O Relógio das Estações

Desenvolvida por: Karina… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências
Temática: Estações do Ano e a Passagem do Tempo

Nesta aula, os alunos explorarão as quatro estações do ano e os meses que as compõem. Através de uma introdução com um gráfico colorido das estações, os estudantes aprenderão a identificar as características de cada estação e a relacioná-las com diferentes partes do ano. Para solidificar o aprendizado, eles realizarão uma atividade artística prática, criando um 'Relógio das Estações'. Este relógio será um círculo dividido em quatro partes, cada uma representando uma estação com cores e desenhos diferentes. A intenção é ajudar os alunos a visualizar a passagem do tempo ao longo do ano de forma divertida e envolvente.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta aula são desenvolvidos para ajudar os alunos a entender e a reconhecer as diferentes estações do ano e a sequência temporal dos meses. Essa atividade visa fomentar suas habilidades cognitivas ao relacionarem a teoria científica com a prática artística, possibilitando uma retenção mais eficaz do conteúdo. Através da confecção do 'Relógio das Estações', os alunos serão encorajados a aplicar o que aprenderam sobre as estações do ano, ao mesmo tempo que desenvolvem habilidades motoras finas e a criatividade. As habilidades sociais também serão trabalhadas, pois a atividade promove colaboração, intercâmbio de ideias e respeito pelas contribuições de cada colega.

  • Identificar e nomear as quatro estações do ano.
  • Relacionar as estações do ano com os meses correspondentes.
  • Desenvolver habilidades motoras através de atividades de corte e colagem.
  • Estimular a criatividade e habilidades artísticas.
  • Promover o trabalho em equipe e a cooperação.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01CI05: Identificar e nomear diferentes escalas de tempo: os períodos diários (manhã, tarde, noite) e a sucessão de dias, semanas, meses e anos.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta aula está cuidadosamente estruturado para integrar os princípios fundamentais da ciência com a prática artística, empregando uma abordagem interdisciplinar. Ao explorar as estações do ano, a atividade inicia com uma breve explicação teórica sobre a divisão do ano em quatro estações e seus meses correspondentes, seguida pela parte prática de criação artística do 'Relógio das Estações', permitindo que os alunos consolidem o conhecimento teórico por meio da expressão artística.

  • Definição e características das quatro estações do ano.
  • Meses correspondentes a cada estação.
  • Atividade de corte e colagem para criar o 'Relógio das Estações'.

Metodologia

A metodologia aplicada nesta aula se fundamenta em práticas pedagógicas que combinam aula expositiva com atividades práticas. A introdução temática das estações do ano será realizada por meio de uma exposição interativa utilizando material visual, como um gráfico das estações. Seguido por isso, os alunos participarão de uma atividade prática, onde criarão um 'Relógio das Estações'. Esta abordagem proporciona uma experiência de aprendizagem ativa e envolvente, integrando aspectos cognitivos, motoros e expressivos.

  • Aula expositiva interativa com uso de gráficos e imagens.
  • Atividade prática de criação artística do 'Relógio das Estações'.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma foi planejado para cobrir todos os principais aspectos da atividade em uma única aula de 60 minutos, permitindo um equilíbrio eficaz entre teoria e prática. Durante essa aula, os alunos primeiro receberão uma introdução teórica sobre as estações do ano, seguida de uma sessão prática, onde vão criar o 'Relógio das Estações'. Esta estrutura está alinhada com as características cognitivas e sociais dos alunos dessa faixa etária, maximizando o envolvimento e a retenção do conteúdo.

  • Aula 1: Introdução às estações do ano e atividade prática de criação artística do 'Relógio das Estações'.
  • Momento 1: Introdução às Estações do Ano (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula apresentando um gráfico visual das quatro estações do ano, usando imagens coloridas para ilustrar suas características. Explique brevemente o que caracteriza cada estação (clima, eventos típicos, etc.). Incentive os alunos a compartilhar o que sabem sobre as estações e a nomear meses que acreditam associar a cada uma delas. Observe se os alunos estão envolvidos e faça perguntas como 'Qual é sua estação favorita e por quê?' para estimular a participação.

    Momento 2: Relacionamento das Estações com os Meses do Ano (Estimativa: 10 minutos)
    Distribua cartões com os meses do ano impressos e peça para que, em grupos, os alunos tentem associar cada mês à estação correspondente. Em seguida, revele a resposta correta e permita que eles ajustem suas associações. Permita que compartilhem suas descobertas. Avalie o entendimento através da observação das discussões em grupo.

    Momento 3: Explicação do 'Relógio das Estações' (Estimativa: 10 minutos)
    Explique aos alunos como eles irão criar um 'Relógio das Estações'. Mostre um modelo pronto para que possam visualizar o resultado final. Destaque que cada parte do círculo representará uma estação e como eles podem usar cores e símbolos para representar as características de cada uma. Incentive-os a pensar criativamente sobre desenhos que lembrem cada estação.

    Momento 4: Atividade de Criação do 'Relógio das Estações' (Estimativa: 25 minutos)
    Distribua os materiais necessários (papéis coloridos, tesouras, colas) e oriente os alunos a começar a atividade de recorte e colagem. Permita que trabalhem individualmente, mas incentive a troca de ideias. Circulando pela sala, observe como os alunos lidam com a atividade e ofereça ajuda quando necessário. Use esta atividade para avaliar a criatividade e a precisão no manuseio dos materiais. Assegure-se de que todos tenham oportunidade de completar seu relógio.

    Momento 5: Compartilhar e Refletir (Estimativa: 5 minutos)
    Reúna os alunos em um círculo e permita que cada um mostre e explique seu 'Relógio das Estações'. Elogie os esforços e a criatividade apresentados. Pergunte sobre o que aprenderam e acham mais interessante sobre as estações do ano. Use essas reflexões como uma forma de avaliar a compreensão dos conceitos explorados.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Embora não hajam condições ou deficiências específicas na turma, é importante garantir que todos os alunos se sintam incluídos. Para isso, esteja atento às diferenças nas habilidades manuais e forneça tesouras adaptadas, se necessário, para aqueles com dificuldades. Informe que todos os esforços são válidos e encoraje alunos mais habilidosos a ajudar colegas que possam ter dificuldades. Certifique-se de que todos têm acesso visual adequado ao gráfico e imagens inicialmente apresentadas, possivelmente movendo alunos mais baixos ou com dificuldades visuais para a frente da sala.

Avaliação

O processo avaliativo será diversificado e adaptável, considerando o contexto da atividade e o perfil dos alunos. A avaliação incluirá observação contínua durante a aula, onde o professor observará como os alunos interagem e se engajam com a atividade. Além disso, uma avaliação prática será realizada ao final da atividade, considerando a criatividade e a precisão na confecção do 'Relógio das Estações'. Isso permitirá avaliar o entendimento do conteúdo. Feedbacks construtivos serão oferecidos a cada aluno, valorizando o esforço e progresso individuais, e oportunidades serão oferecidas para ajustes e aprimoramento dos projetos dos alunos.

  • Observação contínua do engajamento e participação dos alunos durante a aula.
  • Avaliação prática com foco na criatividade e precisão na confecção do 'Relógio das Estações'.

Materiais e ferramentas:

Para a realização plena da atividade, uma variedade de materiais será disponibilizada, o que enriquecerá a experiência de aprendizagem. Materiais de arte como papel colorido, tesouras e colas serão usados na criação do relógio, assim como um gráfico visual das estações que introduzirá os conceitos aos alunos. Esses recursos foram selecionados não apenas para apoiar os objetivos de aprendizagem, mas também para estimular a criatividade e interatividade dos alunos.

  • Gráfico visual das estações do ano.
  • Papéis coloridos, tesouras e colas para atividade prática.
  • Recursos audiovisuais para introdução temática.

Inclusão e acessibilidade

Entendemos que o trabalho do professor é repleto de desafios, e nosso objetivo é oferecer estratégias que, embora práticas e simples, sejam eficazes em garantir a inclusão e acessibilidade para todos os alunos. Essa atividade foi desenhada para ser inclusiva e acessível, representando cores e temas culturais diversos, de modo a estimular o interesse e participação de todos. A sala de aula deve ser organizada para facilitar o acesso a todos os recursos, promovendo um ambiente colaborativo. Certifique-se de que todos os alunos compreendam as atividades através de explicações claras e repetidas, se necessário. Em qualquer momento de dificuldade, o apoio individualizado e a comunicação aberta com as famílias são essenciais.

  • Organização da sala para facilitar o acesso a materiais e interação entre alunos.
  • Comunicação clara e repetida sempre que necessário.
  • Apoio individualizado e comunicação com as famílias para apoio contínuo.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo