Construtores Verdes: Criando Nossa Horta

Desenvolvida por: Sara (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências da Natureza
Temática: Botânica e Sustentabilidade

A atividade 'Construtores Verdes: Criando Nossa Horta' é uma proposta prática e interativa, visando inserir os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental no mundo da botânica e da sustentabilidade através da criação de uma horta comunitária na escola. Iniciaremos com uma introdução sobre as partes da planta e suas funções essenciais. Esta base teórica será fundamental para o planejamento da horta, onde os estudantes, juntamente ao professor, selecionarão os vegetais a serem plantados, considerando as necessidades específicas de água, luz e espaço de cada espécie escolhida. Almejamos, com esta divisão da horta segundo as partes das plantas - raízes, caules, folhas -, proporcionar uma compreensão clara sobre a interdependência e a importância das plantas no equilíbrio dos ecossistemas, assim como fomentar o respeito e o cuidado com o meio ambiente.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é promover o entendimento sobre as diferentes partes das plantas e suas respectivas funções, além do desenvolvimento de conhecimentos referentes ao cultivo e aos cuidados necessários com os vegetais, estimulando assim a responsabilidade e a consciência ambiental entre os alunos. Pretende-se também que os estudantes possam investigar e compreender a importância da água e da luz na manutenção da vida das plantas, relacionando com o ambiente em que elas se desenvolvem e como isso impacta o equilíbrio dos ecossistemas e da biodiversidade local.

  • Compreender as principais características das plantas
  • Identificar as necessidades básicas para o desenvolvimento das plantas
  • Conhecer as partes da planta e suas funções
  • Promover a consciência sobre a sustentabilidade e a importância do cuidado com o ambiente
  • Desenvolver habilidades de planejamento, colaboração e pesquisa

Habilidades Específicas BNCC

  • EF02CI04: Descrever características de plantas e animais (tamanho, forma, cor, fase da vida, local onde se desenvolvem etc.) que fazem parte de seu cotidiano e relacioná-las ao ambiente em que eles vivem.
  • EF02CI05: Investigar a importância da água e da luz para a manutenção da vida de plantas em geral.
  • EF02CI06: Identificar as principais partes de uma planta (raiz, caule, folhas, flores e frutos) e a função desempenhada por cada uma delas, e analisar as relações entre as plantas, o ambiente e os demais seres vivos.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático abordará conceitos fundamentais da botânica, incluindo a estrutura das plantas, suas funções e a importância da água e da luz para sua sobrevivência. Através da construção de uma horta na escola, os alunos vivenciarão o processo de plantio e compreenderão a prática da agricultura sustentável, o que contribuirá para a formação de uma consciência ecológica e o respeito à natureza.

  • Partes da planta e suas funções
  • Condições essenciais para o desenvolvimento das plantas
  • Processo de plantio e manutenção de uma horta
  • Princípios da agricultura sustentável
  • Ecologia e interdependência no ambiente

Metodologia

Nesta atividade, aplicaremos metodologias ativas como a 'Atividade Mão-na-massa', onde os alunos participarão ativamente da construção da horta, 'Roda de Debate', para discutir as decisões sobre o planejamento da horta e 'Sala de Aula Invertida', incentivando os alunos a pesquisar previamente sobre botânica. Esta abordagem promove maior engajamento, responsabilidade e desenvolvimento de habilidades sociais e cognitivas.

  • Exploração teórica das partes da planta e suas funções
  • Planejamento coletivo da horta
  • Execução prática do projeto da horta
  • Roda de debate para decisões críticas
  • Pesquisa individual e em grupo sobre botânica

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será dividida em duas sessões de 60 minutos cada. No primeiro encontro, focaremos na exploração teórica sobre as plantas e no planejamento da horta. O segundo momento será dedicado à prática de plantio e à avaliação das tarefas realizadas, promovendo uma rica experiência de aprendizado.

  • Aula 1: Introdução teórica e planejamento da horta
  • Aula 2: Execução e avaliação da horta comunitária

Avaliação

A avaliação se dará por meio da observação contínua e da participação ativa dos alunos em todas as etapas do projeto: desde a fase de planejamento até a execução e manutenção da horta. Será valorizada a colaboração entre os alunos, sua capacidade de realizar pesquisas sobre o tema, assim como a qualidade das contribuições durante as rodas de debate. Um relatório de acompanhamento, elaborado pelos alunos em grupo, detalhando o processo de criação e os aprendizados adquiridos, também fará parte da avaliação.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários alguns materiais básicos e ferramentas de jardinagem, além de acesso à internet para pesquisas relacionadas ao projeto. A escola deverá disponibilizar um espaço adequado para a construção da horta, garantindo a segurança e o acompanhamento adequado durante as etapas práticas.

  • Sementes de variadas espécies de plantas
  • Ferramentas de jardinagem (pás, regadores, luvas etc.)
  • Espaço adequado na escola para a horta
  • Material didático para pesquisa (livros, acesso à internet)
  • Recipientes e solo adequado para o plantio

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo