A atividade 'Jardim das Diferenças' propõe uma experiência prática e reflexiva, permitindo aos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental criar um jardim na escola ou em vasos, caso a atividade seja realizada de forma remota. Cada planta escolhida representará um colega, simbolizando as características e singularidades de cada um. Os alunos serão responsáveis por pesquisar e entender as necessidades de suas plantas – água, luz solar, tipo de solo – e compará-las com as necessidades humanas, promovendo um diálogo empático sobre diversidade e inclusão. Além de aprenderem conceitos fundamentais de botânica e ecologia, os estudantes vão refletir sobre o respeito mútuo e a valorização das diferenças. Discussões em grupo serão incentivadas para compartilhar descobertas, desafios e contemplar a união das diversas plantas formando um jardim harmonioso, assim como a convivência pacífica na diversidade humana.
Com o desenvolvimento deste projeto, pretende-se promover nos alunos o reconhecimento da diversidade como um valor fundamental para o convívio social. Espera-se que eles desenvolvam habilidades de observação, pesquisa e comparação, aplicando-as no estudo das necessidades das plantas e, por analogia, nas relações humanas. A atividade visa estimular a curiosidade científica por meio da botânica, enfatizando a importância da conservação ambiental e da sustentabilidade. Os alunos também aprenderão a trabalhar em equipe, desenvolvendo competências socioemocionais como empatia, cooperação e respeito pelas diferenças.
Este projeto aborda conceitos introdutórios de botânica, ecologia, e sustentabilidade, incentivando a prática da observação científica e o registro de dados. O conteúdo programático visa integrar o conhecimento sobre as plantas à compreensão de valores sociais como respeito, diversidade e inclusão. Através desta atividade prática, os alunos terão a oportunidade de explorar diferentes tipos de plantas, suas necessidades e como elas se comparam às necessidades humanas, estimulando uma reflexão profunda sobre a relação entre seres humanos e natureza.
A metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Projetos será o núcleo deste plano de aula, permitindo aos alunos assumirem o papel de pesquisadores ativos no processo de aprendizagem. Eles serão encorajados a tomar iniciativas, fazer escolhas e buscar informações relevantes para o cuidado de suas plantas. Discussões em grupo serão fundamentais para compartilhar aprendizados, desafios e soluções, promovendo a construção coletiva do conhecimento. A avaliação contínua e formativa baseada na participação ativa, engajamento e reflexão pessoal sobre o processo de aprendizado será empregada.
A carga horária total da atividade será de 20 horas, divididas em 20 aulas de 60 minutos cada.
A avaliação será formativa, considerando o engajamento dos alunos em todas as etapas do projeto, desde a pesquisa inicial sobre as plantas até os cuidados diários e participação nas discussões em grupo. O progresso individual e coletivo será avaliado por meio de observações diretas, registros no diário de bordo e contribuições às discussões. A capacidade de refletir sobre o aprendizado, a colaboração com os colegas e a demonstração de respeito pelas diferenças serão aspectos chave. Exemplos de atividades avaliativas incluem apresentações sobre as necessidades específicas das plantas escolhidas, contribuições significativas para o jardim coletivo e reflexões escritas sobre a experiência.
Os recursos necessários para a realização deste projeto incluem ferramentas de jardinagem, como pás, regadores e luvas, além dos diversos tipos de sementes ou mudas de plantas. Vasos de plantas serão necessários caso a atividade seja realizada de forma remota. Materiais para documentação, como diários de bordo e lápis, também são essenciais. O acesso a pesquisas, seja através de livros ou internet, permitirá que os alunos busquem informações sobre as espécies escolhidas. Locais apropriados para o plantio e crescimento das plantas, seja na escola ou em casa, deverão ser providenciados.
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