Nesta atividade, os alunos se tornam pequenos exploradores do mundo vegetal por meio da criação de um jardim em miniatura na escola. Utilizando a metodologia de Aprendizagem Baseada em Projetos, os alunos serão divididos em grupos e terão a missão de planejar, montar e cuidar de seus jardins. Durante o processo, os estudantes são incentivados a identificar diferentes tipos de plantas, discutir e debater sobre as necessidades básicas para o crescimento das plantas, como água, luz solar e solo. A atividade promove o trabalho em equipe, a observação da natureza e o desenvolvimento do conhecimento científico de forma prática e interativa. Ao final, cada grupo apresentará seu jardim, demonstrando suas descobertas e aprendizagens para a turma, promovendo uma troca de conhecimentos entre os alunos.
Os objetivos de aprendizagem dessa atividade focam no desenvolvimento de conhecimentos sobre botânica e nas condições necessárias ao crescimento das plantas, além de promover habilidades socioemocionais e trabalho em equipe. Os alunos terão a oportunidade de aprofundar sua compreensão sobre os cuidados com o meio ambiente, aplicar o método científico de observação e registro e desenvolver uma postura investigativa ao explorar a diversidade de plantas disponíveis no jardim em miniatura.
O conteúdo programático desta atividade visa proporcionar uma introdução prática aos conceitos fundamentais do mundo vegetal e suas características. Os alunos explorarão diversos tipos de plantas, suas necessidades básicas e o papel do meio ambiente em seu desenvolvimento. Esse trabalho permitirá aproximar os alunos do método científico através da observação, registro e análise de dados coletados ao longo da atividade, consolidando assim conhecimentos teóricos em contextos práticos.
A metodologia empregada nesta atividade baseia-se na Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP), que permite aos alunos desempenharem um papel ativo no processo educacional. A abordagem incentiva a autonomia dos estudantes na construção do aprendizado por meio da realização de pesquisas e observações diretas, além de fomentar discussões em grupo para a troca de ideias e solução de problemas. Também enfatiza o importante aspecto da apresentação dos resultados, onde os alunos compartilham suas descobertas e aprendizados.
O cronograma desta atividade foi planejado para ser realizado ao longo de uma aula completa de 240 minutos. Essa estrutura oferece tempo amplo para cada uma das etapas, desde a introdução teórica e planejamento do projeto até a execução prática no plantio e na manutenção do jardim. A organização temporal garante que os alunos possam explorar e investigar o tema com profundidade e ainda ter tempo para apresentação e discussão coletiva dos resultados.
A avaliação dos alunos será realizada de forma contínua, através de observação direta durante toda a atividade, valorizando seu engajamento, capacidade de trabalhar em equipe e aplicação das técnicas científicas de observação e registro. Cada grupo será avaliado quanto à identificação correta das plantas, observações feitas sobre as necessidades básicas das mesmas e a forma de apresentação dos resultados. Exemplos de critérios incluem a precisão das informações apresentadas, criatividade e clareza na comunicação. Além disso, haverá uma autoavaliação em que os alunos refletirão sobre o seu próprio aprendizado, procurando identificar o que aprenderam e quais habilidades desenvolveram.
Os recursos necessários para esta atividade incluem materiais básicos de jardinagem e ferramentas didáticas que suportam o aprendizado experimental dos alunos. Com o objetivo de facilitar o desenvolvimento do projeto, serão disponibilizados itens essenciais para o plantio e cuidados com as plantas, assim como recursos que auxiliem na pesquisa e apresentação final dos resultados aos colegas.
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