Descobrindo o mundo das Plantas!

Desenvolvida por: Adrian… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências
Temática: Seres vivos no ambiente - Plantas

Nesta atividade, os alunos serão introduzidos ao fascinante mundo das plantas, explorando suas principais características e importância no ambiente. Iniciaremos com uma roda de debate sobre as experiências das crianças com as plantas. Em seguida, em uma aula expositiva, aprenderão sobre as partes das plantas. Eles se engajarão em atividades mão-na-massa, como plantar sementes, desenhar as diferentes partes das plantas e fazer uma colagem representativa do ciclo de vida vegetal. Essa abordagem prática e investigativa permitirá que as crianças associem a teoria à prática, aumentando o nível de compreensão sobre o conteúdo estudado. Este plano busca promover uma aprendizagem ativa, onde os alunos são incentivados a explorar o mundo natural ao seu redor, estimulando a curiosidade e o engajamento com o tema.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo principal é permitir que os alunos desenvolvam uma compreensão inicial e fundamental sobre as plantas e seu papel no ambiente. Ao combinar discussões, aulas expositivas e atividades práticas, visa-se construir uma base sólida de conhecimento. Espera-se que, ao final, os alunos consigam identificar as diferentes partes de uma planta, compreendam seu ciclo de vida e reconheçam a importância das plantas para a manutenção da vida na Terra. Além disso, as competências sociais e emocionais serão trabalhadas, promovendo a empatia e o trabalho colaborativo entre os alunos durante as atividades em grupo.

  • Compreender a importância das plantas no ambiente.
  • Identificar as partes principais de uma planta.
  • Reconhecer o ciclo de vida das plantas.
  • Desenvolver habilidades de observação e investigação.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF02CI04: Descrever características de plantas e animais (tamanho, forma, cor, fase da vida, local onde se desenvolvem etc.) que fazem parte de seu cotidiano e relacioná-las ao ambiente em que eles vivem.
  • EF02CI05: Investigar a importância da água e da luz para a manutenção da vida de plantas em geral.
  • EF02CI06: Identificar as principais partes de uma planta (raiz, caule, folhas, flores e frutos) e a função desempenhada por cada uma delas, e analisar as relações entre as plantas, o ambiente e os demais seres vivos.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático deste plano de aula abrange diversos aspectos das plantas, desde seus componentes físicos até seu ciclo de vida e papel ecológico. As crianças serão expostas a diferentes tipos de atividades que estimularão suas habilidades cognitivas por meio de observação e investigação prática. A inclusão de discussões e atividades manuais permitirá que os alunos experimentem a aprendizagem interativa, ligando diretamente os conceitos teóricos apresentados em sala às suas experiências pessoais e de grupo, promovendo uma compreensão profunda e significativa do tema.

  • Características gerais das plantas.
  • Partes principais de uma planta: raiz, caule, folhas, flores e frutos.
  • Ciclo de vida das plantas.
  • Interação das plantas com o meio ambiente e outros seres vivos.

Metodologia

A metodologia deste plano de aula é focada em metodologias ativas, onde os alunos são colocados no centro do processo de aprendizagem. As aulas são desenhadas para serem dinâmicas e interativas, utilizando uma combinação de roda de debate, aula expositiva e atividades práticas, que estimulam a exploração e investigação ativa por parte dos alunos. Através de atividades práticas de plantio e criação de colagens, busca-se vincular o teórico ao tangível, envolvendo os alunos na descoberta e compreensão dos conceitos a partir de experiências e observações próprias. Essa estratégia promove o engajamento e a fixação dos conhecimentos de maneira prática e contextualizada.

  • Roda de debate sobre experiências com plantas.
  • Aula expositiva para apresentação das partes das plantas.
  • Atividades práticas de plantio e observação.
  • Desenho e colagem referentes ao ciclo de vida das plantas.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade está distribuído em cinco aulas de 50 minutos, cada uma projetada para abordar aspectos específicos do tema. A primeira aula utilizará uma roda de debate para compartilhar experiências e perspectivas dos alunos sobre plantas. A segunda será uma aula expositiva esclarecendo detalhes das partes da planta. As aulas subsequentes se concentrarão em atividades práticas, onde os alunos plantarão sementes, desenharão partes das plantas e criarão colagens que representam o ciclo de vida das plantas. Este cronograma não só garante uma distribuição equilibrada dos conteúdos ao longo das aulas, mas também permite uma progressão estruturada e gradual do conhecimento, facilitando a avaliação contínua do entendimento dos alunos.

  • Aula 1: Discussão inicial sobre plantas.
  • Momento 1: Introdução ao tema das Plantas (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula com uma breve introdução ao tema das plantas. Pergunte aos alunos o que sabem sobre plantas e incentive-os a compartilhar suas experiências, como cuidar de uma planta em casa ou passeios em parques. É importante que o professor crie um ambiente acolhedor e respeite as falas dos alunos, reforçando sempre que todas as opiniões são válidas.

    Momento 2: Roda de Debate sobre Plantas (Estimativa: 20 minutos)
    Organize os alunos em círculo para facilitar a interação. Peça a cada aluno que compartilhe uma experiência pessoal ou algo que acha interessante sobre plantas. Durante o debate, tome nota dos pontos mais mencionados e interessantes que surgirem, incentivando a participação de todos. Observe se alguns alunos são mais tímidos e encoraje-os a participar. Avalie a participação ativa e o respeito pelos colegas.

    Momento 3: Reflexão guiada e fechamento (Estimativa: 20 minutos)
    Após o debate, conduza uma reflexão guiada, perguntando aos alunos o que aprenderam de novo. Destaque como as plantas são importantes para o meio ambiente e a vida humana. Organize uma pequena atividade em que os alunos desenhem suas plantas favoritas e escrevam uma frase sobre sua importância. Isso permitirá avaliar a compreensão dos alunos sobre o tema de forma lúdica. Certifique-se de parabenizar o esforço de todos na atividade, reforçando sua importância.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Em caso de alunos que possam ter dificuldades na fala ou audição, permita que se expressem através de desenhos ou que compartilhem seus pensamentos com um colega que os ajudará a apresentar. Esteja atento a gestos ou sinais de que um aluno deseja contribuir, mas não consegue verbalizar facilmente. Crie um sistema de rodízio para garantir que todos tenham a oportunidade de falar. Ao trabalhar com a roda de debate, garanta que todos os alunos consigam enxergar e ouvir uns aos outros, movimentando-se conforme necessário para auxiliar a escuta e a visualização.

  • Aula 2: Exposição sobre as partes das plantas.
  • Momento 1: Introdução às partes das plantas (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula recapitulando brevemente o que os alunos discutiram na aula anterior sobre plantas. Pergunte se alguém pode mencionar algumas partes de uma planta que conheça. Isso servirá para ativar conhecimentos prévios. Explique que a aula terá como foco explorar as partes principais das plantas.

    Momento 2: Apresentação expositiva das partes das plantas (Estimativa: 20 minutos)
    Utilize cartazes ou desenhos em papel grande para apresentar as partes de uma planta: raiz, caule, folhas, flores e frutos. Explique a função de cada uma dessas partes de forma clara e adequada à faixa etária. É importante que você demonstre entusiasmo para manter o engajamento dos alunos. Use exemplos simples e partilhe histórias curtas, como de frutas que eles gostam, relacionando-as às partes das plantas.

    Momento 3: Interação com material visual (Estimativa: 15 minutos)
    Distribua imagens de plantas e deixe que as crianças, em pequenos grupos, identifiquem e discutam quais partes estão visíveis. Permita que colem etiquetas com os nomes das partes em um grande poster na frente da sala. Circule pela sala para ajudar e esclarecer dúvidas. Observe se os alunos compreendem a função de cada parte apontada no cartaz e incentive a troca de ideias.

    Momento 4: Encerramento e resumo da aula (Estimativa: 5 minutos)
    Reúna os alunos novamente para um rápido feedback. Pergunte quais partes eles encontraram e peça que, voluntariamente, compartilhem algo novo que aprenderam. Ressalte a importância de cada parte da planta e parabenize os grupos pelo esforço e trabalho em equipe. Explique que na próxima aula eles terão a oportunidade de plantar uma semente.

  • Aula 3: Plantio de sementes.
  • Momento 1: Introdução ao Plantio (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula com uma breve recapitulação das partes das plantas e sua importância para o ambiente. Explique aos alunos que nesta aula eles colocarão em prática o que aprenderam plantando suas próprias sementes. Mostre os materiais que serão utilizados e pergunte aos alunos o que eles acham que acontecerá com as sementes após o plantio. É importante que você crie um clima de expectativa e curiosidade.

    Momento 2: Preparação para o Plantio (Estimativa: 15 minutos)
    Distribua os materiais de plantio para os alunos, como vasos pequenos ou recipientes recicláveis, terra, sementes e regadores. Explique o procedimento passo a passo para o plantio, demonstrando como colocar a terra nos vasos, adicionar a semente e regar. Permita que os alunos façam perguntas e esclareça qualquer dúvida que possa surgir. É importante observar se os alunos estão acompanhando bem as instruções e apoiar aqueles que apresentem dificuldades.

    Momento 3: Plantio das Sementes (Estimativa: 15 minutos)
    Oriente os alunos a começarem o plantio, circulando pela sala para ajudar conforme necessário. Incentive-os a colaborar e compartilhar materiais quando necessário, fortalecendo o trabalho coletivo. Observe a técnica e o cuidado dos alunos ao plantar e regar, sugerindo melhorias quando necessário. Reforce a importância de tratar a semente com cuidado para que ela cresça forte e saudável.

    Momento 4: Registro e Observação (Estimativa: 10 minutos)
    Distribua papel e lápis para que os alunos desenhem e façam anotações sobre suas sementes recém-plantadas. Peça que escrevam um ou dois fatos que aprenderam sobre o plantio e por que acham importante cuidar das plantas. Anote as observações feitas pelos alunos para futuras atividades. Valorize a criatividade e a precisão nos desenhos e textos, oferecendo feedback positivo e encorajando a reflexão sobre o que aprenderam.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Em caso de alunos que tenham dificuldades motoras ou de coordenação, adapte os materiais de plantio com recipientes maiores e ferramentas que facilitem o manuseio. Para alunos que se beneficiem de instruções visuais, tenha imagens ou ilustrações do passo a passo do plantio disponíveis. Sempre esteja atento às expressões dos alunos que possam precisar de assistência adicional, oferecendo ajuda com delicadeza e incentivo. Proporcione um ambiente acolhedor e amigo, valorizando a participação de todos.

  • Aula 4: Desenho das partes das plantas.
  • Momento 1: Introdução ao Desenho das Partes das Plantas (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula recapitulando rapidamente as partes das plantas que os alunos estudaram nas aulas anteriores. Pergunte o que eles lembram sobre cada parte e sua função. Mostre novamente os cartazes ou desenhos usados antes para refrescar a memória deles. Explique que, nesta atividade, eles farão desenhos detalhados das partes das plantas.

    Momento 2: Explicação da Atividade de Desenho (Estimativa: 10 minutos)
    Distribua papéis e materiais de desenho como lápis de cor, canetinhas e lápis grafite. Explique que cada aluno irá desenhar uma planta, identificando e rotulando suas principais partes: raiz, caule, folhas, flores e frutos. Reforce a importância de colorir as diferentes partes para facilitar a identificação. Incentive a criatividade nos desenhos, mas peça que se concentrem em representar corretamente as partes da planta.

    Momento 3: Realização dos Desenhos (Estimativa: 20 minutos)
    Permita que os alunos se espalhem pela sala para fazer seus desenhos de forma confortável. Circule pela sala, observando o progresso e disponibilizando assistência quando necessário. Sugira aos alunos que primeiro façam um esboço leve antes de partir para os detalhes e o uso das cores. Observe se os alunos estão identificando corretamente as partes das plantas e ofereça sugestões de como melhorar aspectos técnicos ou estéticos dos desenhos. É importante que você reforce positivamente todo esforço e o progresso dos alunos para incentivá-los.

    Momento 4: Compartilhamento e Avaliação (Estimativa: 10 minutos)
    Organize um momento de compartilhamento em pequenos grupos onde os alunos possam mostrar seus desenhos uns aos outros. Peça para que cada um explique as partes que desenharam e sua relevância. Depois, reúna a turma para uma breve discussão onde alguns alunos possam, voluntariamente, apresentar seus desenhos para todos. Avalie a precisão e cuidado com que representaram as partes das plantas, assim como a clareza na identificação de cada parte. Parabenize a turma pelo empenho e explique que todos os desenhos serão expostos na sala para apreciação.

  • Aula 5: Colagem do ciclo de vida das plantas.
  • Momento 1: Introdução ao ciclo de vida das plantas (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula recapitulando a importância das plantas e perguntando aos alunos o que já sabem sobre o ciclo de vida das plantas. Utilize cartazes ou ilustrações para explicar brevemente cada estágio do ciclo de vida das plantas: germinação, crescimento, floração, frutificação, e disseminação de sementes. Destaque a importância de cada etapa para a sobrevivência das plantas e faça perguntas para estimular a participação dos alunos.

    Momento 2: Preparação para a colagem (Estimativa: 10 minutos)
    Distribua materiais necessários para a colagem, como revistas antigas, papel, cola e tesouras. Explique que os alunos criarão uma colagem que represente o ciclo de vida das plantas. Oriente-os para que procurem imagens que correspondam a cada estágio do ciclo e organize um espaço na sala onde os alunos possam cortar e organizar suas imagens. Ofereça suporte e sugestões se os alunos tiverem dificuldade em encontrar imagens apropriadas.

    Momento 3: Criação da colagem (Estimativa: 20 minutos)
    Permita que os alunos trabalhem em pequenos grupos ou de forma individual para criar suas colagens. Circulando pela sala, observe o envolvimento dos alunos e ajude aqueles que precisem de apoio na composição de suas colagens. É importante que você incentive a colaboração e o debate entre as crianças sobre as escolhas de imagens que correspondem a cada etapa do ciclo de vida. Use este momento para avaliar a compreensão deles sobre o ciclo.

    Momento 4: Compartilhamento e discussão (Estimativa: 10 minutos)
    Organize uma roda de apresentação, onde cada aluno ou grupo possa explicar sua colagem para os colegas, destacando o porquê de suas escolhas de imagem para cada estágio. Ofereça feedback positivo e ressalte o esforço e criatividade dos alunos. Para encerrar, faça uma breve discussão sobre o que todos aprenderam com a atividade e reforce a importância do ciclo de vida das plantas.

Avaliação

A avaliação será feita de maneira contínua durante todo o processo de aprendizagem, considerando diferentes metodologias para captar a participação e o entendimento dos alunos. Objetiva-se avaliar a compreensão dos alunos sobre as partes das plantas e seu ciclo de vida, assim como sua capacidade de aplicar este conhecimento em atividades práticas e discussões. Os critérios incluirão a participação ativa, a observação detalhada e a colaboração em grupo. Exemplos práticos incluem a correção dos desenhos das partes das plantas, análise das colagens feitas e observação do empenho e precisão durante o plantio de sementes. Isso assegura que se valorizem não apenas o conhecimento teórico, mas também as habilidades práticas e sociais desenvolvidas, oferecendo feedback construtivo para a melhoria contínua.

  • Compreensão das partes das plantas e suas funções.
  • Participação ativa e contribuição nas discussões em grupo.
  • Precisão e criatividade nas atividades de desenho e colagem.
  • Empenho e cuidado durante o plantio de sementes.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para esta atividade incluem materiais acessíveis e de baixo custo, garantindo que os conteúdos sejam exequíveis dentro da realidade da sala de aula. Será necessário papel e material de desenho para as representações gráficas, sementes e terra para o plantio, e outros materiais simples para criação de colagens, como cola e revistas velhas. Esses recursos favorecem a experiência prática dos alunos e complementam a parte teórica, fazendo a ponte entre teoria e prática. Com a escolha de materiais que são comuns ao ambiente escolar, evita-se qualquer ônus financeiro significativo, permitindo que a atividade seja realizada conforme o planejado, com pleno envolvimento dos alunos.

  • Papel e materiais de desenho.
  • Sementes e terra para plantio.
  • Cola e revistas para colagem.
  • Materiais de escrita para anotações e esboços.

Inclusão e acessibilidade

Sabemos da carga de trabalho dos professores, mas é essencial considerar estratégias de inclusão que assegurem a participação de todos os alunos, promovendo um ambiente equitativo e de valorização da diversidade. Mesmo sem condições ou deficiências específicas na turma, sugerimos práticas de inclusão que favoreçam um ambiente acolhedor e respeitoso. Tais práticas incluem formação de grupos heterogêneos que promovem a interação social, além de oferecer suporte extra a alunos que possam demonstrar alguma dificuldade momentânea. O ambiente físico deve ser organizado de modo a permitir a fácil circulação durante as atividades, incentivando o movimento e a colaboração. Importante também é observar sinais que possam indicar dificuldades de integração, intervindo com empatia e ajuste de atividades para promover sempre a participação integral e inclusiva dos alunos.

  • Formação de grupos heterogêneos para a realização das atividades práticas.
  • Organização do espaço físico para assegurar fácil circulação e interação.
  • Suporte adicional para alunos que apresentem dificuldades momentâneas.
  • Observação e intervenção em caso de dificuldades de socialização.

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