Arte dos Animais Fantásticos

Desenvolvida por: Fernan… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências e Artes
Temática: Criatividade e Adaptação dos Seres Vivos

Nesta atividade, chamada 'Arte dos Animais Fantásticos', os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental usarão massinha de modelar para criar animais imaginários que poderiam habitar diferentes ambientes naturais discutidos em sala. O objetivo principal é encorajar a criatividade dos estudantes, enquanto eles exploram uma compreensão básica de biomas e as adaptações necessárias para a sobrevivência dos seres vivos. Os alunos deverão escolher um dos habitats trabalhados em aula, como florestas, desertos ou ambientes aquáticos, e modelar uma criatura com características adaptativas que permitiriam sua sobrevivência nesse ambiente. A atividade será culminada com uma apresentação onde cada aluno irá descrever seu animal, o habitat escolhido e as razões pelas quais suas características são vantajosas. Finalmente, haverá uma exposição das criações, permitindo uma discussão sobre a diversidade e adaptabilidade dos seres vivos.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo é integrar a compreensão dos conceitos de biodiversidade e adaptação biológica ao incentivar os alunos a visualizarem e moldarem suas próprias representações do que aprenderam. Desenvolver um pensamento crítico e criativo, enquanto exploram a relação entre as características de um ser e seu ambiente, é essencial para a formação de conceitos científicos básicos. Esta experiência prática fortalecerá a capacidade de os alunos relacionarem teoria e prática.

  • Estimular a criatividade através da modelagem de massinha.
  • Compreender as adaptações dos seres vivos a diferentes ambientes.
  • Desenvolver habilidades de apresentação e argumentação.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF02CI04: Descrever características de plantas e animais (tamanho, forma, cor, fase da vida, local onde se desenvolvem etc.) que fazem parte de seu cotidiano e relacioná-las ao ambiente em que eles vivem.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático da atividade abrange a introdução ao conceito de habitats naturais, adaptabilidade e biodiversidade. Por meio da prática de modelagem, os alunos terão a oportunidade de expressar sua compreensão dos ambientes e das adaptações necessárias para a sobrevivência em cada um deles. Estes conceitos são fundamentais para o entendimento da ciência e do mundo natural.

  • Introdução aos conceitos de habitat e adaptação.
  • Estudo de exemplos de organismos adaptados a ambientes específicos.
  • Prática de modelagem criativa com massinha.

Metodologia

A metodologia envolve o uso da aprendizagem ativa e colaborativa. Os alunos participam de discussões em grupo sobre ambientes naturais e observam imagens e vídeos de animais em seu habitat. A partir daí, utilizam a massinha para criar suas próprias representações de animais, tecendo uma narrativa sobre suas características e habitat, o que reforça o aprendizado por meio da expressão artística e comunicação oral.

  • Discussão em grupo sobre adaptabilidade dos seres vivos.
  • Exibição de imagens e vídeos educativos.
  • Modelagem de massinha e apresentação oral.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade está estruturado para acomodar o aprendizado de forma gradual e interativa. Com divisão em duas unidades de aula, cada uma com 50 minutos de duração, a atividade respeita o tempo necessário para assimilação do conteúdo teórico e a atividade prática. A sequência de ações está pensada para transitar do teórico para o prático, culminando na apresentação dos trabalhos.

  • Aula 1: Introdução ao tema e discussão dos conceitos de habitat e adaptação.
  • Aula 2: Modelagem dos animais imaginários e preparação das apresentações.

Avaliação

Os alunos serão avaliados continuamente durante a atividade prática de acordo com sua participação e envolvimento na discussão inicial, sua criatividade e habilidade na modelagem dos animais, e a clareza e coerência da apresentação oral. A avaliação formativa considera o processo de criação e as competências desenvolvidas durante a atividade, mais que o produto final. Exemplos incluem a capacidade de relacionar características do animal ao habitat escolhido, e a originalidade na criação do animal.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para a atividade estão centrados em materiais que promovem a interação e a criatividade. Ferramentas audiovisuais, como projetores para exibição de imagens e vídeos de habitats, são fundamentais para enriquecer a experiência prévia à modelagem. A presença de massinha de modelar em diversas cores permite liberdade criativa aos alunos, que são encorajados a explorar suas ideias.

  • Projeção de imagens e vídeos de animais em seu habitat.
  • Massinha de modelar em diversas cores.
  • Cartolinas ou papel para preparação das apresentações finais.

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