Desbravadores das Casinhas

Desenvolvida por: Cristi… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências
Temática: Explorando Diferentes Tipos de Moradias ao Redor do Mundo

A proposta da atividade 'Desbravadores das Casinhas' é proporcionar aos alunos do 2º ano do Ensino Fundamental uma experiência prática e interativa na exploração de diferentes tipos de moradias ao redor do mundo. As crianças serão divididas em grupos e escolherão um tipo de construção, como iglus, cabanas de palha ou casas de palafitas, para construir maquetes usando materiais recicláveis. Durante essa atividade, eles deverão pesquisar sobre os materiais usados em cada tipo de moradia, por que esses materiais são selecionados de acordo com as características geográficas e climáticas das regiões, e as vantagens desses materiais. Após a construção das maquetes, os alunos participarão de uma roda de debate para discutir suas descobertas, promovendo um ambiente de aprendizado colaborativo e reflexivo sobre as variações culturais e adaptativas do ser humano às condições ambientais. Esta atividade promove o desenvolvimento de habilidades críticas, de pesquisa e de trabalho em grupo, além de aumentar a conscientização sobre a diversidade das habitações humanas e o uso de materiais de maneira sustentável.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem da atividade 'Desbravadores das Casinhas' incluem expandir o conhecimento dos alunos sobre as diferentes moradias existentes no mundo, proporcionando uma compreensão mais profunda sobre a relação entre ambiente, cultura e arquitetura. A atividade visa desenvolver a habilidade de pesquisar e identificar materiais comuns usados na construção de casas em diversas regiões, bem como entender as razões de suas escolhas. Além disso, busca-se promover competências de trabalho em equipe e comunicação através da discussão e construção de maquetes em grupo.

  • Explorar diferentes tipos de moradias ao redor do mundo.
  • Construir maquetes usando materiais recicláveis.
  • Pesquisar sobre os materiais de construção e suas vantagens.
  • Participar de debates sobre materiais e construções.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF02CI01: Identificar de que materiais (metais, madeira, vidro etc.) são feitos os objetos que fazem parte da vida cotidiana, como esses objetos são utilizados e com quais materiais eram produzidos no passado.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático foca em desenvolver uma compreensão dos diversos tipos de moradias encontradas mundialmente e os materiais utilizados em suas construções. Os alunos irão explorar os materiais de construção em diferentes contextos culturais e climáticos, estabelecendo uma conexão entre a escolha do material e o ambiente local. Esta experiência permite aos estudantes entenderem a importância dos materiais em resposta aos desafios ambientais e sociais específicos enfrentados por diferentes culturas.

  • Tipos de moradias: iglus, cabanas de palha, casas de palafitas.
  • Materiais de construção: madeira, gelo, palha.
  • Vantagens dos materiais utilizados.
  • Influência do ambiente nas construções.

Metodologia

A metodologia para esta atividade é baseada em uma abordagem prática e colaborativa. Os alunos são encorajados a trabalhar em grupos, promovendo a interação e socialização. O foco está na aprendizagem ativa, onde os alunos constroem suas maquetes enquanto aplicam sua pesquisa de forma criativa. As discussões em grupo e a roda de debate final estimulam o pensamento crítico e a articulação de ideias, permitindo que as crianças compartilhem suas descobertas e compreendam diferentes perspectivas.

  • Trabalho em grupo para construção de maquetes.
  • Pesquisa guiada sobre moradias e materiais.
  • Discussão em roda sobre descobertas.
  • Atividades práticas e criativas.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma é estruturado em quatro aulas de 60 minutos cada, permitindo uma exploração aprofundada e pausada dos conteúdos. Cada sessão é projetada para guiar os alunos do planejamento à execução e reflexão da atividade. Esta sequência didática permite que os estudantes absorvam conhecimentos de maneira incremental, desenvolvendo sua compreensão e habilidades de forma consistente.

  • Aula 1: Introdução às moradias e divisão de grupos.
  • Aula 2: Pesquisa sobre materiais e planejamento das maquetes.
  • Aula 3: Construção das maquetes com materiais recicláveis.
  • Aula 4: Apresentação das maquetes e roda de debate.

Avaliação

A avaliação dos alunos será feita de maneira contínua e formativa, com ênfase no processo de aprendizagem e na participação nas atividades. Os critérios incluem a capacidade dos alunos em trabalhar em equipe, a criatividade e adequação das maquetes construídas, e a qualidade da pesquisa apresentada. Durante a roda de debate, será avaliada a habilidade dos alunos em comunicar suas ideias e refletir sobre as questões discutidas. Exemplos de avaliação podem incluir anotações durante a construção das maquetes, observações do envolvimento dos alunos nas discussões e uma autoavaliação reflexiva sobre o processo de aprendizagem.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, os alunos precisarão de uma variedade de materiais recicláveis que podem ser facilmente encontrados no dia a dia. Esses recursos incentivam a sustentabilidade e a consciência ambiental. Além disso, é importante disponibilizar materiais de pesquisa, como livros e acesso à internet, para auxiliar os alunos na investigação sobre os diferentes tipos de moradias.

  • Materiais recicláveis: papelão, garrafas PET, jornais.
  • Materiais de colagem e montagem: tesoura, cola, fita adesiva.
  • Recursos de pesquisa: livros, acesso à internet.
  • Espaço para exposição e debate das maquetes.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo