Detetives da Natureza: Descobrindo os Segredos das Plantas

Desenvolvida por: Emanue… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências
Temática: Vida e evolução

A atividade proposta visa ensinar aos alunos do 2º ano do Ensino Fundamental sobre a diversidade e características das plantas, suas partes principais e as funções que desempenham. Ao promover um jogo de 'detetive', as crianças são estimuladas a explorar e investigar a área ao redor da escola, buscando pistas sobre diferentes plantas. Durante a atividade, elas aprendem de maneira prática e interativa sobre os meios de sobrevivência das plantas, como armazenamento de água e defesa contra predadores. Trabalhando em grupos, os alunos desenvolvem trabalho em equipe e habilidades de comunicação. O encerramento da atividade ocorre com apresentações das descobertas, fortalecendo a comunicação oral e a empatia entre pares.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é promover a compreensão acerca das plantas e seus diversos processos vitais, alinhando-se às competências e habilidades descritas na BNCC para o 2º ano. As crianças vão aprender a identificar e descrever as partes das plantas, além de compreenderem como cada uma contribui para a sobrevivência do organismo vegetal. A atividade engaja os alunos em uma investigação prática, incentivando a curiosidade e a pesquisa, reforçando o desenvolvimento do pensamento crítico e da capacidade de observar e analisar diferentes contextos naturais.

  • Compreender as partes de uma planta e suas funções.
  • Analisar como as plantas interagem com o ambiente.
  • Promover habilidades de investigação e pesquisa.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF02CI06: Identificar as principais partes de uma planta (raiz, caule, folhas, flores e frutos) e a função desempenhada por cada uma delas, e analisar as relações entre as plantas, o ambiente e os demais seres vivos.
  • EF02CI08: Comparar o efeito da radiação solar (aquecimento e reflexão) em diferentes tipos de superfície (água, areia, solo, superfícies escura, clara e metálica etc.).

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta aula de ciências focará no estudo das plantas, englobando suas partes principais e as funções desempenhadas por cada uma. Além disso, será destacado como a radiação solar afeta diferentes superfícies, contrastando com a forma como as plantas se adaptam a essas condições. Essa abordagem prática e interativa facilitará a ligação entre o conhecimento teórico e a sua aplicação no cotidiano, promovendo um aprendizado significativo e contextualizado para os alunos do 2º ano.

  • Partes das plantas: raiz, caule, folhas, flores e frutos.
  • Funções das partes das plantas.
  • Adaptação das plantas ao ambiente.
  • Efeito da radiação solar nas superfícies.

Metodologia

A atividade será conduzida através de um jogo de investigação que estimula a aprendizagem ativa e cooperativa. Ao explorar a escola em busca de pistas sobre as plantas, os alunos desenvolvem habilidades de comunicação e trabalho em equipe. Esta metodologia integra a exploração prática com o conhecimento teórico, permitindo que os alunos se envolvam ativamente no processo de aprendizado enquanto desenvolvem empatia e habilidades sociais, fundamentais para o seu crescimento integral.

  • Aprendizagem com jogos investigativos.
  • Trabalho em equipe.
  • Exploração prática do ambiente escolar.

Aulas e Sequências Didáticas

Em uma aula de 50 minutos, os alunos irão vivenciar a atividade prática e exploratória como detetives. A aula será dividida em momentos de explicação introdutória, investigação prática e compartilhamento dos achados. Essa estrutura permite que as crianças se aprofundem no tema de forma dinâmica, incentivando a participação ativa e o aprendizado colaborativo.

  • Aula 1: Introdução ao tema, atividade prática de exploração e compartilhamento de descobertas.

Avaliação

A avaliação será dinâmica e contínua, observando a participação ativa dos alunos durante a atividade e suas contribuições ao trabalho em grupo. Serão avaliados os seguintes aspectos: compreensão dos conceitos apresentados, engajamento na atividade e capacidade de compartilhar e argumentar suas descobertas. A avaliação formativa, com feedbacks ao longo da aula, possibilitará ajustes imediatos e um suporte mais próximo a cada aluno.

  • Participação ativa e engajamento.
  • Compreensão dos conceitos.
  • Habilidade de compartilhar descobertas.

Materiais e ferramentas:

Os recursos utilizados são simples e de fácil acesso, visando não onerar financeiramente a escola. Os alunos farão uso dos materiais naturais disponíveis na área externa da escola durante a investigação. Papel e lápis serão fornecidos para registro das descobertas, e serão estabelecidas estações de observação com imagens e descrições de plantas para auxiliar na coleta de informações.

  • Materiais naturais da escola.
  • Papel e lápis para registros.
  • Estações de observação com imagens.

Inclusão e acessibilidade

Apesar da carga de afazeres dos professores, é fundamental garantir um ambiente inclusivo, onde todos os alunos se sintam valorizados. Para alunos com TDAH, é importante oferecer um espaço reduzido para distrações e permitir pausas regulares para ajudar a manter o foco. Trabalhos em grupos pequenos podem facilitar a administração de tarefas e permitir a dedicação individualizada. Além disso, materiais visuais e instruções diretas podem ajudar esses alunos a se manterem organizados e engajados na atividade.

  • Ambiente com menos distrações.
  • Pausas regulares.
  • Materiais visuais e instruções diretas.
  • Grupos pequenos para facilitar a administração de tarefas.

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