Laboratório de Bolhas de Sabão

Desenvolvida por: Joel S… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências
Temática: Higiene e Saúde

Transformar a sala de aula em um pequeno laboratório proporcionará aos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental uma vivência prática e lúdica sobre a importância da higiene das mãos. Nesta atividade, chamada 'Laboratório de Bolhas de Sabão', os alunos terão a oportunidade de aprender sobre ciência e saúde de uma maneira divertida e interativa. Eles serão incentivados a misturar diferentes proporções de sabão e água para criar a solução ideal de bolhas de sabão. Através desta experiência, poderão observar qual combinação gera mais bolhas, e discutir cientificamente como o sabão é capaz de remover germes e sujeiras das mãos. Além do aspecto educacional, esta atividade visa reforçar a importância dos hábitos de higiene pessoal como uma ferramenta de prevenção de doenças. Para solidificar o aprendizado e a prática de higiene, cada aluno levará para casa uma pequena amostra de sua solução de bolhas de sabão, acompanhada de uma cartilha informativa sobre a correta lavagem das mãos.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é sensibilizar os alunos sobre a importância da higiene das mãos de uma maneira prática e significativa. Almejamos cultivar a consciência sobre a presença de germes e como esses podem ser eliminados com simples atos de higiene. Enfatizaremos a eficácia do sabão e da água na limpeza das mãos, abordando conceitos básicos de ciência de forma acessível. Ao permitir que os alunos criem suas próprias soluções de bolhas de sabão, pretendemos engajá-los ativamente no processo de aprendizagem, promovendo a curiosidade, a exploração e o pensamento crítico.

  • Compreender a importância de lavar as mãos para a saúde
  • Aprender sobre os germes e como são eliminados pelo sabão
  • Explorar proporções na mistura de sabão e água para produção de bolhas
  • Desenvolver habilidades de observação e experimentação
  • Promover o trabalho em equipe e a comunicação efetiva

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01CI03: Discutir as razões pelas quais os hábitos de higiene do corpo (lavar as mãos antes de comer, escovar os dentes, limpar os olhos, o nariz e as orelhas etc.) são necessários para a manutenção da saúde.

Conteúdo Programático

Os conteúdos programáticos para esta atividade foram escolhidos cuidadosamente para alinhar o aspecto lúdico da criação de bolhas de sabão com aprendizagens significativas sobre higiene e saúde. Através da experimentação e observação direta, os alunos explorarão conceitos de propriedades físicas dos materiais (sabão e água), métodos para eliminação de germes e a importância da higiene pessoal para evitar doenças. Este conteúdo é essencial para estabelecer uma base sólida sobre a relação entre higiene pessoal e saúde geral.

  • Propriedades do sabão e da água
  • Processo de criação de bolhas de sabão
  • Conceitos sobre germes e contaminação
  • Importância da higiene pessoal para prevenção de doenças
  • Métodos eficazes de lavagem das mãos

Metodologia

Adotaremos a metodologia ativa 'Atividade Mão-na-massa' para envolver os alunos de maneira prática e significativa. Este método permite que os estudantes sejam os protagonistas do seu processo de aprendizagem, engajando-os em atividades experimentais onde podem explorar, questionar e descobrir. A construção do conhecimento ocorrerá através da experimentação direta com diferentes proporções de sabão e água, análise dos resultados, e discussões guiadas pelo professor. Essa abordagem prática visa não apenas o aprendizado efetivo sobre higiene e saúde, mas também o desenvolvimento de habilidades como trabalho em equipe, observação crítica e pensamento científico.

  • Discussão inicial sobre higiene e saúde
  • Experimentação com diferentes proporções de sabão e água
  • Observação e registro dos resultados
  • Discussão em grupo sobre as descobertas
  • Elaboração de uma cartilha de higiene das mãos

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será desenvolvida em duas aulas de 50 minutos cada, totalizando 2 horas. Na primeira aula, será realizada a introdução ao tema e a experimentação com as misturas. A segunda aula será dedicada à observação dos resultados, discussão em grupo e conclusão do projeto com a elaboração da cartilha sobre higiene das mãos.

  • Aula 1: Introdução e experimentação
  • Aula 2: Observação, discussão e conclusão

Avaliação

A avaliação será processual e formativa, levando em consideração a participação ativa dos alunos durante as atividades, a capacidade de trabalhar em equipe, a habilidade de observação e registro das descobertas, bem como a contribuição nas discussões em grupo. A elaboração e apresentação da cartilha de higiene das mãos servirá como uma ferramenta de avaliação do aprendizado consolidado, onde os alunos demonstrarão não só o conhecimento adquirido, mas também habilidades de comunicação e responsabilidade social. Serão utilizados critérios claros e objetivos, comunicados previamente aos alunos, para assegurar uma avaliação justa e construtiva.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, utilizaremos materiais simples e de fácil acesso, como recipientes, água, sabão líquido, colheres para misturar, e papel para registro das observações. Além disso, a elaboração da cartilha de higiene das mãos demandará materiais como papel, canetas coloridas e adesivos para decoração. Tais recursos visam favorecer o envolvimento dos alunos na atividade, permitindo que explorem a c...

  • Recipientes de diferentes tamanhos
  • Água
  • Sabão líquido
  • Colheres para mistura
  • Papel para registro das observações
  • Materiais para a criação da cartilha (papel, canetas coloridas, adesivos)

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo