A Dança das Nuvens

Desenvolvida por: Ataíde… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências
Temática: Ciclo da Água

Nesta atividade prática, os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental terão a oportunidade de explorar o ciclo da água de maneira interativa. Usando materiais comuns como algodão, gelo e água quente, os alunos simularão as etapas essenciais do ciclo da água: evaporação, condensação e precipitação. Esta experiência não apenas facilita a compreensão dos conceitos científicos, mas também estimula a observação e a discussão em grupo. Cada grupo de alunos será incentivado a anotar suas observações e discutir suas interpretações, promovendo habilidades de comunicação e pensamento crítico. A atividade, portanto, é projetada para integrar mão na massa com o aprendizado teórico, fortalecendo o entendimento dos alunos sobre o ciclo contínuo da água na natureza.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo central desta atividade é levar os alunos a uma compreensão tangível do ciclo da água por meio de uma experiência prática. Ao envolverem-se ativamente na simulação, os alunos conseguem visualizar e internalizar o processo de mudança dos estados da água, ligando teoria e prática de forma eficaz. Além disso, espera-se que os alunos desenvolvam uma consciência ambiental inicial, percebendo a importância do ciclo da água para a vida no planeta.

  • Compreender e identificar as etapas do ciclo da água.
  • Desenvolver habilidades de observação e registro científico.
  • Estimular o trabalho em equipe e a comunicação entre pares.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF02CI01: Observar, descrever e registrar as variações locais, sazonais e climáticas.
  • EF02CI02: Compreender as relações entre componentes bióticos e abióticos em diferentes ecossistemas.
  • EF02CI03: Explorar e identificar diferentes formas, características e funções de objetos e materiais.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático foca em proporcionar uma base sólida sobre o ciclo da água, abordando as transformações entre os estados de agregação e como esses processos se interligam de forma cíclica na natureza. O uso de materiais acessíveis na simulação facilita a concretização do aprendizado e reforça discussões significativas sobre o papel da água na Terra e sua importância ecológica.

  • Evaporação
  • Condensação
  • Precipitação

Metodologia

A metodologia adotada privilegia o aprendizado ativo e participativo. Ao serem divididos em pequenos grupos, os alunos são estimulados a cooperar e compartilhar suas descobertas. Esta abordagem prática baseia-se no construtivismo, onde o conhecimento é construído a partir da experiência direta e do suporte colaborativo, permitindo que cada aluno atribua significado às suas observações.

  • Aprendizagem baseada em projetos
  • Trabalho em grupo interdisciplinar
  • Discussão e reflexão conjunta

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade foi cuidadosamente planejado para ajustar às necessidades educacionais dos alunos e ao tempo disponível, promovendo uma experiência de aprendizado abrangente e envolvente. As duas aulas previstas permitem ao aluno acomodar e processar o aprendizado obtido durante a atividade prática e a reflexão teórica.

  • Aula 1: Introdução ao ciclo da água e preparação da atividade prática.
  • Aula 2: Execução da atividade prática e discussão das observações em grupo.

Avaliação

A avaliação será baseada na observação do envolvimento dos alunos durante a atividade prática e nas discussões em grupo. Serão considerados critérios como a capacidade de observar e descrever corretamente as etapas do ciclo da água, a habilidade de trabalhar em equipe e a participação nas discussões. Por exemplo, os alunos poderão ser solicitados a desenhar o ciclo da água, explicando cada etapa baseada na sua experiência prática, enquanto compartilham suas idéias e aprendizados com a turma.

Materiais e ferramentas:

Os recursos selecionados para esta atividade além de serem de fácil acesso, foram escolhidos para maximizar a compreensão dos conceitos abordados, proporcionando uma plataforma tangível para a realização da simulação do ciclo da água. Esses materiais permitem que os alunos observem diretamente os fenômenos naturais, reforçando o aprendizado através da prática.

  • Algodão
  • Gelo
  • Água quente
  • Recipientes transparentes

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