Nesta atividade lúdica, os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental serão transformados em super-heróis com a importantíssima missão de combater os vilões das doenças, promovendo bons hábitos de higiene. Para isso, será utilizado um jogo de tabuleiro customizado, em que cada casa representará diferentes hábitos de higiene essenciais, tais como lavar as mãos, escovar os dentes, usar lenço ao espirrar, entre outros. À medida que avançam no jogo, os alunos serão desafiados a realizar tarefas práticas ou responder perguntas sobre higiene e saúde, multiplicando seus conhecimentos de forma divertida e interativa. Além do jogo, a atividade contará com uma sessão de dramatização, onde os alunos terão a oportunidade de encenar, assumindo o papel de super-heróis que ensinam outros a adotar práticas saudáveis de higiene. Este plano de aula busca não apenas transmitir conhecimentos sobre higiene e saúde de maneira eficaz, mas também estimular a cooperação, a criatividade e o espírito de equipe entre os estudantes.
O objetivo desta atividade é proporcionar aos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental conhecimentos fundamentais sobre higiene pessoal e saúde, de maneira lúdica e envolvente, utilizando a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Jogos. Além de promover a conscientização sobre a importância dos bons hábitos de higiene para prevenir doenças, esta atividade visa estimular a cooperação, criatividade, responsabilidade pessoal e social, e respeito às diferenças individuais. Os alunos aprenderão também a identificar e nomear partes do corpo humano, associando-as às suas respectivas práticas de higiene e funções, fortalecendo o conhecimento sobre o corpo e saúde de uma forma global e integrada.
O conteúdo programático abordará a importância dos hábitos de higiene pessoal e saúde, localização, nomeação e funções das diferentes partes do corpo humano, e a valorização da diversidade e o respeito às diferenças. Esta abordagem não apenas cumpre objetivos pedagógicos essenciais para o desenvolvimento integral dos estudantes, mas também os prepara para atuarem como agentes de saúde e bem-estar, tanto no ambiente escolar quanto na comunidade.
Utilizando a metodologia ativa de Aprendizagem Baseada em Jogos, a atividade será conduzida por meio de um jogo de tabuleiro customizado e sessões de dramatização, facilitando o engajamento e participação ativa dos alunos. O jogo será intuitivo e desafiador, projetado para promover o aprendizado através da prática e repetição. As dramatizações proporcionarão aos alunos a chance de expressarem suas aprendizagens de forma criativa, reforçando o conteúdo abordado. Este método favorece o desenvolvimento de competências socioemocionais, como cooperação, empatia e resolução de problemas.
A atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos cada, totalizando 2 horas. Na primeira aula, os estudantes serão introduzidos aos conceitos chave e participarão do jogo de tabuleiro. A segunda aula será dedicada às dramatizações e ao compartilhamento dos conhecimentos adquiridos, reforçando a aprendizagem e permitindo a expressão individual e coletiva.
A avaliação será formativa e baseada na observação do envolvimento dos alunos nas atividades propostas, sua capacidade de trabalhar em equipe, e a expressão correta de conceitos relacionados à higiene e saúde durante o jogo e as dramatizações. Será considerado o progresso individual em relação ao conhecimento prévio, a criatividade nas dramatizações e a capacidade de refletir e aplicar os conceitos aprendidos. Exemplos de momentos de avaliação incluem a participação ativa no jogo de tabuleiro, a coerência e relevância das respostas dadas às perguntas, e a criatividade e clareza nas dramatizações.
Os materiais necessários para esta atividade incluem um jogo de tabuleiro customizado sobre higiene e saúde, cartões de pergunta e resposta, lenços de papel, sabonete, escova de dentes (para demonstração), e materiais para as dramatizações, tais como capas de super-heróis e máscaras. Estes recursos são essenciais para engajar os alunos de forma lúdica e interativa, proporcionando uma experiência de aprendizado memorável e significativa.
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