Esta atividade propõe uma maneira dinâmica e criativa de promover o autoconhecimento, a expressão individual e a valorização da diversidade entre os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental. Iniciando com a criação de auto-retratos, usando uma variedade de materiais, os alunos terão a oportunidade de explorar e representar suas características físicas, habilidades e qualidades pessoais de forma única e artística. Cada retrato será acompanhado de uma pequena descrição escrita, ajudando os alunos a refletir e verbalizar o que os torna especiais. A culminância do projeto se dará com a ‘Exposição de Retratos da Diversidade’, promovendo um momento coletivo de apreciação das obras e discussão sobre a singularidade de cada indivíduo, reforçando os conceitos de respeito mútuo e valorização das diferenças, empregando a metodologia ativa de aprendizagem baseada em projetos.
O objetivo principal desta atividade é fomentar a autoestima e o autoconhecimento dos alunos, permitindo que expressem suas identidades por meio da arte. Busca-se também desenvolver a capacidade de observação, de descrição e de reflexão sobre si mesmo e sobre os outros, promovendo um ambiente de respeito, empatia e valorização das diferenças. Através da apreciação dos auto-retratos, os estudantes serão incentivados a reconhecer e celebrar as singularidades individuais, contribuindo para a construção de uma comunidade escolar inclusiva e diversificada.
O conteúdo programático enfoca conceitos de autoimagem, autoestima e diversidade. Através do processo artístico e da escrita, os alunos aprenderão a se expressar de forma criativa, ao mesmo tempo em que desenvolvem habilidades de observação e apreciação das diferenças. As discussões em sala de aula, juntamente com a atividade prática, proporcionarão uma base sólida para a compreensão e o respeito pelas singularidades individuais e coletivas.
Utilizando a metodologia ativa de Aprendizagem Baseada em Projetos, esta atividade propõe um ensino interativo e focado no aluno, em que a criação de auto-retratos e a escrita de descrições se tornam o coração do projeto. Esta abordagem incentiva a pesquisa pessoal, a reflexão, a colaboração entre colegas e a autogestão do aprendizado, ao passo que os alunos trabalham para alcançar o objetivo do projeto: a exposição final dos retratos e a celebração da diversidade.
A carga horária total será de 1 horas, dividida em 1.2 aulas de 50 minutos cada. Na primeira aula, introduziremos o projeto, discutiremos os conceitos chaves e iniciaremos a criação dos auto-retratos. Na segunda parte da aula, os alunos finalizarão seus retratos e escreverão as descrições. O projeto culminará com a montagem da exposição e a discussão coletiva.
A avaliação desta atividade será formativa e baseada nos critérios de envolvimento, criatividade, reflexão pessoal e capacidade de articular suas ideias por escrito e verbalmente. Será dada especial atenção à forma como os alunos expressam sua compreensão e apreciação pela diversidade e unicidade individual, tanto nas suas criações artísticas quanto nas discussões em grupo. A participação efetiva e respeitosa nas atividades em classe, assim como a habilidade de trabalhar colaborativamente, serão igualmente valorizadas.
Para a realização desta atividade serão necessários materiais de arte variados, como papéis coloridos, lápis de cor, giz de cera, cola, tesouras, e materiais recicláveis. Além disso, será preciso espaço na sala ou no corredor para a montagem da exposição e acesso a câmera fotográfica ou dispositivos móveis para a documentação do projeto. A utilização de recursos online também pode ser explorada para a exposição virtual dos trabalhos.
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