Super-Heróis da Higiene

Desenvolvida por: Jamile… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências
Temática: Higiene Pessoal

Esta atividade envolve os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental no processo de aprendizado sobre a importância da higiene pessoal para a saúde por meio de uma abordagem lúdica e colaborativa. Utilizando a metodologia ativa de Aprendizagem Baseada em Projetos, os alunos serão divididos em duplas para criar seus próprios 'Super-Heróis da Higiene'. Cada dupla imaginará e desenhará um super-herói equipado com poderes especiais destinados a combater germes e vírus, como a habilidade de lavar as mãos, escovar os dentes e manter o corpo limpo. Posteriormente, as duplas apresentarão seus super-heróis para a turma, explicando como cada poder especial contribui para combater doenças e manter uma boa saúde. Este processo estimula a reflexão e a discussão coletiva sobre práticas de higiene diárias e sua relevância. A atividade culminará na criação de um painel coletivo na sala de aula, onde dicas de higiene dos super-heróis serão compartilhadas com todos, funcionando como um lembrete constante das práticas de higiene.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é envolver os alunos na compreensão da importância dos hábitos de higiene para manter uma boa saúde e prevenir doenças. Por meio da criação de super-heróis da higiene, os estudantes serão capazes de identificar e praticar ações cotidianas que contribuem para a sua saúde pessoal e coletiva. Este projeto busca desenvolver a criatividade, a colaboração entre pares e a capacidade de comunicação, à medida que as duplas trabalharão juntas na concepção de seus heróis e na partilha de suas ideias com a turma. Pretende-se, também, que os alunos reconheçam a diversidade entre eles, respeitando e valorizando as diferentes ideias e contribuições para o projeto coletivo.

  • Entender a importância dos hábitos de higiene para a saúde.
  • Desenvolver habilidades de colaboração e comunicação.
  • Estimular a criatividade na criação de super-heróis.
  • Promover a valorização e o respeito à diversidade.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01CI01: Comparar características de diferentes materiais presentes em objetos de uso cotidiano, discutindo sua origem, os modos como são descartados e como podem ser usados de forma mais consciente.
  • EF01CI03: Discutir as razões pelas quais os hábitos de higiene do corpo (lavar as mãos antes de comer, escovar os dentes, limpar os olhos, o nariz e as orelhas etc.) são necessários para a manutenção da saúde.
  • EF01CI04: Comparar características físicas entre os colegas, reconhecendo a diversidade e a importância da valorização, do acolhimento e do respeito às diferenças.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade está alinhado com os objetivos de aprendizagem e habilidades específicas da BNCC para o 1º ano do Ensino Fundamental, focando na importância dos hábitos de higiene pessoal, a comparação de características físicas e materiais, bem como a valorização da diversidade. A atividade se propõe a integrar conceitos de ciências e valores sociais em um projeto prático e interativo.

  • Hábitos de higiene pessoal
  • Origem e descarte consciente de materiais
  • Valorização da diversidade entre pares

Metodologia

Adotaremos a metodologia de Aprendizagem Baseada em Projetos, incentivando os alunos a se engajarem ativa e criativamente na construção do conhecimento. As etapas incluem: formação de duplas, pesquisa guiada sobre higiene, criação e apresentação de super-heróis, e desenvolvimento de um painel coletivo. Esta abordagem promove o aprendizado ativo, a colaboração e a reflexão sobre a importância da higiene pessoal de maneira significativa e divertida.

  • Formação de duplas para trabalho colaborativo
  • Criação e apresentação de super-heróis da higiene
  • Desenvolvimento de um painel coletivo de dicas de higiene

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em uma aula de 50 minutos. A sessão começará com uma breve explicação dos objetivos e da metodologia. As duplas terão tempo para criar seus super-heróis e preparar suas apresentações. A aula concluirá com as apresentações e a criação do painel coletivo.

  • Aula 1: Introdução, criação dos super-heróis, apresentações e desenvolvimento do painel coletivo.

Avaliação

Os alunos serão avaliados com base na criatividade e originalidade de seus super-heróis, na clareza e relevância das dicas de saúde compartilhadas, bem como na contribuição para o painel coletivo. A participação ativa, o trabalho em equipe e o respeito pelas ideias dos outros serão critérios importantes. Exemplos de contribuições positivas incluem sugestões inovadoras de poderes de higiene, apresentações claras e engajadas, e colaboração ativa no desenvolvimento do painel.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para esta atividade incluem materiais para desenho e escrita, como papel, lápis de cor, canetas e giz de cera. Será útil ter acesso a imagens e informações sobre higiene pessoal para inspirar as criações dos alunos. O acesso à internet pode enriquecer a pesquisa das duplas, embora não seja estritamente necessário.

  • Materiais de desenho e escrita
  • Imagens e informações sobre hábitos de higiene
  • Acesso à Internet (opcional)

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo