Jogo da Memória Antiacidentes

Desenvolvida por: José A… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências
Temática: Prevenção de Acidentes Domésticos

Nesta atividade, os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental criarão um jogo de memória com cartas que mostram imagens de objetos domésticos potencialmente perigosos e suas respectivas soluções para prevenção de acidentes. Cada par de cartas apresentará um objeto e a ação segura associada para evitar acidentes. Durante o jogo, os alunos irão aprender a relacionar objetos perigosos com comportamentos de segurança. Após jogarem, haverá uma discussão em grupo sobre o que aprenderam e como podem aplicar esse conhecimento em casa.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade incluem a promoção da compreensão dos riscos associados a objetos domésticos e o incentivo à adoção de práticas seguras no ambiente familiar. Através da identificação e associação de objetos perigosos junto a medidas preventivas, os alunos desenvolvem a habilidade de refletir sobre segurança doméstica. Esta atividade busca, portanto, não apenas transmitir conhecimento, mas também provocar mudanças comportamentais nos estudantes.

  • Conscientizar sobre o perigo de objetos domésticos.
  • Estimular a prática de ações preventivas.
  • Desenvolver a análise crítica sobre segurança.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF02CI03: Discutir os cuidados necessários à prevenção de acidentes domésticos (objetos cortantes e inflamáveis, eletricidade, produtos de limpeza, medicamentos etc.).

Conteúdo Programático

O conteúdo programático abrange uma série de conceitos destinados a promover a compreensão sobre segurança doméstica. Através de discussões e atividades práticas, os alunos realizarão conexões entre a teoria e práticas de prevenção, solidificando o entendimento sobre a importância de ações precavidas no cotidiano.

  • Identificação de objetos domésticos perigosos.
  • Medidas de prevenção de acidentes.
  • Relação entre objetos e ações preventivas.

Metodologia

A atividade segue uma abordagem metodológica interativa e prática, na qual os alunos participam ativamente da construção do conhecimento. Inicialmente, eles identificarão e discutirão objetos domésticos perigosos, para então criar as cartas do jogo da memória, favorecendo tanto o aprendizado colaborativo quanto individual.

  • Discussão em grupo sobre segurança doméstica.
  • Criação e uso de um jogo de memória.
  • Debate reflexivo pós-atividade.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma foi definido para maximizar o tempo de aprendizagem, dividindo a atividade em duas sessões de 60 minutos. Isso permite que os alunos dediquem tempo adequado tanto à criação quanto ao uso do jogo de memória, bem como à reflexão e discussão pós-atividade.

  • Aula 1: Introdução e criação das cartas do jogo (60 minutos).
  • Aula 2: Uso do jogo e discussão em grupo (60 minutos).

Avaliação

Os alunos serão avaliados tanto durante a dinâmica do jogo quanto na discussão final. Critérios incluem a participação ativa, a capacidade de identificar corretamente as associações entre objetos e ações preventivas, e a apresentação de contribuições relevantes na discussão. Por exemplo, um aluno que se envolve na criação das cartas, acerta as correspondências durante o jogo e compartilha experiências pessoais sobre prevenção de acidentes, demonstrará um entendimento sólido do conteúdo.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para a atividade incluem materiais simples que facilitam a criação e execução do jogo de memória, promovendo um ambiente de aprendizagem ativo e colaborativo.

  • Cartolinas ou papel cartão para as cartas.
  • Imagens de objetos domésticos e soluções preventivas.
  • Tesouras, cola e canetas coloridas.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo