Nesta atividade, os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental assumem o papel de detetives investigando os impactos do nosso consumo no meio ambiente. Eles serão divididos em equipes e, com a ajuda de perguntas disparadoras, entrarão em um processo de investigação sobre o que significa sustentabilidade, quais são as práticas de consumo consciente e como podemos aplicar alternativas eco-friendly no nosso dia a dia. Utilizando metodologias ativas como Saída de Campo, Atividade Mão-na-massa, Roda de Debate, Aprendizagem Baseada em Projetos e Aprendizagem Baseada em Jogos, os alunos serão estimulados a desenvolver pensamento crítico e reflexivo. As equipes irão identificar problemas ambientais relacionados ao consumo e pesquisar alternativas sustentáveis, culminando na proposição de ações práticas individuais ou coletivas para minimizar o impacto ambiental, solidificando assim um compromisso ambiental pessoal ou em grupo.
O objetivo desta atividade é sensibilizar os alunos sobre a importância da sustentabilidade e do consumo consciente, promovendo a reflexão sobre as ações diárias e suas consequências para o planeta. Espera-se que os estudantes desenvolvam habilidades de pesquisa, trabalho em equipe, debate crítico e apresentação de soluções, além de estabelecerem um vínculo emocional com a causa ambiental, incentivando a adoção de hábitos mais sustentáveis. Através desta atividade, os alunos aprenderão a importância de tomar decisões conscientes em relação ao consumo, reconhecendo seu papel e responsabilidade na conservação do meio ambiente.
A atividade envolverá conceitos-chave como sustentabilidade, impacto ambiental, consumo consciente e alternativas eco-friendly. Os alunos explorarão estes conceitos por meio de metodologias ativas, engajando-se diretamente na pesquisa e aplicação prática do conhecimento adquirido. Será uma jornada que leva da teoria à prática, proporcionando uma compreensão abrangente dos temas e estimulando a aplicação dos conceitos aprendidos em situações reais do cotidiano.
A atividade será orientada por metodologias ativas, proporcionando experiências práticas e significativas. A 'Saída de Campo' permitirá observações diretas do impacto do consumo no meio ambiente. A 'Atividade Mão-na-massa' engajará os alunos em projetos criativos de sustentabilidade. A 'Roda de Debate' promoverá discussões aprofundadas sobre os temas investigados. A 'Aprendizagem Baseada em Projetos' e a 'Aprendizagem Baseada em Jogos' serão adotadas para integrar teoria e prática, incentivando a pesquisa, criatividade, e soluções inovadoras.
A atividade será dividida em 4 aulas de 60 minutos cada, abrangendo introdução aos conceitos, saída de campo, desenvolvimento de projetos e apresentação dos trabalhos.
A avaliação será baseada na participação ativa dos estudantes durante as atividades, na criatividade e viabilidade das soluções propostas, bem como na qualidade dos compromissos ambientais estabelecidos. Será dada ênfase à reflexão crítica, capacidade de argumentação, cooperação em equipe e habilidade de aplicar o conhecimento adquirido em situações práticas. A culminância dos projetos e as discussões nas rodas de debate servirão como pontos chave para a avaliação, procurando observar o engajamento e a profundidade das reflexões dos alunos sobre os temas tratados.
Para a realização desta atividade, serão necessários materiais para a Saída de Campo, recursos para a execução dos projetos mão-na-massa, espaço para a realização das Rodas de Debate, além de acesso à internet e materiais de pesquisa para a fase de investigação. A diversidade de métodos e materiais enriquecerá a experiência de aprendizado, permitindo uma imersão completa dos alunos nos temas de sustentabilidade e consumo consciente.
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