Super Plantinha

Desenvolvida por: Julia … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências Naturais
Temática: Meio Ambiente e Sustentabilidade

Nesta atividade pedagógica denominada 'Super Plantinha', os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental terão a chance de se envolver diretamente com o processo de desenvolvimento das plantas, desde a semeadura até a observação do crescimento, utilizando potes recicláveis como vasos. Cada estudante receberá um kit contendo terra, sementes de feijão e um pote de iogurte reciclado. A atividade não apenas introduzirá conceitos básicos sobre botânica, como o ciclo de vida das plantas e a importância de fatores ambientais como a água, luz e solo, mas também enfatizará a importância da reciclagem e dos cuidados com o meio ambiente. Durante a aula, será incentivado um ambiente de aprendizagem ativa, onde os alunos poderão expressar sua criatividade decorando os potes e, posteriormente, observar e registrar o desenvolvimento das plantas em casa, promovendo uma conexão contínua com o projeto. Este plano visa não apenas ensinar conceitos científicos de forma prática e acessível, mas também fomentar responsabilidade, observação atenta e o senso de cuidado com o meio ambiente.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo principal desta atividade é instigar nos alunos a curiosidade e o interesse pela ciência e pelo meio ambiente, através da observação direta e interação com o ciclo de vida das plantas. Através desta experiência prática, espera-se cultivar nos estudantes o reconhecimento da importância dos elementos naturais no crescimento das plantas, como a luz solar, a água e o solo, assim como despertar a consciência sobre a reciclagem e sustentabilidade. Ao personalizar os potes e cuidar de suas plantas em casa, os alunos aprenderão sobre responsabilidade e a importância de cuidados constantes, além de desenvolver habilidades de observação e registro, elementos fundamentais para o estudo científico.

  • Entender o ciclo de vida das plantas.
  • Reconhecer a importância da água, luz e solo para o crescimento das plantas.
  • Desenvolver consciência ambiental através da reciclagem e cuidados com plantas.
  • Fomentar habilidades de observação, registro e responsabilidade.

Conteúdo Programático

Este plano integra diversos conceitos de Ciências Naturais relacionados ao estudo das plantas e sustentabilidade. Além de aprender sobre o ciclo de vida das plantas, a atividade promove o entendimento sobre conceitos de ecologia, como a importância da reciclagem e a conscientização sobre a sustentabilidade do meio ambiente. Através de uma abordagem mão-na-massa, os alunos irão explorar de forma prática como os seres vivos se desenvolvem e interagem com o ambiente ao seu redor.

  • Ciclo de vida das plantas
  • Fatores necessários para o crescimento das plantas: água, luz e solo
  • Importância da reciclagem e sustentabilidade

Metodologia

Adotaremos a metodologia ativa 'Mão-na-massa', onde os alunos terão a oportunidade de aprender fazendo, ao plantarem suas sementes de feijão em potes recicláveis. A 'Sala de Aula Invertida' será aplicada ao incentivarem os alunos a pesquisarem em casa sobre o crescimento das plantas e registrarem em um diário. A 'Aprendizagem Baseada em Jogos' será utilizada através de atividades lúdicas em sala que complementam o aprendizado sobre botânica e meio ambiente, estimulando a participação ativa e o engajamento dos alunos ao longo do projeto.

  • Atividade Mão-na-massa: plantar sementes de feijão em pote de iogurte reciclado.
  • Sala de Aula Invertida: pesquisas e registros em casa sobre o crescimento das plantas.
  • Aprendizagem Baseada em Jogos: atividades lúdicas relacionadas à botânica e sustentabilidade.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada ao longo de duas aulas de 50 minutos cada. Na primeira aula, será realizada a introdução ao projeto, discussão sobre ciclo de vida das plantas e a montagem dos kits de plantio. Na segunda aula, os alunos irão decorar os potes e iniciar o diário de observação.

  • Aula 1: Introdução ao projeto, explicação do ciclo de vida das plantas, montagem dos kits de plantio.
  • Aula 2: Decoração dos potes e início do diário de observação.

Avaliação

A avaliação será contínua e processual, baseada na participação ativa do aluno em todas as etapas da atividade, desde o plantio das sementes até o acompanhamento do crescimento das plantas. A capacidade de observação, a dedicação à manutenção da planta e a qualidade das anotações no diário de crescimento serão critérios importantes. A criatividade na decoração dos potes também será considerada, valorizando a expressão individual dos alunos. Por fim, o engajamento nas discussões em sala e a demonstração de aprendizado sobre o ciclo de vida das plantas, a importância dos fatores naturais para o crescimento e a conscientização ambiental serão avaliados.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, será necessário um kit para cada aluno contendo terra, sementes de feijão e um pote de iogurte reciclado. Materiais para a decoração dos potes, como tintas, pincéis e adesivos, serão providenciados, além de um caderno pequeno ou bloco de notas para cada estudante, que servirá como diário de observação. Recursos adicionais incluem materiais de pesquisa sobre plantas e sustentabilidade, disponibilizados tanto em forma de livros quanto acesso a sites educativos na internet.

  • Kit de plantio: terra, sementes de feijão, pote de iogurte reciclado.
  • Materiais para decoração: tintas, pincéis, adesivos.
  • Diário de observação: caderno pequeno ou bloco de notas.
  • Materiais de pesquisa: livros e acesso a sites educativos.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo