática no tema, facilitando o processo de aprendizagem ativa.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula