Caçadores de Sombras Solares

Desenvolvida por: Jarleu… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: [Ciências]
Temática: [Exploração das sombras e movimento diário do Sol]

A atividade 'Caçadores de Sombras Solares' visa introduzir os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental ao conceito de como a posição do sol muda ao longo do dia e como isso afeta as sombras. Essa atividade prática será realizada em um espaço aberto, onde os alunos, divididos em grupos, marcarão a posição de uma sombra em diferentes horários do dia. Cada grupo utilizará um objeto fixo para observar as sombras projetadas, registrando-as em um papel branco. Durante a atividade, os estudantes serão introduzidos aos princípios básicos da rotação terrestre e da luz solar. Após a coleta dos dados, haverá uma discussão em sala de aula para refletir sobre como a luz do sol e a rotação da Terra causam as mudanças observadas nas sombras. Essa prática busca proporcionar uma dimensão prática e visual do relacionamento entre a Terra e o Sol, incentivando a curiosidade científica e o uso do método científico para a realização de observações e inferências baseadas em evidências coletadas durante a investigação.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade são fomentar a curiosidade científica nos alunos, possibilitar a observação direta dos fenômenos naturais e incentivá-los a registrar dados de forma sistemática. Além disso, visa-se desenvolver a habilidade de formular hipóteses e compreender noções básicas de astronomia, como o movimento aparente do Sol e seus efeitos cotidianos, contextualizando o papel da rotação da Terra na variedade de fenômenos observáveis no cotidiano.

  • Incentivar a observação sistemática de fenômenos naturais
  • Desenvolver habilidades de registro e organização de dados
  • Promover a compreensão da relação entre a rotação da Terra e a alteração das sombras

Habilidades Específicas BNCC

  • EF02CI01: Identificar e descrever corpo celestes próximos ao planeta Terra, compreendendo suas interações com a natureza.
  • EF02CI05: Estabelecer relações entre a rotação da Terra e o movimento aparente do Sol.
  • EF02GE05: Observar e descrever a sucessão dos dias e noites a partir da orientação pelo Sol.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático abrange conceitos relacionados à astronomia básica, incentivando a compreensão dos fenômenos naturais através da observação ativa. A atividade aborda aspectos do movimento Terras-Lua-Sol, possibilitando aos alunos registrarem variações das sombras ao longo de um dia. Concomitantemente, promove-se o uso didático de espaços abertos para ampliar o entendimento e interação com o ambiente.

  • Conceito de sombra e luz
  • Movimentos aparentes do Sol
  • Relação entre a rotação da Terra e mudanças de sombras

Metodologia

A metodologia para a atividade 'Caçadores de Sombras Solares' enfatiza a aprendizagem por descoberta através da investigação em campo. Os alunos participarão ativamente do processo de observação e coleta de dados, tendo a oportunidade de registrar suas descobertas e refletir sobre elas. A discussão e socialização das observações feitas em grupo servirão para consolidar o aprendizado, enquanto a orientação do professor será fundamental para facilitar a compreensão profunda dos fenômenos observados e conectar a teoria com a prática.

  • Aprendizagem por descoberta
  • Trabalho em grupo em espaços abertos
  • Discussão e socialização das observações

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma se estenderá por uma aula de 60 minutos dividida em momentos específicos de observação e registro, além de um período final para discussão e consolidação das informações. Sendo assim, a primeira parte da aula será dedicada à explicação e orientação da atividade. Em seguida, os alunos irão para o espaço aberto para a execução da parte prática, que consistirá na marcação e no registro das sombras. O encerramento ocorrerá na sala de aula, onde haverá discussão sobre o que foi observado e registrado.

  • Aula 1: Apresentação da atividade e explicação dos conceitos básicos. Prática de campo para marcação das sombras. Discussão em sala para análise das observações.

Avaliação

A avaliação dos alunos será feita de maneira processual e contínua, observando a participação de cada aluno durante a realização da atividade prática e as observações feitas no campo. Os registros das sombras no papel serão coletados e avaliados quanto à sua clareza e precisão. Além disso, a capacidade dos alunos de correlacionar suas observações à explicação teórica apresentada sobre o movimento aparente do Sol e a rotação da Terra será fundamental. Durante a discussão em classe, o professor observará o nível de compreensão dos alunos, a capacidade de analisar dados coletados e justificá-los, além de sua habilidade de trabalhar em equipe.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para a implementação da atividade incluirão materiais simples, mas essenciais para a coleta e registro de dados durante a atividade prática. O uso de papéis brancos, canetas e objetos fixos servirá para demonstrar o movimento das sombras de maneira prática e acessível aos alunos. Tais materiais são fundamentais para a concretização de uma metodologia em que a observação direta e o registro visual são a base para o entendimento das relações espaciais entre a Terra e o Sol.

  • Papel branco para registro das sombras
  • Canetas ou lápis
  • Objetos fixos para projeção das sombras (garrafas ou cones)

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