Esta atividade intitulada 'Somos Todos Diferentes e Especiais' destina-se a alunos do 1º ano do Ensino Fundamental e busca cultivar a compreensão e o respeito pelas diferenças entre os colegas de classe. Por meio de uma metodologia de Sala de Aula Invertida, os alunos assistirão a vídeos em casa que abordam temas como diversidade, inclusão e respeito às diferenças. Em sala, participarão de atividades de desenho e conversa que explorarão as diferenças e semelhanças entre eles, focando em características físicas como cor de cabelo, altura, entre outras. O propósito é não apenas promover a aceitação entre os alunos, mas também desenvolver a habilidade de comunicação e expressar-se com respeito ao outro.
Os objetivos de aprendizagem são construídos para encorajar os alunos a reconhecerem e apreciarem a diversidade ao seu redor. A atividade visa estimular a curiosidade e a empatia ao permitir que os alunos comparem suas características físicas com as dos colegas e discutam o que os torna únicos. Esta experiência de aprendizagem abordará diretamente questões de autoimagem e identidade, promovendo a valorização das diferenças de forma acolhedora e respeitosa.
O conteúdo programático se concentra em promover a noção de diversidade e identidade entre os estudantes. A inclusão de vídeos sobre diversidade possibilita que os alunos visualizem exemplos reais e identificáveis de inclusão e respeito. As atividades em sala de aula reforçam os conceitos apresentados nos vídeos, ao mesmo tempo que promovem a expressão das percepções pessoais através de desenhos e debates guiados.
A metodologia adotada utiliza a Sala de Aula Invertida como base, onde o aprendizado inicial ocorre em casa, proporcionando mais tempo para interação ativa em sala de aula. Esta abordagem favorece a troca de ideias e a aprendizagem colaborativa. Atividades práticas como desenho e discussões em grupo permitirão que os alunos expressem suas ideias enquanto reforçam os conceitos de diversidade e inclusão apresentados anteriormente nos vídeos.
O cronograma da atividade está organizado para se estender ao longo de quatro aulas de 50 minutos cada, oferecendo tempo suficiente para aprendizagem e interação progressiva. Cada aula segue uma estrutura lógica que permite a internalização e aplicação dos conceitos de maneira gradual e significativa.
A avaliação será contínua e baseada na participação ativa dos alunos durante as discussões e atividades práticas, bem como no respeito pelos colegas. Exemplos de critérios de avaliação incluem a capacidade de expressar suas ideias de maneira clara, o engajamento na atividade de desenho e a demonstração de respeito em interações verbais com os colegas. A autoavaliação também será incentivada, permitindo que os alunos reflitam sobre seu próprio aprendizado e comportamento durante as atividades.
Os recursos necessários para a atividade são cuidadosamente escolhidos para promover um ambiente inclusivo e enriquecedor. Eles incluem materiais audiovisuais e de arte que facilitam a expressão pessoal e a compreensão dos conceitos de diversidade e inclusão.
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