Nesta atividade prática denominada 'Construtores do Futuro', os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental são convidados a embarcar em uma jornada criativa, onde assumirão o papel de engenheiros mirins. Utilizando materiais recicláveis diversos, como palitos de sorvete, garrafas PET, caixas de papelão, entre outros, eles serão desafiados a projetar e construir modelos simplificados de objetos de uso cotidiano. Para tal, deverão observar e selecionar os materiais com base em suas propriedades específicas - flexibilidade, dureza, transparência - buscando compreender qual recurso se adapta melhor à parte do projeto em que será empregado. A atividade não somente estimulará a criatividade e o trabalho em equipe, mas também promoverá uma profunda reflexão sobre a importância da reciclagem e reutilização de materiais, contribuindo para a formação de cidadãos conscientes quanto à sustentabilidade ambiental.
Os objetivos de aprendizagem desta atividade englobam o desenvolvimento da capacidade analítica dos alunos para reconhecer e selecionar materiais com base em suas propriedades, incentivando a criatividade no design de objetos de uso cotidiano com recursos sustentáveis. Busca-se também fomentar a capacidade de trabalho em equipe, a solução de problemas de forma colaborativa e a conscientização ambiental por meio da prática de reciclagem e reutilização. Ao final, espera-se que os alunos sejam capazes de compreender a relação entre os materiais utilizados e sua funcionalidade nos objetos do dia a dia, promovendo assim uma reflexão sobre o impacto ambiental e a importância da engenharia na resolução de problemas cotidianos.
O conteúdo programático aborda o estudo das propriedades dos materiais (flexibilidade, transparência, dureza) e sua aplicabilidade na solução de problemas práticos através da criação de objetos de uso cotidiano. Será dada ênfase ao processo de design, considerando a utilidade, a estética e a sustentabilidade dos projetos. Além disso, o programa visa desenvolver uma compreensão sobre a valorização de materiais recicláveis e sua importância para a conservação ambiental. Estes conteúdos serão abordados de forma a fomentar a curiosidade, a investigação científica e o pensamento crítico.
A metodologia proposta baseia-se em uma abordagem ativa, centrada no aluno, onde a aprendizagem ocorre por meio da experimentação, colaboração e reflexão. Iniciaremos com uma discussão em grupo para explorar os conhecimentos prévios dos alunos sobre reciclagem e as propriedades dos materiais. Em seguida, os alunos serão divididos em equipes e receberão o desafio de criar um objeto de uso cotidiano a partir de materiais recicláveis. Durante o processo, serão estimuladas discussões que permitam a troca de ideias e a resolução conjunta de problemas. Ao final, cada grupo apresentará seu projeto, compartilhando as escolhas feitas e justificativas, promovendo assim a reflexão coletiva.
A atividade será realizada ao longo de quatro sessões de 50 minutos cada, distribuídas em uma semana. Na primeira sessão, introduziremos os conceitos principais e realizaremos a divisão dos grupos. Nas sessões seguintes, os alunos trabalharão em seus projetos, com momentos dedicados à construção e à reflexão em grupo. A última sessão será dedicada às apresentações dos projetos e à reflexão final sobre o processo e aprendizados.
A avaliação desta atividade será formativa, contemplando tanto o produto final quanto o processo de aprendizagem. Serão observados a criatividade, o trabalho em equipe, a aplicação correta dos conceitos explorados (propriedades dos materiais, reciclagem, design) e a capacidade de justificar as escolhas feitas. A apresentação do projeto e a participação durante o processo criativo serão igualmente valorizadas. Feedbacks construtivos serão oferecidos aos grupos, visando a autoavaliação e o reconhecimento da aprendizagem ao longo da atividade. Exemplos de critérios incluem a originalidade do projeto, a eficiência na utilização dos materiais recicláveis e a clareza na comunicação das ideias.
Os recursos necessários incluem uma variedade de materiais recicláveis (palitos de sorvete, garrafas PET, caixas de papelão, tampinhas, etc.), cola, tesouras, fitas adesivas, e materiais de colorir (tintas, canetinhas). A atividade será suportada por recursos audiovisuais para apresentação dos conceitos e inspiração inicial, bem como acesso à internet para pesquisa de ideias, se necessário. O espaço físico deve permitir a livre movimentação dos alunos e facilitar o trabalho em grupo.
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