Pequeno Cientista da Natureza

Desenvolvida por: Valdir… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências da Natureza
Temática: Biodiversidade e Ecologia

A atividade 'Pequeno Cientista da Natureza' convida os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental a explorar o ambiente ao redor da escola para uma coleta exploratória de folhas e pequenos insetos. Esta exploração outdoor tem como objetivo oferecer aos estudantes uma vivência prática de observação e investigação dos seres vivos que compõem o ecossistema local. Utilizando caixas de observação e lupas, os alunos terão a oportunidade de examinar de perto as características físicas, como forma, tamanho e cores, dos elementos coletados. Ao retornarem para sala de aula, eles participarão de uma discussão guiada para compartilhar suas descobertas, incentivando o desenvolvimento da fala, escuta e registro científico. Essa atividade não apenas promove a compreensão dos conceitos de biodiversidade e importância ecológica, mas também estimula a curiosidade, o pensamento crítico e a capacidade de observação científica desde os primeiros anos escolares. A metodologia ativa 'Atividade Mão-na-massa' empregada facilita uma experiência de aprendizagem dinâmica e significativa, na qual os alunos são protagonistas do processo educativo.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo principal dessa atividade é introduzir os conceitos fundamentais de biodiversidade e ecologia de uma maneira lúdica e envolvente, estimulando nos alunos a curiosidade e a observação detalhada do mundo natural. Espera-se que, ao final desta atividade, os estudantes consigam reconhecer a diversidade de formas de vida no ambiente ao seu redor e entender a importância de cada ser vivo para o ecossistema. Além disso, a atividade visa desenvolver habilidades de investigação científica, como a coleta de dados, observação, descrição e comparação, fundamentais para o pensamento crítico e para a educação científica desde a tenra idade.

  • Reconhecer a diversidade de seres vivos e suas características.
  • Compreender a importância ecológica dos diferentes seres vivos.
  • Desenvolver habilidades de observação e investigação científica.
  • Estimular a curiosidade e o pensamento crítico sobre o mundo natural.
  • Promover a educação ambiental e a consciência ecológica.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01CI02 - Explorar e descrever semelhanças e diferenças entre o ambiente natural e o modificado pela ação humana, com base em critérios como vegetação, qualidade do ar, qualidade e quantidade de água, sons.
  • EF01CI03 - Levantar hipóteses e registrar, por meio de diferentes formas, observações sobre o ambiente (animais, plantas, rochas, solo e fenômenos da natureza), identificando mudanças e permanências.

Conteúdo Programático

Esta atividade se insere no conteúdo programático de Ciências da Natureza, focalizando a biodiversidade e a ecologia como pontos de partida para a compreensão do mundo natural. O reconhecimento da diversidade de vida ao redor da escola e a observação detalhada de insetos e folhas permitirão aos alunos construir um entendimento básico sobre a estrutura dos ecossistemas e a importância de cada organismo para a manutenção da vida na Terra. Além disso, a metodologia 'Mão-na-massa' reforça a aprendizagem experiencial, conectando conhecimentos teóricos com a prática.

  • Introdução à diversidade biológica.
  • Conceitos básicos de ecologia e ciclos da natureza.
  • Observação e investigação de seres vivos no ambiente natural.
  • Importância ecológica dos seres vivos.
  • Princípios de conservação ambiental.

Metodologia

A metodologia 'Mão-na-massa' será aplicada para engajar os alunos em uma aprendizagem ativa, onde serão encorajados a explorar, questionar e investigar o ambiente ao seu redor. A coleta de folhas e insetos proporcionará uma experiência direta com o objeto de estudo, enquanto as discussões em grupo e o uso de lupas para a observação detalhada promoverão uma compreensão mais profunda dos tópicos abordados. Esta abordagem pedagógica incentiva a autonomia dos alunos em seu processo de aprendizagem e favorece o desenvolvimento de competências científicas fundamentais.

  • Exploração do ambiente ao redor da escola.
  • Coleta e observação de folhas e pequenos insetos.
  • Uso de lupas para exame detalhado.
  • Discussão coletiva para compartilhamento de descobertas.
  • Registro das observações em forma de desenhos ou escrita.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será conduzida ao longo de duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, será realizada a exploração e coleta de materiais no ambiente externo. Na segunda aula, os alunos irão investigar as amostras coletadas, discutir em grupo e realizar seus registros.

  • Aula 1: Exploração e coleta ao redor da escola (60 minutos).
  • Aula 2: Observação, discussão e registro das descobertas (60 minutos).

Avaliação

A avaliação será realizada de forma formativa, observando a participação ativa do aluno durante a coleta e o debate em sala de aula. Será dada atenção ao processo de observação e registro feito pelos estudantes, tanto em termos de acurácia como de capacidade de expressar suas descobertas verbalmente ou por meio de desenhos. A capacidade de trabalhar em equipe, respeitar a vez dos colegas durante as discussões, e mostrar curiosidade e engajamento também serão critérios avaliados. O progresso individual em compreender a biodiversidade e a importância ecológica dos seres vivos será valorizado, ao invés de uma simples correção factual.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários alguns recursos essenciais, incluindo caixas de observação para coleta segura, lupas para exame detalhado dos seres vivos coletados, luvas de proteção para garantir a segurança dos alunos durante a coleta, e materiais de desenho e escrita para o registro das observações. Esses materiais não apenas apoiam o processo de aprendizagem prático, mas também estimulam a exploração sensorial e a expressão criativa dos alunos.

  • Caixas de observação.
  • Lupas.
  • Luvas de proteção.
  • Materiais de desenho e escrita.
  • Fichas de registro para observações.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo