Descobrindo a Vida das Sementes

Desenvolvida por: Nvconta (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências
Temática: Partes da planta

A atividade 'Descobrindo a Vida das Sementes' busca conectar os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental ao ciclo de vida das plantas, incentivando a observação e o registro do crescimento de sementes. Através da leitura da história infantil “Começa numa semente” de Laura Knowles, os alunos serão conduzidos em uma exploração prática da horta escolar, onde plantarão suas próprias sementes. Esse processo tem como objetivo promover uma compreensão mais profunda sobre cada parte da planta e sua função, além de destacar a interdependência das plantas com seu ambiente. Em sala, os alunos terão uma aula expositiva sobre as funções das partes das plantas e participarão de uma roda de debate para compartilhar descobertas e questionamentos. Essa atividade proporciona uma aprendizagem holística, unindo aspectos teóricos e práticos e incentivando o aprendizado ativo dos alunos sobre a natureza ao seu redor.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem focam no desenvolvimento das habilidades dos alunos para identificar as partes da planta e compreender suas funções através de experiências práticas. A atividade busca integrar habilidades cognitivas ao possibilitar a observação e comparação do crescimento das plantas, facilitando a associação entre teoria e prática. Além disso, promove habilidades sociais como trabalho em equipe e comunicação durante as atividades de plantio e debate, permitindo que as crianças expressem suas observações e aprendizados. Ao final da atividade, espera-se que os alunos demonstrem uma compreensão sólida das partes da planta, suas funções, e como estas se relacionam com o ambiente e outros seres vivos. Este conhecimento será construído por meio de metodologias ativas, permitindo que os alunos se tornem protagonistas do seu aprendizado através de experiências práticas e reflexões coletivas.

  • Identificar as principais partes de uma planta e suas funções.
  • Observar e registrar o crescimento das plantas através de um diário.
  • Participar ativamente de debates em grupo para compartilhar descobertas.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF02CI06: Identificar as principais partes de uma planta (raiz, caule, folhas, flores e frutos) e a função desempenhada por cada uma delas, e analisar as relações entre as plantas, o ambiente e os demais seres vivos.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade abrange o estudo das partes da planta (raiz, caule, folhas, flores e frutos) e o papel que cada uma desempenha no desenvolvimento da planta e nas suas interações com o ambiente. Através de uma abordagem prática, os alunos observarão essas partes e registrarão o crescimento das plantas em um diário, promovendo a compreensão e reflexão sobre a importância do ciclo de vida das plantas na natureza. Este conteúdo está alinhado com o desenvolvimento das habilidades essenciais para o 2º ano, assegurando que os alunos sejam capazes de reconhecer e explicar a função de cada parte da planta em relação ao meio ambiente e outros seres vivos. Através de atividades de plantio e observação, incentivamos uma conexão mais íntima e direta dos alunos com os conceitos científicos apresentados.

  • Estudo das partes da planta: raiz, caule, folhas.
  • Funções das partes das plantas.
  • Ciclo de vida das plantas e sua relação com o ambiente.

Metodologia

A metodologia desta atividade combina diversas abordagens pedagógicas centradas no aluno para enriquecer o aprendizado. A escolha de realizar uma saída de campo para a horta escolar permite que os alunos entrem em contato direto com o objeto de estudo, facilitando a aprendizagem significativa. A atividade mão na massa, onde os alunos plantarão suas próprias sementes, promove o engajamento e a responsabilidade, enquanto desenvolve habilidades cognitivas e motoras. A aula expositiva em sala oferece um complemento teórico, contextualizando as observações práticas. Finalmente, a roda de debate promove o diálogo entre os alunos, incentivando a troca de ideias e o desenvolvimento de habilidades de comunicação e argumentação. Esta combinação de metodologias garante que os alunos vivenciem um processo de aprendizagem abrangente e integrado.

  • Saída de campo para a horta.
  • Atividade de plantio de sementes.
  • Aula expositiva sobre funções das partes das plantas.
  • Roda de debate para compartilhar descobertas.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma é planejado para abranger três aulas de 60 minutos cada, garantindo tempo suficiente para que as atividades sejam realizadas de maneira eficaz. Na primeira aula, os alunos participarão de uma saída de campo para a horta, onde plantarão suas sementes e começarão o diário de observações. Na segunda aula, as crianças estarão envolvidas em atividades práticas e teóricas, revisando o crescimento das plantas e aprendendo sobre as funções de cada parte através de uma explicação expositiva. Na terceira aula, ocorrerá a roda de debate, onde os alunos terão a oportunidade de compartilhar suas observações e trocas de experiências. Esse cronograma estruturado proporciona um processo de ensino-aprendizagem contínuo e sequencial, permitindo tempo adequado para que os alunos absorvam e reflitam sobre cada etapa do aprendizado.

  • Aula 1: Saída de campo para a horta, plantio de sementes.
  • Momento 1: Introdução à Horta e Objetivos da Aula (Estimativa: 10 minutos)
    Reúna os alunos na sala e explique que explorarão a horta para entender o ciclo de vida das plantas. Utilize uma linguagem simples e explique as partes principais de uma planta, como raiz, caule e folhas, e suas funções de forma lúdica. Pergunte aos alunos o que já sabem sobre o assunto para engajá-los desde o início.

    Momento 2: Saída de Campo para a Horta (Estimativa: 20 minutos)
    Conduza os alunos até a horta escolar. Incentive a observação atenta das plantas, permitindo que toquem e explorem sob supervisão. Encoraje perguntas, como 'Por que as folhas são importantes?'. Registre respostas interessantes para discussões futuras. Avalie a curiosidade e o engajamento dos alunos através de observações feitas e perguntas levantadas.

    Momento 3: Plantio de Sementes (Estimativa: 20 minutos)
    Distribua sementes e vasos reutilizáveis. Demonstre o plantio, indicando a profundidade e quantidade de solo necessárias. Auxilie aqueles que precisem de suporte e certifique-se de que todos estão participando. Informe que registrarão o crescimento no diário. Avalie através da observação da execução correta do plantio e da capacidade de seguir instruções.

    Momento 4: Conclusão e Reflexão (Estimativa: 10 minutos)
    Retorne para a sala de aula. Peça aos alunos que compartilhem suas experiências e expectativas em relação ao crescimento das sementes. Finalize ressaltando a importância dos cuidados com as plantas e o que observarão nos próximos dias. Avalie através da discussão coletiva e da capacidade dos alunos em articular suas expectativas.

  • Aula 2: Observação das plantas, aula expositiva sobre partes das plantas.
  • Momento 1: Revisão das Atividades Anteriores e Introdução (Estimativa: 10 minutos)
    Comece a aula revisando o que foi feito na aula anterior. Pergunte aos alunos sobre suas experiências no plantio e observação das plantas, incentivando-os a compartilhar seus registros no diário. Destaque a importância das observações feitas e como elas se relacionam com o que será discutido hoje. Introduza o conceito de partes das plantas e sua importância.

    Momento 2: Observação Prática das Plantas (Estimativa: 20 minutos)
    Leve os alunos ao pátio ou horta se possível, para observar diferentes plantas. Peça que identifiquem as partes que conseguem ver, como raízes, caules e folhas. Oriente os alunos a anotarem suas observações no diário. Permita que trabalhem em duplas para discutir suas observações. Observe se todos estão participando e incentive perguntas sobre o que notam. Você pode fazer perguntas como Qual a parte que mais chamou sua atenção? ou O que essa parte faz pela planta?

    Momento 3: Aula Expositiva sobre Partes das Plantas (Estimativa: 20 minutos)
    Retorne com os alunos para a sala de aula. Utilize um quadro branco e desenhos para explicar cada parte da planta em detalhes: raiz, caule e folhas. Discuta suas funções básicas, como fixação, suporte e fotossíntese. Utilize histórias de livros ou recursos visuais simples para prender a atenção das crianças. É importante que reforce os conceitos com exemplos de plantas que eles conhecem do cotidiano. Permita que os alunos façam perguntas e partilhem suas observações do momento anterior.

    Momento 4: Atividade de Registro e Conclusão (Estimativa: 10 minutos)
    Pergunte aos alunos para registrarem novas informações no diário de observação, utilizando desenhos e pequenas descrições sobre o que aprenderam. Facilite uma breve discussão final sobre o que foi mais interessante sobre as partes das plantas e suas funções. Finalize a aula reforçando a continuidade da observação no diário ao longo do crescimento das plantas que plantaram anteriormente. Avalie informalmente através da participação e registro no diário.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Certifique-se de que o espaço para observação das plantas é acessível a todos os alunos. Utilize recursos visuais variados e que captem a atenção das crianças, como cartazes e imagens grandes. Adapte as atividades para incluir alunos que possam ter dificuldade em escrever, permitindo o uso de desenhos e símbolos. Considere formar pequenos grupos mistos para que os alunos possam ajudar uns aos outros nas atividades, promovendo inclusão através da colaboração e suporte mútuo.

  • Aula 3: Roda de debate sobre o crescimento das plantas.
  • Momento 1: Revisão e Introdução ao Debate (Estimativa: 10 minutos)
    Comece a aula revisando o que os alunos aprenderam nas aulas anteriores. Pergunte sobre observações registradas no diário durante o crescimento das plantas. Incentive-os a compartilharem experiências específicas. Introduza o conceito de debate, explicando que eles vão discutir o que aprenderam e suas dúvidas sobre o crescimento das plantas. Destaque o objetivo de aprender com as experiências e observações uns dos outros.

    Momento 2: Discussão em Pequenos Grupos (Estimativa: 20 minutos)
    Divida os alunos em pequenos grupos de 3 a 4. Em cada grupo, incentive-os a compartilhar suas anotações e experiências, discutindo questões ou dúvidas que surgiram durante suas observações. É importante que o professor passe por todos os grupos, oferecendo apoio e sugestões quando necessário. Use perguntas para dinamizar a discussão, como O que foi mais surpreendente para você? ou Por que você acha que a planta cresceu mais/menos? Observe se todos estão participando de forma equilibrada.

    Momento 3: Roda de Debate Coletiva (Estimativa: 20 minutos)
    Reúna toda a classe em círculo e inicie a rodada de debate coletivo. Peça que cada grupo compartilhe uma descoberta ou dúvida relevante de sua discussão. Permita que outros grupos comentem ou respondam, criando uma interação coletiva. Oriente para que respeitem as falas e opiniões dos colegas, aguardando sua vez de falar. Observe os alunos que demostram mais dificuldade em se expressar e encoraje-os gentilmente a participar. Faça anotações sobre as ideias e perguntas emergentes para posterior discussão ou estudo.

    Momento 4: Reflexão e Conclusão (Estimativa: 10 minutos)
    Após o debate, solicite aos alunos que reflitam sobre o que aprenderam e como suas percepções mudaram com as discussões. Pergunte o que mais gostaram ou o que gostariam de investigar mais. Conclua a aula reafirmando a importância da observação contínua e da curiosidade científica. A avaliação pode ser feita através da observação da participação e da capacidade de articular suas ideias e experiências de forma coerente.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Para assegurar que todos os alunos participem do debate, incentive o uso de diferentes formas de expressão, como desenhos ou dramatizações, caso sintam dificuldade para verbalizar suas ideias. Durante as discussões em grupo, certifique-se de que todos se sintam incluídos, promovendo um ambiente de acolhimento e apoio mútuo. Estimule a colaboração e algumas dinâmicas de role-playing para facilitar a compreensão e participação dos alunos que podem ter dificuldades em se expressar verbalmente. Utilize questionamentos direcionados nos grupos para estimular a participação de alunos mais tímidos e valorize toda contribuição, independente de sua grandeza.

Avaliação

O processo de avaliação desta atividade é diversificado para abranger as diferentes habilidades propostas nos objetivos de aprendizagem. A primeira metodologia de avaliação envolve a observação contínua dos alunos durante as atividades práticas, buscando identificar seu engajamento e compreensão dos conceitos trabalhados. O uso do diário de observações é outra estratégia fundamental, onde os alunos registram o desenvolvimento das plantas em texto e ilustrações. Isso permitirá avaliar sua capacidade de organizar e sintetizar informações. Durante a roda de debate, a avaliação será feita de forma formativa, considerando a capacidade dos alunos em expressar suas descobertas, ideias e questionamentos. O feedback será utilizado como ferramenta para promover ajustes e melhorias nas habilidades de comunicação. As finalidades dessas metodologias são garantir não só que os alunos adquiram conhecimento, mas também que demonstrem habilidades sociais e cognitivas em contextos colaborativos e reflexivos. Tais estratégias são flexíveis, podendo ser adaptadas ao ritmo e estilo de cada aluno, assegurando que todos tenham oportunidade de êxito.

  • Observação contínua durante atividades práticas.
  • Análise do diário de observações.
  • Participação e expressão durante a roda de debate.

Materiais e ferramentas:

Os materiais e recursos utilizados na atividade são planejados para maximizar a aprendizagem prática e teórica dos alunos de maneira acessível e inclusiva. Os recursos incluem sementes, solo, vasos reutilizáveis, ferramentas de jardinagem seguras para crianças e material para o diário de observações, como cadernos e lápis de cor. Esses recursos permitirão que os alunos coloquem em prática as atividades de plantação e registro de observações. Além disso, serão utilizadas histórias infantis relevantes que contextualizam o tema e promovem a imaginação e a empatia. O uso de recursos tecnológicos como apresentações visuais complementa a aula expositiva, oferecendo uma abordagem multimodal que atende diferentes estilos de aprendizagem.

  • Sementes, solo e vasos reutilizáveis.
  • Cadernos e lápis de cor para diário de observações.
  • Ferramentas de jardinagem seguras para crianças.
  • Histórias infantis e apresentações visuais.

Inclusão e acessibilidade

Sabemos que o ambiente escolar exige muita dedicação e planejamentos dos professores, porém, promover a inclusão e acessibilidade é fundamental para uma educação equitativa. Para garantir que todos os alunos possam participar plenamente, sem onerar o professor, utilizaremos estratégias que facilitem a interação e o aprendizado de forma colaborativa e inclusiva. O uso de materiais visuais e histórias ajuda na compreensão de crianças com diferentes estilos de aprendizagem. Adaptações simples como o uso de vasos leves para o plantio e ferramentas de jardinagem seguras para incentivo à autonomia. Além disso, cuidar dos tempos individuais dos alunos é essencial, realizando pausas quando necessário e incentivando a cooperação e o respeito mútuo entre os colegas durante as atividades práticas e rodas de conversa. Essas estratégias asseguram um ambiente seguro e acolhedor para todas as crianças, fomentando trocas ricas e diversas entre os alunos.

  • Utilização de materiais visuais e histórias adaptadas.
  • Vasos leves e ferramentas seguras para jardinagem.
  • Pausas para adaptação ao ritmo de cada aluno.
  • Incentivo à cooperação e respeito mútuo.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo