Debate Galáctico: Terra Vs. Marte

Desenvolvida por: Charli… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: [Ciências Naturais]
Temática: [Comparação entre planetas]

Nesta atividade, os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental participarão de um debate encenado, divididos em dois grupos, para discutir as semelhanças e diferenças entre a Terra e Marte. Cada grupo irá explorar temas como atmosfera, clima e possibilidades de vida em ambos os planetas. O propósito é incentivar o pensamento crítico, a pesquisa e habilidades de argumentação. Após o debate, os alunos colaborarão para criar um mural comparativo com desenhos, dados e curiosidades. A atividade pretende desenvolver habilidades de comunicação, cooperação e pesquisa científica, integrando conhecimentos sobre astronomia de forma lúdica e interativa.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade visam desenvolver o interesse e a compreensão dos alunos sobre corpos celestes, além de promover habilidades sociais e argumentativas. Através da pesquisa e do debate, espera-se que os alunos construam um conhecimento mais sólido sobre o sistema solar e seus componentes. A colaboração na criação de um mural comparativo reforça a importância do trabalho em equipe e da comunicação clara de ideias, aspectos cruciais para a formação acadêmica.

  • Desenvolver habilidades de pesquisa e análise crítica.
  • Promover a comunicação eficaz e a argumentação lógica.
  • Estimular o trabalho colaborativo e a cooperação entre os pares.
  • Fomentar o interesse pela astronomia e ciências da Terra.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF02CI01: Identificar características do planeta Terra entre outros corpos celestes.
  • EF02CI02: Observar, registrar e comparar as condições de vida na Terra e outros planetas.
  • EF02CI03: Participar de discussões e argumentações acerca de fenômenos astronômicos.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade abrange a introdução à astronomia, focando especialmente na comparação entre a Terra e Marte. Ao promover o estudo da atmosfera, clima e potencial para abrigar vida nestes planetas, os alunos terão a oportunidade de aplicar conhecimentos científicos em um contexto prático. As discussões em sala proporcionarão um ambiente para troca de ideias e estímulo à curiosidade científica.

  • Introdução à astronomia e planetas do sistema solar.
  • Características da Terra: atmosfera, clima e vida.
  • Características de Marte: atmosfera, clima e potencial para vida.
  • Uso de comparações para entender diferenças/semelhanças planetárias.

Metodologia

A metodologia empregada nesta atividade é baseada na aprendizagem ativa, cuja ênfase está na pesquisa e debate como principais ferramentas de ensino. Este formato permite que os alunos desenvolvam autonomia ao buscar informações e colaborarem entre si. O uso de debates oferece uma plataforma para que os estudantes pratiquem habilidades comunicativas e de argumentação. Finalmente, a construção do mural ajuda a consolidar o aprendizado através da visualização das informações adquiridas.

  • Aprendizagem baseada em pesquisa.
  • Debate encenado entre grupos de alunos.
  • Criação colaborativa de um mural com dados e curiosidades.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma de 13 horas de atividade está distribuído ao longo de quase 16 aulas de 50 minutos cada, permitindo uma exploração aprofundada dos temas. As primeiras aulas são dedicadas à introdução e pesquisa, seguidas de treinamentos em técnicas de argumentação e elaboração de debates. As aulas finais focam no debate propriamente dito e na colaboração para a criação do mural. Com esse planejamento, espera-se garantir um andamento eficiente e engajador para os alunos.

  • Aula 1: Introdução à atividade e divisão dos grupos.
  • Aula 2-3: Pesquisa sobre Terra e Marte: coleta e organização de dados.
  • Aula 4: Técnicas de argumentação e debate – prática orientada.
  • Aula 5-6: Preparação dos argumentos do grupo.
  • Aula 7-8: Execução do debate encenado.
  • Aula 9: Discussão pós-debate e coletas de ideias.
  • Aula 10-11: Planejamento do mural comparativo.
  • Aula 12-13: Criação e finalização do mural.

Avaliação

A avaliação dos alunos será contínua, observando sua participação e engajamento ao longo de todas as etapas do projeto. Os critérios incluirão a qualidade da pesquisa realizada, a capacidade de articular e defender argumentos durante o debate, bem como a colaboração e criatividade demonstradas na produção do mural comparativo. Por exemplo, espera-se que cada aluno contribua na coleta de dados e participe ativamente na defesa dos pontos de seu grupo durante o debate, demonstrando compreensão dos temas estudados.

Materiais e ferramentas:

Para a realização eficaz da atividade, será necessário um conjunto de recursos que facilite tanto a pesquisa quanto a elaboração do mural. Além de materiais tradicionais de papelaria, recursos digitais serão essenciais para suportar a busca de informações confiáveis e atualizadas, estimulando o uso responsável da tecnologia como ferramenta educativa.

  • Livros e revistas de astronomia.
  • Computadores e tablets para pesquisa online.
  • Materiais de papelaria: cartolinas, tesouras, cola e canetas coloridas.
  • Projetor para apresentação de dados e imagens durante o debate.

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