Mistério do Cesto de Frutas

Desenvolvida por: Andrea… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências
Temática: Características e sentidos para observação de frutas

A atividade 'Mistério do Cesto de Frutas' tem como propósito envolver os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental em uma experiência sensorial e de observação, onde eles irão interagir com uma variedade de frutas frescas. Os alunos serão organizados em grupos e cada grupo receberá um cesto contendo frutas variadas que podem ser desconhecidas para as crianças. Eles deverão explorar essas frutas usando seus sentidos, tocando, cheirando e observando suas características distintivas. Em seguida, os grupos discutirão suas observações e descreverão uma fruta de cada vez para o resto da turma. O objetivo é que os outros grupos tentem adivinhar o nome da fruta com base na descrição sensorial oferecida. Esta abordagem prática visa desenvolver habilidades de observação, descrição e comunicação verbal de forma lúdica e interativa, estimulando a curiosidade e o trabalho em equipe entre os alunos.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade incluem aprimorar a capacidade dos alunos de usar diferentes sentidos para explorar objetos, neste caso, frutas, bem como fomentar habilidades de observação e descrição. As crianças aprenderão a comunicar suas observações de maneira clara, utilizando vocabulário apropriado para descrever formas, texturas, aromas e outras características observáveis. Além disso, esta atividade busca desenvolver a capacidade de trabalhar em grupo, promovendo discussões e trocas de ideias que enriquecem a compreensão coletiva.

  • Desenvolver habilidades de observação e descrição.
  • Estimular a comunicação verbal eficaz.
  • Incentivar o trabalho colaborativo em grupo.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01CI02: Descrever oralmente características observadas em animais e plantas no ambiente imediato.
  • EF01LP09: Relatar fatos e acontecimentos vivenciados em diferentes tempos e espaços, em uma sequência lógica e coerente.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade é voltado para o reconhecimento e descrição de características físicas das frutas, incluindo forma, textura, cheiro, cor e tamanho. Ao descrever as frutas, os alunos exercitam seu vocabulário e habilidades de expressão verbal, além de aprenderem a importância dos cinco sentidos na análise do ambiente que os rodeia. Isso enriquece a compreensão sobre o mundo natural e as propriedades dos diferentes alimentos.

  • Reconhecimento de características sensoriais de frutas.
  • Vocabulário relacionado a descrições sensoriais.
  • Importância dos sentidos para a observação do mundo.

Metodologia

A metodologia empregada nesta atividade é baseada em aprendizagem por experiência, onde os alunos exploram e comunicam suas descobertas de forma ativa. O método lúdico estimula o interesse e a curiosidade, enquanto a interação em grupo promove habilidades sociais importantes como a cooperação e o respeito à diversidade de opiniões e observações.

  • Aprendizagem experiencial e sensorial.
  • Interatividade através das descrições e adivinhação.
  • Trabalho colaborativo em grupos.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade é cuidadosamente planejado para otimizar a experiência de aprendizagem dos alunos. Começa com a preparação e distribuição dos materiais, seguida pela exploração das frutas, discussão em grupos, apresentações e conclusão com uma reflexão sobre o aprendizado. Cada etapa é desenhada para se ajustar ao tempo disponível, garantindo que todos os componentes da atividade sejam abordados com profundidade.

  • Aula 1: Introdução e divisão dos grupos (10 minutos); Distribuição do cesto de frutas e exploração sensorial (40 minutos).
  • Aula 2: Discussão em grupo e preparação das descrições (25 minutos); Apresentação das descrições e tentativas de adivinhação (25 minutos).
  • Aula 3: Conclusão das apresentações (25 minutos); Reflexão sobre o aprendizado e encerramento (25 minutos).

Avaliação

A avaliação será conduzida de forma contínua, observando-se tanto a participação individual quanto em grupo durante a atividade. Critérios qualitativos incluem a capacidade de descrever as frutas com clareza e detalhe, a criatividade nas descrições, e o engajamento durante as discussões e apresentações. Exemplos de critérios específicos: um aluno que utiliza vocabulário variado e adequado para descrever uma fruta demonstra bom desempenho em comunicação verbal, enquanto um grupo que trabalha harmonicamente exibindo respeito e troca de ideias é avaliado positivamente em cooperação. A autoavaliação e o feedback coletivo também serão usados para reforçar a reflexão sobre o processo de aprendizagem.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários são cuidadosamente escolhidos para proporcionar uma rica experiência sensorial aos alunos. As frutas frescas são o elemento central e devem ser variadas e interessantes para garantir que a atividade seja desafiadora e educativa. Ferramentas de apoio visam incentivar a exploração e descrição pelos alunos de maneira organizada e divertida.

  • Diversas frutas frescas e inteiras.
  • Cestos ou recipientes para organizar as frutas.
  • Fichas ou cartões para anotação de descrições.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo