Aventura no Jardim das Plantas

Desenvolvida por: Renata… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências
Temática: Natureza e Sociedade

Nesta atividade, os alunos se tornam pequenos exploradores do mundo vegetal por meio da criação de um jardim em miniatura na escola. Utilizando a metodologia de Aprendizagem Baseada em Projetos, os alunos serão divididos em grupos e terão a missão de planejar, montar e cuidar de seus jardins. Durante o processo, os estudantes são incentivados a identificar diferentes tipos de plantas, discutir e debater sobre as necessidades básicas para o crescimento das plantas, como água, luz solar e solo. A atividade promove o trabalho em equipe, a observação da natureza e o desenvolvimento do conhecimento científico de forma prática e interativa. Ao final, cada grupo apresentará seu jardim, demonstrando suas descobertas e aprendizagens para a turma, promovendo uma troca de conhecimentos entre os alunos.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem dessa atividade focam no desenvolvimento de conhecimentos sobre botânica e nas condições necessárias ao crescimento das plantas, além de promover habilidades socioemocionais e trabalho em equipe. Os alunos terão a oportunidade de aprofundar sua compreensão sobre os cuidados com o meio ambiente, aplicar o método científico de observação e registro e desenvolver uma postura investigativa ao explorar a diversidade de plantas disponíveis no jardim em miniatura.

  • Identificar e nomear diferentes tipos de plantas.
  • Compreender as necessidades básicas das plantas.
  • Desenvolver habilidades de observação e registro científico.
  • Trabalhar colaborativamente em grupos para alcançar um objetivo comum.

Habilidades Específicas BNCC

  • CI1EF03: Identificar diferentes formas de comunicação e expressão básicas.
  • CI2EF03: Descrever a relação entre plantas e ambientes.
  • CI2EF04: Argumentar sobre a importância de alguns cuidados com o ambiente para as plantas.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade visa proporcionar uma introdução prática aos conceitos fundamentais do mundo vegetal e suas características. Os alunos explorarão diversos tipos de plantas, suas necessidades básicas e o papel do meio ambiente em seu desenvolvimento. Esse trabalho permitirá aproximar os alunos do método científico através da observação, registro e análise de dados coletados ao longo da atividade, consolidando assim conhecimentos teóricos em contextos práticos.

  • Diversidade das plantas.
  • Necessidades básicas das plantas.
  • Método científico aplicado à botânica.
  • Cuidados e manutenção de um jardim.

Metodologia

A metodologia empregada nesta atividade baseia-se na Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP), que permite aos alunos desempenharem um papel ativo no processo educacional. A abordagem incentiva a autonomia dos estudantes na construção do aprendizado por meio da realização de pesquisas e observações diretas, além de fomentar discussões em grupo para a troca de ideias e solução de problemas. Também enfatiza o importante aspecto da apresentação dos resultados, onde os alunos compartilham suas descobertas e aprendizados.

  • Aprendizagem Baseada em Projetos.
  • Trabalho em equipe.
  • Discussão e reflexão em grupo.
  • Apresentação de resultados.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma desta atividade foi planejado para ser realizado ao longo de uma aula completa de 240 minutos. Essa estrutura oferece tempo amplo para cada uma das etapas, desde a introdução teórica e planejamento do projeto até a execução prática no plantio e na manutenção do jardim. A organização temporal garante que os alunos possam explorar e investigar o tema com profundidade e ainda ter tempo para apresentação e discussão coletiva dos resultados.

  • Introdução e planejamento do projeto (40 minutos).
  • Execução prática de criação do jardim (80 minutos).
  • Observação e registro das plantas (60 minutos).
  • Apresentação e discussão dos resultados (60 minutos).

Avaliação

A avaliação dos alunos será realizada de forma contínua, através de observação direta durante toda a atividade, valorizando seu engajamento, capacidade de trabalhar em equipe e aplicação das técnicas científicas de observação e registro. Cada grupo será avaliado quanto à identificação correta das plantas, observações feitas sobre as necessidades básicas das mesmas e a forma de apresentação dos resultados. Exemplos de critérios incluem a precisão das informações apresentadas, criatividade e clareza na comunicação. Além disso, haverá uma autoavaliação em que os alunos refletirão sobre o seu próprio aprendizado, procurando identificar o que aprenderam e quais habilidades desenvolveram.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para esta atividade incluem materiais básicos de jardinagem e ferramentas didáticas que suportam o aprendizado experimental dos alunos. Com o objetivo de facilitar o desenvolvimento do projeto, serão disponibilizados itens essenciais para o plantio e cuidados com as plantas, assim como recursos que auxiliem na pesquisa e apresentação final dos resultados aos colegas.

  • Vasos ou recipientes para plantio.
  • Terra e composto orgânico.
  • Sementes ou mudas de plantas variadas.
  • Ferramentas de jardinagem (pás, regadores).
  • Cartolinas e marcadores para apresentação.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo