O Grande Desfile dos Bichinhos

Desenvolvida por: Rebeca… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagem, Natureza e Sociedade
Temática: Animais e Responsabilidade

Nesta atividade, 'O Grande Desfile dos Bichinhos', os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental são motivados a trazer um brinquedo representando seu animal de estimação favorito ou um que gostariam de ter. A atividade começa com um desfile de moda animal, onde as crianças têm a oportunidade de apresentar os bichinhos, descrevendo suas características físicas, hábitos alimentares e comportamentais, além de compartilhar informações sobre como cuidam deles. Após o desfile, em uma dinâmica de trabalho em equipe, os alunos criarão casinhas de papelão para os brinquedos, considerando as necessidades específicas de cada tipo de animal. Esse processo de criação será orientado por discussões sobre o que constitui um habitat adequado para diferentes animais, incentivando a reflexão sobre bem-estar animal, responsabilidades no cuidado com pets e a importância de ambientes saudáveis para todos os seres vivos.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é promover o desenvolvimento de habilidades sociais, estimular a criatividade, conscientizar sobre a responsabilidade e cuidados necessários ao ter um animal de estimação e fomentar o trabalho em equipe. Os alunos serão encorajados a expressar suas ideias verbalmente, melhorar suas habilidades de escuta e aprender a cooperar com colegas na realização de um projeto comum. Além disso, esta atividade proporcionará um entendimento inicial sobre habitats, necessidades básicas dos animais e a importância do respeito e empatia para com todas as formas de vida.

  • Expressão oral e comunicação
  • Criatividade e inovação
  • Conhecimento sobre animais
  • Trabalho em equipe e cooperação
  • Responsabilidade e cuidado com os animais

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade abrange conceitos básicos de biologia animal, incluindo características físicas, necessidades alimentares e comportamentais dos animais. Também introduz os alunos à importância de um habitat adequado para o bem-estar dos animais. Através de uma abordagem prática e criativa, serão trabalhadas noções iniciais de responsabilidade, empatia e do impacto do entorno no comportamento e saúde dos animais.

  • Características e necessidades dos animais
  • Habitats naturais e adaptados
  • Responsabilidade e bem-estar animal
  • Expressão artística e criatividade
  • Trabalho em equipe e diálogo

Metodologia

A metodologia abordada será Mão-na-massa, Roda de Debate e Aprendizagem Baseada em Projetos. Iniciaremos com um desfile onde os alunos poderão apresentar seus animais de estimação de brinquedo, seguido de uma Roda de Debate para discussão sobre o que cada animal precisa para ser feliz e saudável. Para concluir, os alunos serão agrupados para criar casinhas de papelão, promovendo uma experiência imersiva de Aprendizagem Baseada em Projetos, onde aplicarão o conhecimento adquirido de forma prática.

  • Desfile de moda animal
  • Roda de Debate
  • Criação de casinhas de papelão
  • Aprendizagem Baseada em Projetos

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade terá uma duração total de 2 horas, divididas em duas aulas de 60 minutos cada. A primeira aula será dedicada ao desfile e à discussão em grupo. A segunda aula focará na criação e decoração das casinhas de papelão.

  • Aula 1: Desfile de moda animal e Roda de Debate
  • Aula 2: Criação e decoração de casinhas de papelão

Avaliação

A avaliação será realizada observando a participação ativa dos alunos durante o desfile, a qualidade de suas apresentações, o envolvimento na Roda de Debate e a colaboração durante o projeto das casas de papelão. Será dada especial atenção à criatividade, ao trabalho em equipe e à reflexão sobre a aprendizagem. O feedback individual e coletivo será fornecido, valorizando os esforços, melhorias e a cooperação.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários papelão, tesouras sem ponta, cola, tintas atóxicas, pincéis, tecidos e outros materiais recicláveis para decoração. Além disso, um espaço adequado para o desfile e áreas de trabalho para a construção das casinhas de papelão.

  • Brinquedos representando animais
  • Papelão
  • Tesouras sem ponta
  • Cola e tintas atóxicas
  • Materiais recicláveis para decoração
  • Espaço para desfile e trabalho em grupo

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo