O Dia e a Noite dos Animais

Desenvolvida por: Bárbar… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências
Temática: A sucessão dos dias e noites e seu impacto nos seres vivos

Esta atividade pedagógica se destina aos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental e tem como tema central a sucessão dos dias e noites e como ela afeta a vida dos seres humanos e dos animais. A aula começa com uma explicação introdutória sobre como ocorre a alternância entre o dia e a noite e a influência desse fenômeno no comportamento dos seres vivos. Após a introdução, os alunos serão convidados a participar de uma Roda de Debate para compartilhar observações sobre o comportamento de animais durante as diferentes partes do dia, informações essas que podem vir de tarefas de casa, histórias lidas ou vídeos educativos assistidos previamente. O objetivo é que cada aluno possa contribuir com pelo menos uma observação, promovendo a troca de conhecimentos entre eles. Seguindo essa discussão, os alunos, divididos em pequenos grupos, trabalharão na criação de cartazes que ilustrem as atividades diurnas e noturnas de diversos animais, baseando-se nas observações discutidas previamente. Para concluir a atividade, os grupos apresentarão seus cartazes para o restante da classe, incitando um debate sobre o impacto da luz do dia e da escuridão da noite nos padrões de atividade de diferentes seres vivos.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo dessa atividade é estimular a compreensão dos alunos sobre a influência dos ciclos naturais, especificamente a sucessão do dia e da noite, nas vidas dos seres vivos. Espera-se que os alunos sejam capazes de identificar e discutir como diferentes animais se adaptam e modificam seus comportamentos em resposta a esses ciclos. Além disso, a atividade visa promover habilidades sociais como a escuta ativa e o trabalho em equipe, essenciais para o desenvolvimento integral dos alunos.

  • Entender a sucessão do dia e da noite e seus efeitos sobre os seres vivos
  • Identificar e discutir comportamentos de animais diurnos e noturnos
  • Desenvolver habilidades de comunicação e trabalho em equipe
  • Fomentar a capacidade de observação e relato de observações
  • Promover o debate e a troca de ideias

Habilidades Específicas BNCC

  • code": EF01CI02
  • description": "Localizar, nomear e representar graficamente (por meio de desenhos) partes do corpo humano e explicar suas funções." }, { "code": EF01CI06
  • description": Selecionar exemplos de como a sucessão de dias e noites orienta o ritmo de atividades diárias de seres humanos e de outros seres vivos.

Conteúdo Programático

Este plano de aula aborda o tema da sucessão diária de dias e noites, focando nos padrões de comportamento dos animais diurnos e noturnos. Além de promover a compreensão de fenômenos naturais, a atividade pretende desenvolver habilidades de observação, representação gráfica e comunicação.

  • Sucessão dos dias e noites
  • Adaptações dos animais ao ciclo dia/noite
  • Comportamento dos animais diurnos e noturnos

Metodologia

A metodologia adotada inclui uma introdução teórica seguida de atividades práticas. Será empregada uma Roda de Debate para estimular a participação ativa dos alunos e o compartilhamento de observações. A criação de cartazes em grupo visa desenvolver habilidades motoras, de pesquisa, e criatividade.

  • Explicação introdutória
  • Roda de Debate
  • Trabalho em grupo para criação de cartazes
  • Apresentação dos cartazes

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade total terá a duração de 2 horas, divididas em três aulas de 40 minutos cada. Na primeira aula, será feita a introdução e a Roda de Debate. Na segunda, os alunos trabalharão na criação dos cartazes. A terceira aula será destinada às apresentações.

  • Aula 1: Introdução e Roda de Debate
  • Aula 2: Criação de cartazes em grupos
  • Aula 3: Apresentação dos cartazes e debate

Avaliação

A avaliação se dará de forma contínua e processual, observando a participação dos alunos na Roda de Debate, a contribuição para a criação dos cartazes em grupo e a capacidade de trabalhar em equipe. Além disso, a apresentação dos cartazes permitirá avaliar a capacidade de síntese e comunicação das ideias trabalhadas em sala. Será valorizado o engajamento, a criatividade e o respeito às contribuições dos colegas.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários materiais para a confecção dos cartazes, tais como cartolina, canetinhas coloridas, cola e tesoura. Além disso, será utilizado material audiovisual para a introdução do tema e possivelmente para inspirar os cartazes.

  • Cartolina
  • Canetinhas coloridas
  • Cola e tesoura
  • Material audiovisual sobre o tema

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo