Jardim das Diferenças

Desenvolvida por: Mária … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências Naturais
Temática: Diversidade e Sustentabilidade

A atividade 'Jardim das Diferenças' propõe uma experiência prática e reflexiva, permitindo aos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental criar um jardim na escola ou em vasos, caso a atividade seja realizada de forma remota. Cada planta escolhida representará um colega, simbolizando as características e singularidades de cada um. Os alunos serão responsáveis por pesquisar e entender as necessidades de suas plantas – água, luz solar, tipo de solo – e compará-las com as necessidades humanas, promovendo um diálogo empático sobre diversidade e inclusão. Além de aprenderem conceitos fundamentais de botânica e ecologia, os estudantes vão refletir sobre o respeito mútuo e a valorização das diferenças. Discussões em grupo serão incentivadas para compartilhar descobertas, desafios e contemplar a união das diversas plantas formando um jardim harmonioso, assim como a convivência pacífica na diversidade humana.

Objetivos de Aprendizagem

Com o desenvolvimento deste projeto, pretende-se promover nos alunos o reconhecimento da diversidade como um valor fundamental para o convívio social. Espera-se que eles desenvolvam habilidades de observação, pesquisa e comparação, aplicando-as no estudo das necessidades das plantas e, por analogia, nas relações humanas. A atividade visa estimular a curiosidade científica por meio da botânica, enfatizando a importância da conservação ambiental e da sustentabilidade. Os alunos também aprenderão a trabalhar em equipe, desenvolvendo competências socioemocionais como empatia, cooperação e respeito pelas diferenças.

  • Compreender a importância da diversidade na natureza e na sociedade.
  • Identificar as necessidades específicas das plantas e compará-las às necessidades humanas.
  • Promover a empatia e o respeito pelas diferenças através da observação e cuidado com as plantas.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa, observação e registro científico.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01CI04: Comparar características físicas entre os colegas, reconhecendo a diversidade e a importância da valorização, do acolhimento e do respeito às diferenças.

Conteúdo Programático

Este projeto aborda conceitos introdutórios de botânica, ecologia, e sustentabilidade, incentivando a prática da observação científica e o registro de dados. O conteúdo programático visa integrar o conhecimento sobre as plantas à compreensão de valores sociais como respeito, diversidade e inclusão. Através desta atividade prática, os alunos terão a oportunidade de explorar diferentes tipos de plantas, suas necessidades e como elas se comparam às necessidades humanas, estimulando uma reflexão profunda sobre a relação entre seres humanos e natureza.

  • Introdução à botânica: tipos de plantas e suas características
  • Necessidades das plantas: água, luz solar e tipo de solo
  • Diversidade e inclusão: respeito pelas diferenças entre seres
  • Trabalho em equipe e cooperação
  • Observação científica e registro de dados

Metodologia

A metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Projetos será o núcleo deste plano de aula, permitindo aos alunos assumirem o papel de pesquisadores ativos no processo de aprendizagem. Eles serão encorajados a tomar iniciativas, fazer escolhas e buscar informações relevantes para o cuidado de suas plantas. Discussões em grupo serão fundamentais para compartilhar aprendizados, desafios e soluções, promovendo a construção coletiva do conhecimento. A avaliação contínua e formativa baseada na participação ativa, engajamento e reflexão pessoal sobre o processo de aprendizado será empregada.

  • Aprendizagem Baseada em Projetos
  • Atividades práticas de jardinagem
  • Discussões e reflexões em grupo
  • Pesquisa guiada e autônoma
  • Diário de bordo para registro de observações e progresso

Aulas e Sequências Didáticas

A carga horária total da atividade será de 20 horas, divididas em 20 aulas de 60 minutos cada.

  • Aula 1: Introdução ao projeto e discussão sobre diversidade
  • Aula 2-3: Exploração dos tipos de plantas e escolha das espécies
  • Aula 4-5: Pesquisa sobre as necessidades específicas das plantas escolhidas
  • Aula 6-10: Preparo do solo, plantio e início dos cuidados
  • Aula 11-15: Observações diárias, registros no diário de bordo e discussões sobre os aprendizados
  • Aula 16-19: Continuação dos cuidados com as plantas e preparação para a exposição final
  • Aula 20: Apresentação do jardim à comunidade escolar e reflexão sobre o projeto

Avaliação

A avaliação será formativa, considerando o engajamento dos alunos em todas as etapas do projeto, desde a pesquisa inicial sobre as plantas até os cuidados diários e participação nas discussões em grupo. O progresso individual e coletivo será avaliado por meio de observações diretas, registros no diário de bordo e contribuições às discussões. A capacidade de refletir sobre o aprendizado, a colaboração com os colegas e a demonstração de respeito pelas diferenças serão aspectos chave. Exemplos de atividades avaliativas incluem apresentações sobre as necessidades específicas das plantas escolhidas, contribuições significativas para o jardim coletivo e reflexões escritas sobre a experiência.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para a realização deste projeto incluem ferramentas de jardinagem, como pás, regadores e luvas, além dos diversos tipos de sementes ou mudas de plantas. Vasos de plantas serão necessários caso a atividade seja realizada de forma remota. Materiais para documentação, como diários de bordo e lápis, também são essenciais. O acesso a pesquisas, seja através de livros ou internet, permitirá que os alunos busquem informações sobre as espécies escolhidas. Locais apropriados para o plantio e crescimento das plantas, seja na escola ou em casa, deverão ser providenciados.

  • Ferramentas de jardinagem (pás, regadores, luvas)
  • Sementes ou mudas de diferentes tipos de plantas
  • Vasos de plantas (para aulas remotas)
  • Diários de bordo e materiais de escrita
  • Acesso a pesquisas (livros, internet)

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo