Construção Criativa: Desafio dos Materiais

Desenvolvida por: Julia … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências
Temática: Exploração de Materiais na Construção de Objetos

A atividade 'Construção Criativa: Desafio dos Materiais' tem como propósito promover a criatividade e o trabalho em equipe entre os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental. Cada grupo de alunos receberá uma lista de diferentes materiais, como papel, plástico e corda, e ficará encarregado de elaborar e construir um objeto de uso cotidiano. Durante o processo, espera-se que os alunos discutam as propriedades de cada material, sua durabilidade, flexibilidade, adequação e funcionalidade para o objeto que estão criando. Esta atividade não apenas estimula o aprendizado sobre materiais e suas aplicações práticas no dia a dia, mas também desafia os alunos a pensar criticamente, resolver problemas e comunicar suas ideias de maneira eficaz. O produto final será apresentado em uma roda de debates, onde cada grupo partilhará os desafios enfrentados, as inovações implementadas e as lições aprendidas ao longo do processo.

Objetivos de Aprendizagem

Através desta atividade, os alunos consolidam o entendimento sobre as propriedades de materiais cotidianos e sua aplicabilidade na criação e construção de objetos. O foco é proporcionar um ambiente de aprendizagem colaborativa, onde a imaginação e o raciocínio lógico são fundamentais. Além disso, os alunos desenvolvem habilidades essenciais em comunicação e planejamento, importantes não só na ciência, mas em diversas áreas de conhecimento.

  • Incentivar a criatividade e inovação na resolução de problemas.
  • Desenvolver habilidades de comunicação e trabalho em equipe.
  • Compreender as propriedades dos materiais e sua adequação para fins específicos.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF02CI01: Identificar de que materiais (metais, madeira, vidro etc.) são feitos os objetos que fazem parte da vida cotidiana, como esses objetos são utilizados e com quais materiais eram produzidos no passado.
  • EF02CI02: Propor o uso de diferentes materiais para a construção de objetos de uso cotidiano, tendo em vista algumas propriedades desses materiais (flexibilidade, dureza, transparência etc.).

Conteúdo Programático

O conteúdo programático da atividade está desenhado para explorar o conhecimento que os alunos têm sobre diferentes materiais e suas características. Esta base é utilizada para orientar a experimentação prática durante a construção dos objetos, e as discussões em grupo contribuem para uma compreensão mais profunda da funcionalidade dos materiais.

  • Características dos materiais: flexibilidade, rigidez, resistência.
  • História e evolução dos materiais utilizados em objetos cotidianos.
  • Processos de resolução de problemas e planejamento de projetos.

Metodologia

A metodologia empregada nesta atividade é predominantemente prática e colaborativa, favorecendo a aprendizagem ativa e a investigação. Os alunos trabalham em grupos para estimular a troca de ideias e a cooperação, enquanto também são incentivados a refletir sobre suas escolhas e processos construtivos.

  • Trabalho em grupo para fomentar a cooperação entre alunos.
  • Discussões guiadas sobre propriedades dos materiais.
  • Apresentações para desenvolver habilidades de comunicação e argumentação.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma é organizado para otimizar a eficiência do tempo disponível, permitindo aos alunos uma compreensão abrangente do tema ao longo de duas sessões. A primeira aula foca no planejamento e início da construção, enquanto a segunda é destinada ao refinamento e apresentação dos projetos.

  • Aula 1: Introdução à atividade, formação de grupos e planejamento do objeto a ser criado.
  • Aula 2: Construção do objeto, ajustes finais e preparação para apresentação.

Avaliação

A avaliação será contínua e formativa, baseada no processo e na participação de cada grupo. Serão observados critérios como criatividade, funcionalidade e adequação do uso dos materiais, além da capacidade para resolver problemas e comunicar ideias. Por exemplo, um grupo que opta por usar papel e plástico de maneira inovadora será reconhecido por sua criatividade. A avaliação também incluirá autoavaliação dos alunos, permitindo que reflitam sobre seu próprio aprendizado e contribuição para a equipe.

Materiais e ferramentas:

Os recursos disponibilizados são variados para permitir uma ampla gama de experiências práticas e criativas. Desde materiais tradicionais como papel e plástico a itens menos convencionais, todos contribuem para enriquecer o processo de construção e discussão.

  • Papéis diversos (cartolina, papelão, sulfite).
  • Materiais plásticos (garrafas, copos).
  • Cordas e fitas adesivas para montagem.
  • Tesouras e cola para corte e colagem.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo