Nesta atividade, os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental aprenderão sobre o ciclo da água e sua importância para o meio rural através de uma abordagem lúdica e interativa, utilizando a aprendizagem baseada em jogos. Os estudantes serão divididos em grupos e avançarão num tabuleiro gigante representando o ciclo da água, com etapas como evaporação, condensação, precipitação e coleta. Em cada etapa, eles enfrentarão desafios e responderão perguntas para promover a compreensão do conteúdo. Cartas de 'eventos', representando práticas sustentáveis e insustentáveis de uso da água, servirão tanto para impulsionar quanto para retardar o progresso das equipes, enfatizando a importância das boas práticas ambientais. Esta atividade fomentará a participação ativa, o trabalho em equipe e a aprendizagem significativa sobre processos naturais essenciais e a conscientização ambiental.
O objetivo desta atividade é proporcionar aos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental uma compreensão clara sobre o ciclo da água, ressaltando sua relevância para a vida no campo e para a manutenção do meio ambiente. Buscamos, através de uma experiência lúdica e colaborativa, incentivar a curiosidade científica dos estudantes, desenvolver habilidades de raciocínio lógico e enfatizar a importância de práticas sustentáveis de uso e conservação da água. A meta é que os alunos possam reconhecer cada etapa do ciclo da água, entender como este processo influencia a agricultura e a vida rural, e como a conservação da água é vital para todas as formas de vida.
Através desta atividade, os estudantes serão introduzidos ao ciclo da água - um tema fundamental para a compreensão dos sistemas naturais e seu impacto na vida humana, especialmente no campo. Serão abordadas cada uma das etapas do ciclo (evaporação, condensação, precipitação e coleta) de maneira integrada ao cotidiano dos alunos, ressaltando como este processo está intrinsecamente ligado à produção de alimentos, à conservação do meio ambiente e às práticas sustentáveis de uso da água. Para além do conhecimento teórico, pretende-se desenvolver no aluno uma consciência ambiental que possa ser traduzida em ações práticas no seu dia a dia.
Para a execução desta atividade, adotaremos as metodologias ativas 'Aprendizagem Baseada em Jogos', 'Roda de Debate' e 'Sala de Aula Invertida'. Inicialmente, com o jogo no tabuleiro, os alunos vivenciarão o ciclo da água de forma prática e divertida. Em seguida, na Roda de Debate, discutirão as experiências vividas durante o jogo, partilhando aprendizados e reflexões sobre a importância da água para a vida no campo. Por fim, a 'Sala de Aula Invertida' será aplicada com atividades onde os alunos trarão de casa pesquisas sobre práticas sustentáveis de uso da água, incentivando a aprendizagem autônoma e crítica sobre o tema.
Esta atividade será realizada ao longo de um encontro de 220 minutos. Iniciará com uma breve introdução sobre o ciclo da água e sua importância, seguida pela explicação das regras do jogo. Os alunos serão então divididos em grupos para iniciar o jogo no tabuleiro, o qual é esperado tomar a maior parte do tempo destinado. Após a conclusão do jogo, haverá uma Roda de Debate sobre as experiências e aprendizados. Por fim, serão dadas orientações para a atividade de Sala de Aula Invertida, a ser realizada em casa.
A avaliação da atividade será realizada de forma formativa e contínua, considerando a participação individual e em grupo, a compreensão dos conceitos relacionados ao ciclo da água, o engajamento nas discussões durante a Roda de Debate e a qualidade das pesquisas apresentadas na Sala de Aula Invertida. Será valorizado especialmente o desenvolvimento do raciocínio lógico, a habilidade de trabalhar em equipe e a capacidade de relacionar o aprendizado com a prática de sustentabilidade. Serão utilizados critérios como colaboratividade, criatividade nas perguntas e respostas, e reflexão crítica sobre as práticas de conservação da água.
Para a realização desta atividade, será necessário um tabuleiro de jogo grande, confeccionado com lona ou papel kraft, marcadores para as equipes, cartas de perguntas e eventos, dados grandes para o avanço no jogo, projetor para apresentações iniciais e materiais para a Roda de Debate, como cadeiras em círculo. Além disso, será necessário acesso à internet para a pesquisa em casa para a tarefa de Sala de Aula Invertida.
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