Exploradores do Sistema Solar

Desenvolvida por: Tainar… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências da Natureza e Matemática
Temática: O Sistema Solar

Nesta atividade, intitulada 'Exploradores do Sistema Solar', os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental serão convidados a embarcar numa emocionante jornada pelo Sistema Solar, transformando-se em pequenos astronautas. A sala de aula será devidamente decorada para se assemelhar ao espaço, com estrelas, planetas e outros corpos celestes, criando um ambiente imersivo e propício para a exploração. Cada grupo de alunos receberá uma 'nave espacial' feita de caixas de papelão, a qual eles usarão para navegar de um planeta a outro. Centros ou estações serão montados ao redor da sala, representando os diferentes planetas do Sistema Solar. Em cada estação, os estudantes encontrarão imagens e informações pertinentes ao planeta que estão visitando. Eles serão desafiados a realizar atividades práticas, como montar quebra-cabeças que representam os diferentes planetas, colorir desenhos temáticos ou modelar os planetas usando massinha, aprendendo assim sobre as características únicas de cada um deles. No término da atividade, todos os alunos participarão de uma roda de debate para compartilhar as descobertas feitas durante sua jornada espacial. Este momento será uma rica oportunidade para estimular o diálogo, a escuta ativa e a troca de experiências entre os pequenos exploradores do espaço.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo dessa atividade pedagógica é proporcionar aos alunos do 2º ano do Ensino Fundamental uma aprendizagem significativa sobre o Sistema Solar de maneira lúdica e interativa. Busca-se estimular o interesse pela Astronomia e pelas Ciências da Natureza, desenvolvendo habilidades de observação, raciocínio lógico e trabalho em equipe. Além disso, essa atividade visa promover a autonomia dos estudantes ao permitir que explorem os ‘planetas’ e realizem as tarefas mão na massa por conta própria. Pretende-se ainda fomentar habilidades sociais importantes, como a comunicação efetiva e o respeito pelas ideias dos colegas, por meio da roda de debate proposta para o encerramento da atividade.

  • Desenvolver conceitos fundamentais sobre o Sistema Solar e seus planetas
  • Fomentar o interesse pela ciência e observação do espaço
  • Estimular habilidades de trabalho em equipe, resolução de problemas e criatividade
  • Promover a autonomia dos estudantes na aprendizagem
  • Desenvolver habilidades de comunicação e escuta ativa

Habilidades Específicas BNCC

  • EF02CI01 - Explorar e identificar elementos do dia a dia relacionados com o Sistema Solar, tais como a luz solar e os fenômenos meteorológicos.
  • EF02CI02 - Descrição das principais características do Sistema Solar, incluindo os planetas, estrelas e outros corpos celestes.
  • EF02MA13 - Resolver e elaborar problemas simples de adição, subtração, multiplicação e divisão, que envolvam medidas de comprimento, massa e capacidade, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.

Conteúdo Programático

A abordagem do Sistema Solar nesta atividade oferece uma excelente oportunidade para explorar não apenas conceitos científicos, mas também integrar habilidades matemáticas básicas como estimativas e medidas através das atividades práticas propostas. Ao manipular materiais concretos para aprender sobre os planetas, os alunos poderão desenvolver uma compreensão mais aprofundada e significativa sobre a organização do espaço. A atividade se baseia em metodologia ativa e na aprendizagem baseada em jogos, promovendo uma experiência educativa holística que abrange desde o conhecimento científico até habilidades socioemocionais.

  • Conceitos básicos sobre o Sistema Solar e os corpos celestes
  • Características e curiosidades sobre os planetas
  • Noções de distância e tamanho no espaço
  • Importância do trabalho em equipe e comunicação
  • Observação do céu e identificação de constelações básicas

Metodologia

Para garantir uma aprendizagem efetiva e engajada, a atividade utiliza metodologias ativas, como a Aprendizagem Mão-na-massa, Roda de Debate e Aprendizagem Baseada em Jogos. Esta abordagem permite que os estudantes sejam os protagonistas de sua própria aprendizagem, explorando os conteúdos de forma prática e interativa. As atividades serão guiadas de forma a estimular a curiosidade, a investigação e o raciocínio lógico, promovendo também a interação social e o desenvolvimento de habilidades socioemocionais.

  • Aprendizagem Mão-na-massa: atividades práticas como montar quebra-cabeças e modelar com massinha
  • Roda de Debate: espaço para partilha e discussão das descobertas
  • Aprendizagem Baseada em Jogos: utilização de jogos e desafios para facilitar a compreensão dos conteúdos abordados

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos cada, permitindo tempo adequado para a exploração das 'estações planetárias', realização das tarefas práticas e a roda de debate final.

  • Aula 1: Introdução ao Sistema Solar, distribuição das 'naves espaciais', exploração das estações e início das atividades práticas.
  • Aula 2: Continuação das atividades práticas, finalização da exploração dos planetas e roda de debate para compartilhar as descobertas.

Avaliação

A avaliação dessa atividade será formativa e processual, centrada na observação contínua do envolvimento dos alunos com as tarefas propostas e sua participação efetiva durante as atividades práticas e a roda de debate. Será dada especial atenção ao desenvolvimento de habilidades como trabalho em equipe, criatividade nas resoluções dos desafios propostos, e habilidades de comunicação durante a partilha de ideias. A contribuição individual e coletiva para o debate também será considerada, avaliando-se a capacidade de escutar e respeitar as opiniões dos colegas. Exemplos de comportamentos a serem observados incluem a participação ativa nas tarefas, a utilização de raciocínio lógico para montagem dos quebra-cabeças e a habilidade de expressar pensamentos e conclusões de forma clara durante o debate.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, será necessário organizar uma série de recursos que estimulem a exploração sensorial e cognitiva dos alunos. Estes incluirão materiais simples e acessíveis, reforçando o valor da criatividade e do uso eficaz dos recursos disponíveis na promoção da aprendizagem.

  • Caixas de papelão grandes (naves espaciais)
  • Imagens e informações sobre os planetas (para as estações)
  • Quebra-cabeças do sistema solar
  • Massinha de modelar de várias cores
  • Lápis de cor, canetinhas e papéis para colorir
  • Decoração temática da sala (estrelas, cometas, etc.)

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo