Detetives da Biodiversidade: Uma Aventura na Escola

Desenvolvida por: Marile… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências
Temática: Biodiversidade e interações ecológicas

Esta atividade é projetada para estimular a curiosidade científica dos alunos do 2º ano do Ensino Fundamental, permitindo-lhes explorar o ambiente escolar de forma interativa e investigativa. Através de uma saída de campo pelo espaço escolar, os alunos terão a oportunidade de observar diretamente diferentes espécies de plantas e os animais que interagem com elas, focando em características específicas como raiz, caule, folhas, flores e frutos. Munidos de lupas e cadernos de campo, farão anotações detalhadas que ajudarão na compreensão de como elementos como a água e a luz são fundamentais para a vida das plantas e como estes influenciam as interações ecológicas no ambiente observado. O objetivo desta exploração é desenvolver nos alunos uma melhor apreciação da biodiversidade local e a conscientização sobre a importância da conservação ambiental, culminando na criação de um mural coletivo de biodiversidade que documente suas descobertas.

Objetivos de Aprendizagem

O propósito desta atividade é levar os alunos a desenvolver capacidades de observação e análise sobre a natureza, entendendo a importância da preservação ambiental através do reconhecimento das diversas formas de vida que os cercam e como estes seres vivem em interdependência. Visa também fomentar habilidades de investigação científica e trabalho em equipe, além de promover a alfabetização científica ao conectar os conceitos teóricos à prática por meio da exploração direta do ambiente

  • Desenvolver habilidades de observação e análise crítica sobre o meio ambiente.
  • Compreender a importância das interações ecológicas e da biodiversidade para a sustentabilidade ambiental.
  • Incentivar a curiosidade e o pensamento científico por meio de atividades práticas de investigação.
  • Fomentar o trabalho em equipe e a expressão artística através da criação de um mural coletivo.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF02CI04: Descrever características de plantas e animais (tamanho, forma, cor, fase da vida, local onde se desenvolvem etc.) que fazem parte de seu cotidiano e relacioná-las ao ambiente em que eles vivem.
  • EF02CI05: Investigar a importância da água e da luz para a manutenção da vida de plantas em geral.
  • EF02CI06: Identificar as principais partes de uma planta (raiz, caule, folhas, flores e frutos) e a função desempenhada por cada uma delas, e analisar as relações entre as plantas, o ambiente e os demais seres vivos.

Conteúdo Programático

Neste plano de aula, os alunos explorarão conceitos fundamentais relacionados à ecologia, à biologia das plantas e à interação entre seres vivos e o ambiente. Será dada especial atenção à observação de características físicas e funcionais das plantas, bem como à documentação das espécies animais que nelas interagem. Além disso, discutiremos o papel vital da água e da luz no ciclo de vida das plantas e na sustentação dos ecossistemas.

  • Características e funções das partes de uma planta.
  • A importância da água e da luz para as plantas.
  • Interdependência entre plantas e animais.
  • Construção de um mural de biodiversidade.

Metodologia

A metodologia adotada será a saída de campo, permitindo que os alunos se tornem cientistas juvenis explorando o ambiente escolar. Equipados com lupas e cadernos de campo, serão guiados em uma aventura de descoberta, incentivando a observação cuidadosa e a anotação de detalhes sobre a natureza ao redor. Essa abordagem prática visa aprofundar a compreensão dos alunos sobre a ecologia de uma maneira envolvente e significativa.

  • Exploração guiada do ambiente escolar.
  • Observação e documentação de plantas e animais.
  • Discussão em grupo sobre as descobertas.
  • Criação de um mural coletivo.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em dois momentos, cada um com duração de 30 minutos. Na primeira aula, os alunos serão introduzidos aos conceitos chave e receberão treinamento breve no uso das lupas. A segunda aula será dedicada à exploração do ambiente e à coleta de informações para o mural.

  • Aula 1: Introdução aos conceitos e preparação para a saída de campo.
  • Aula 2: Saída de campo, observação, coleta de dados e início da criação do mural.

Avaliação

A avaliação será contínua e processual, observando a participação ativa dos alunos durante a saída de campo, a acuidade nas observações realizadas e o engajamento no projeto do mural. Será considerada a capacidade de trabalhar em equipe, o desenvolvimento de habilidades de observação e a capacidade de relacionar as descobertas com os conceitos discutidos em sala de aula. O mural final, enquanto produto coletivo, também será parte da avaliação, demonstrando a capacidade de síntese e expressão artística dos alunos.

Materiais e ferramentas:

Para a execução desta atividade serão necessários recursos simples, porém essenciais para uma imersão efetiva no mundo da exploração científica juvenil. A lista inclui materiais como lupas e cadernos de campo para registros detalhados durante a investigação, além dos materiais necessários para a criação do mural de biodiversidade, como papel grande, tintas e pincéis, que permitirão a expressão artística das observações feitas pelos alunos.

  • Lupas
  • Cadernos de campo
  • Materiais de arte para mural (papel, tintas, pincéis)

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