Diário Solar

Desenvolvida por: Jovina… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências da Natureza
Temática: Astronomia e Observação do Céu

Nesta atividade denominada 'Diário Solar', cada aluno terá a oportunidade de observar, registrar e analisar a posição do Sol e como este fenômeno influencia a formação das sombras ao longo do dia. Realizada ao longo de uma semana, esta atividade prática buscará desenvolver a capacidade de observação, registro detalhado e análise crítica dos alunos do 2º ano do Ensino Fundamental em relação aos fenômenos astronômicos diurnos e sua relação com o ambiente. Os alunos deverão registrar as observações em três momentos distintos do dia: pela manhã, à tarde e antes do pôr do sol, notando a posição do Sol no céu e desenhando as sombras observadas em seus arredores. Este registro será feito em um 'Diário Solar', que contará com desenhos e breves descrições sobre a direção e o tamanho aproximado das sombras. Ao término da semana, os alunos compartilharão suas descobertas com a turma, promovendo um rico debate sobre suas observações e a ciência por trás delas.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade tem como objetivo principal estimular a curiosidade científica dos alunos sobre fenômenos naturais, especificamente, a posição do Sol no céu e sua influência na formação de sombras. Almeja-se que, ao final desta experiência, os estudantes sejam capazes de descrever as posições do Sol em diferentes horários do dia e associar estas observações com as variações no tamanho e na direção das sombras projetadas. Adicionalmente, espera-se fomentar habilidades de observação, registro cuidadoso e análise de dados simples em uma perspectiva científica, assim como a capacidade de compartilhar descobertas e trabalhar colaborativamente em discussões em grupo.

  • Estimular a curiosidade sobre os fenômenos naturais relacionados à posição do Sol.
  • Desenvolver habilidades de observação e registro detalhado.
  • Analisar a relação entre a posição do Sol e as sombras projetadas.
  • Fomentar o debate e a troca de ideias sobre observações científicas.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF02CI07: Descrever as posições do Sol em diversos horários do dia e associá-las ao tamanho da sombra projetada.

Conteúdo Programático

Esta atividade pedagógica é ancorada no estudo dos fenômenos astronômicos e suas manifestações visíveis na Terra, especialmente na observação do Sol e como sua posição influencia a formação de sombras ao longo do dia. Através de uma metodologia ativa de aprendizado, os alunos serão encorajados a explorar o ambiente ao redor para coletar dados, fazendo uso de habilidades de observação, registro e análise crítica para construir conhecimento de forma significativa sobre conceitos astronômicos básicos, ressaltando a importância destes para a vida na Terra.

  • Fenômenos astronômicos: a posição do Sol e as sombras
  • Observação do céu diurno: práticas de registro e análise
  • Astronomia básica para o Ensino Fundamental
  • Métodos de observação científica e registro de dados

Metodologia

Adotaremos uma metodologia ativa, onde os alunos serão os principais agentes de seu aprendizado. Inicialmente, será proporcionada uma breve introdução sobre o tema para a turma, explicando o objetivo do 'Diário Solar' e como realizar as observações. Posteriormente, a prática de observação será realizada individualmente pelos alunos em diferentes contextos (casa, escola, parque), incentivando a autonomia e a experiência direta com o fenômeno estudado. Ao longo da semana, momentos serão reservados para que os alunos compartilhem suas descobertas preliminares, promovendo o diálogo e a troca de experiências. Ao final, será organizada uma discussão em grupo para analisar os registros, comparar observações e debater as conclusões.

  • Breve introdução teórica sobre a posição do Sol e formação de sombras.
  • Orientações sobre como realizar o registro no 'Diário Solar'.
  • Observação e registro individual do fenômeno em diversos momentos do dia.
  • Troca de experiências entre os alunos sobre as observações feitas.
  • Discussão coletiva e análise dos registros, comparando e debatendo as observações.

Aulas e Sequências Didáticas

Esta atividade será realizada ao longo de uma semana, compreendendo duas aulas iniciais de 50 minutos para a introdução do projeto e explicações metodológicas, e as observações práticas serão realizadas pelos alunos em seu tempo, fora do horário de aula. A última aula, também de 50 minutos, será dedicada à discussão e compartilhamento das descobertas.

  • Aula 1: Introdução ao projeto Diário Solar e explicações metodológicas (50 minutos)
  • Aula 2: Continuação das orientações e início das observações práticas (50 minutos)
  • Atividade extraclasse: Observação e registro no Diário Solar (ao longo da semana)
  • Aula 3: Discussão coletiva e compartilhamento das descobertas (50 minutos)

Avaliação

A avaliação desta atividade será formativa, focando no processo de aprendizagem e engajamento dos alunos. Será considerada a consistência e detalhamento dos registros no 'Diário Solar', a capacidade de observação demonstrada, e a participação nas discussões em grupo. Os alunos serão incentivados a refletir sobre suas observações, comparando-as com as de seus colegas, e a discutir as razões por trás das variações observadas nas sombras em relação à posição do Sol. Exemplos de boa observação e registro, assim como contribuições valiosas para as discussões em grupo, serão destacados e reconhecidos.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários alguns recursos básicos, como materiais para a confecção dos 'Diários Solares' (cadernos ou folhas de papel, lápis, canetas coloridas) e uma breve cartilha ilustrativa sobre a posição do Sol e formação de sombras. Além disso, será disponibilizada uma lista de sugestões de locais para observação e dicas de segurança ao observar o Sol diretamente. Recursos online também poderão ser utilizados para aprofundamento do tema, incluindo vídeos educativos e simuladores astronômicos.

  • Cadernos ou folhas de papel para o 'Diário Solar'
  • Lápis e canetas coloridas para os registros
  • Cartilha ilustrativa sobre a posição do Sol e formação de sombras
  • Lista de sugestões de locais para observação e dicas de segurança
  • Recursos online para aprofundamento do tema

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo