Exploradores do Sistema Solar

Desenvolvida por: Wanilz… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências da Natureza
Temática: Sistema Solar

Na atividade Exploradores do Sistema Solar, alunos do 2º ano do Ensino Fundamental terão a oportunidade de mergulhar no estudo dos planetas que compõem o nosso Sistema Solar. A atividade inicia com a divisão da turma em grupos ou individualmente, atribuindo a cada um o nome de um planeta para pesquisa. O objetivo é que utilizando materiais recicláveis, cada grupo construa uma representação tridimensional, ou maquete, do planeta pesquisado. Posteriormente, a sala de aula será transformada em um modelo simplificado do Sistema Solar, onde os alunos, de forma colaborativa, posicionarão suas maquetes em ordem a partir do Sol. Além da construção dos modelos, cada grupo será responsável por apresentar à turma as principais características do planeta representado, como tamanho, cor, temperatura, entre outros aspectos. Este plano integra trabalho em equipe, pesquisa, criatividade e apresentação oral, promovendo uma aprendizagem ativa e significativa sobre o tema abordado.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é engajar os alunos no estudo do Sistema Solar de maneira ativa e participativa, promovendo o desenvolvimento de habilidades essenciais como trabalho em equipe, pesquisa, expressão oral e criatividade. Através da construção das maquetes, os estudantes serão encorajados a explorar e refletir sobre as características únicas de cada planeta, facilitando a assimilação do conteúdo de forma lúdica e prática. Além disso, a apresentação dos projetos estimula as habilidades de comunicação, enquanto a montagem coletiva do modelo simplificado do Sistema Solar reforça o entendimento sobre a disposição e relação espacial entre os planetas.

  • Promover a aprendizagem ativa sobre o Sistema Solar.
  • Desenvolver habilidades de trabalho em equipe e colaboração.
  • Estimular a pesquisa e a criatividade através da construção de maquetes com materiais recicláveis.
  • Fomentar habilidades de expressão oral e apresentação em público.
  • Refletir sobre a disposição e relações espaciais entre os planetas.

Conteúdo Programático

Este projeto pedagógico foi concebido para oferecer aos alunos uma compreensão holística do Sistema Solar, através de uma abordagem prática e interativa. Ao envolver os estudantes na pesquisa, construção e apresentação sobre os planetas, estamos promovendo não só o conhecimento específico do tema, mas também competências transversais que serão valiosas ao longo de sua jornada educacional.

  • Componentes do Sistema Solar
  • Características principais dos planetas
  • Uso de materiais recicláveis para fins educacionais
  • Organização do espaço e disposição dos planetas
  • Técnicas de apresentação e comunicação

Metodologia

Adotamos a metodologia ativa de Aprendizagem Baseada em Jogos, propiciando um ambiente de ensino dinâmico e participativo. A construção de maquetes e a organização do Sistema Solar na sala de aula são concebidas como uma forma de 'jogo educativo', onde cada etapa do processo encoraja a exploração, a pesquisa e a colaboração entre os alunos. Esta abordagem visa não só a aquisição de conhecimento sobre o Sistema Solar, mas também o desenvolvimento de competências socioemocionais importantes.

  • Pesquisa e seleção de informações relevantes sobre os planetas
  • Construção de maquetes utilizando materiais recicláveis
  • Montagem coletiva de um modelo simplificado do Sistema Solar
  • Apresentação oral das características dos planetas
  • Reflexão sobre o aprendizado e trabalho em equipe

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas aulas de 50 minutos cada. Na primeira aula, serão atribuídos os planetas aos alunos e iniciará a pesquisa. Na segunda aula, acontecerá a construção das maquetes, montagem do modelo simplificado do Sistema Solar e as apresentações.

  • Aula 1: Apresentação da atividade e início da pesquisa sobre os planetas.
  • Aula 2: Continuação da pesquisa, construção das maquetes e início das apresentações.
  • Aula 3: Montagem do Sistema Solar na sala e conclusão das apresentações.

Avaliação

A avaliação será contínua e observará o engajamento dos alunos em todas as fases da atividade. Serão avaliados: a criatividade e exatidão na construção das maquetes, a capacidade de trabalho em equipe, a qualidade da pesquisa realizada sobre o planeta e a eficácia da apresentação oral. A participação ativa e o respeito às contribuições dos colegas serão também considerados. Será incentivada a autoavaliação, onde os alunos poderão refletir sobre seu desempenho e aprendizados.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para esta atividade incluem acesso à internet para pesquisa, materiais recicláveis diversos (papéis, caixas, plásticos, etc.), cola, tesouras, tinta e pincéis. A utilização de recursos disponíveis de forma criativa é encorajada para promover a conscientização sobre sustentabilidade e reciclagem.

  • Acesso à internet para pesquisa
  • Materiais recicláveis diversos
  • Cola, tesouras e material para pintura

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo