A atividade 'Construtores Verdes: Criando Nossa Horta' é uma proposta prática e interativa, visando inserir os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental no mundo da botânica e da sustentabilidade através da criação de uma horta comunitária na escola. Iniciaremos com uma introdução sobre as partes da planta e suas funções essenciais. Esta base teórica será fundamental para o planejamento da horta, onde os estudantes, juntamente ao professor, selecionarão os vegetais a serem plantados, considerando as necessidades específicas de água, luz e espaço de cada espécie escolhida. Almejamos, com esta divisão da horta segundo as partes das plantas - raízes, caules, folhas -, proporcionar uma compreensão clara sobre a interdependência e a importância das plantas no equilíbrio dos ecossistemas, assim como fomentar o respeito e o cuidado com o meio ambiente.
O principal objetivo desta atividade é promover o entendimento sobre as diferentes partes das plantas e suas respectivas funções, além do desenvolvimento de conhecimentos referentes ao cultivo e aos cuidados necessários com os vegetais, estimulando assim a responsabilidade e a consciência ambiental entre os alunos. Pretende-se também que os estudantes possam investigar e compreender a importância da água e da luz na manutenção da vida das plantas, relacionando com o ambiente em que elas se desenvolvem e como isso impacta o equilíbrio dos ecossistemas e da biodiversidade local.
O conteúdo programático abordará conceitos fundamentais da botânica, incluindo a estrutura das plantas, suas funções e a importância da água e da luz para sua sobrevivência. Através da construção de uma horta na escola, os alunos vivenciarão o processo de plantio e compreenderão a prática da agricultura sustentável, o que contribuirá para a formação de uma consciência ecológica e o respeito à natureza.
Nesta atividade, aplicaremos metodologias ativas como a 'Atividade Mão-na-massa', onde os alunos participarão ativamente da construção da horta, 'Roda de Debate', para discutir as decisões sobre o planejamento da horta e 'Sala de Aula Invertida', incentivando os alunos a pesquisar previamente sobre botânica. Esta abordagem promove maior engajamento, responsabilidade e desenvolvimento de habilidades sociais e cognitivas.
A atividade será dividida em duas sessões de 60 minutos cada. No primeiro encontro, focaremos na exploração teórica sobre as plantas e no planejamento da horta. O segundo momento será dedicado à prática de plantio e à avaliação das tarefas realizadas, promovendo uma rica experiência de aprendizado.
A avaliação se dará por meio da observação contínua e da participação ativa dos alunos em todas as etapas do projeto: desde a fase de planejamento até a execução e manutenção da horta. Será valorizada a colaboração entre os alunos, sua capacidade de realizar pesquisas sobre o tema, assim como a qualidade das contribuições durante as rodas de debate. Um relatório de acompanhamento, elaborado pelos alunos em grupo, detalhando o processo de criação e os aprendizados adquiridos, também fará parte da avaliação.
Para a realização desta atividade, serão necessários alguns materiais básicos e ferramentas de jardinagem, além de acesso à internet para pesquisas relacionadas ao projeto. A escola deverá disponibilizar um espaço adequado para a construção da horta, garantindo a segurança e o acompanhamento adequado durante as etapas práticas.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula