Diário de uma Planta

Desenvolvida por: Silvan… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências da Natureza
Temática: Estudo do Ambiente

Este projeto propõe uma atividade interativa e educacional onde os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental terão a oportunidade de acompanhar o crescimento de uma planta desde sua fase inicial, como semente, até o possível desenvolvimento de frutos. Utilizando uma abordagem prática, os estudantes vão criar um 'Diário de uma Planta', acompanhando cada etapa do desenvolvimento da planta. A atividade envolve não apenas a observação, mas também a responsabilidade de cuidar da planta, regando-a e garantindo que receba luz solar suficiente. Antes de iniciar o processo de plantação, os alunos terão acesso a recursos digitais sobre o ciclo de vida das plantas, aprendendo sobre a função de cada parte da planta e como elas interagem com o ambiente à sua volta. Esta experiência tem como objetivo não apenas ensinar biologia de forma teórica, mas também promover um aprendizado através da vivência e observação direta dos fenômenos naturais.

Objetivos de Aprendizagem

Os principais objetivos de aprendizagem desta atividade estão centrados em proporcionar aos alunos uma compreensão prática sobre o ciclo de vida das plantas e a importância de cada parte da planta no seu desenvolvimento. Almeja-se que através da observação direta e do registro contínuo no 'Diário de uma Planta', os estudantes possam concretizar seus conhecimentos sobre biologia vegetal, compreendendo como as plantas crescem, se desenvolvem e se reproduzem. Adicionalmente, a atividade visa fomentar habilidades de observação, registro detalhado e responsabilidade, enquanto os alunos cuidam de suas próprias plantas ao longo das semanas.

  • Compreender o ciclo de vida das plantas
  • Identificar as principais partes de uma planta e suas funções
  • Observar e registrar o crescimento de uma planta
  • Desenvolver habilidades de pesquisa e observação

Habilidades Específicas BNCC

  • EF02CI06: Identificar as principais partes de uma planta (raiz, caule, folhas, flores e frutos) e a função desempenhada por cada uma delas, e analisar as relações entre as plantas, o ambiente e os demais seres vivos.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade foi cuidadosamente planejado para alinhar-se aos objetivos de aprendizagem, incluindo o estudo do ciclo de vida das plantas, a identificação e função de suas partes e a interação das plantas com seu ambiente. Ao integrar a teoria à prática, os alunos terão a chance de vivenciar em primeira mão o que aprenderam, facilitando uma maior retenção de conhecimento e um entendimento mais profundo dos conceitos biológicos.

  • Ciclo de vida das plantas
  • Partes de uma planta: raiz, caule, folhas, flores, frutos
  • Funções das partes de uma planta
  • Cuidados básicos com plantas

Metodologia

A metodologia ativa 'Sala de Aula Invertida' será empregada neste projeto, onde os alunos inicialmente se engajarão em pesquisa e estudo autônomo sobre o ciclo de vida das plantas e suas partes usando recursos digitais recomendados. Posteriormente, na sala de aula, a prática de plantar as sementes e o cuidado contínuo com as plantas servirão como uma aplicação direta do conhecimento adquirido, facilitando uma aprendizagem profunda e significativa.

  • Pesquisa autônoma sobre o ciclo de vida das plantas
  • Plantio de sementes e acompanhamento regular
  • Registro das observações no 'Diário de uma Planta'

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será distribuída ao longo de várias semanas, iniciando com a fase de pesquisa, seguida pelo plantio das sementes, e continuando com o monitoramento regular do crescimento das plantas. Cada aula dedicará um tempo específico para observações e registros no diário.

  • Aula 1: Introdução ao projeto e pesquisa sobre o ciclo de vida das plantas
  • Aula 2: Plantio das sementes e criação do Diário de uma Planta
  • Aulas subsequentes: Monitoramento regular e registros no diário

Avaliação

A avaliação desta atividade se dará através da análise dos diários criados pelos alunos, observando a consistência dos registros, a compreensão manifestada sobre o ciclo de vida das plantas e a capacidade de identificar as partes da planta e suas funções. A qualidade das observações, a frequência dos registros e o cuidado com a planta serão igualmente considerados. Este método de avaliação visa incentivar um aprendizado ativo e reflexivo, ao invés de uma abordagem baseada apenas em resultados.

Materiais e ferramentas:

Para a execução desta atividade, serão necessários diversos recursos, incluindo vasos, terra, sementes de plantas, água para rega, acesso à luz solar, além de acesso a recursos digitais para a fase de pesquisa. Diários, canetas e lápis de cor serão utilizados para registros e ilustrações.

  • Vasos e terra
  • Sementes de plantas
  • Acesso à luz solar e água para rega
  • Recursos digitais sobre o ciclo de vida das plantas
  • Cadernos ou folhas de papel para o diário
  • Canetas e lápis de cor para registros e ilustrações

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo