Nesta atividade, os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental criarão um jogo de memória com cartas que mostram imagens de objetos domésticos potencialmente perigosos e suas respectivas soluções para prevenção de acidentes. Cada par de cartas apresentará um objeto e a ação segura associada para evitar acidentes. Durante o jogo, os alunos irão aprender a relacionar objetos perigosos com comportamentos de segurança. Após jogarem, haverá uma discussão em grupo sobre o que aprenderam e como podem aplicar esse conhecimento em casa.
Os objetivos de aprendizagem desta atividade incluem a promoção da compreensão dos riscos associados a objetos domésticos e o incentivo à adoção de práticas seguras no ambiente familiar. Através da identificação e associação de objetos perigosos junto a medidas preventivas, os alunos desenvolvem a habilidade de refletir sobre segurança doméstica. Esta atividade busca, portanto, não apenas transmitir conhecimento, mas também provocar mudanças comportamentais nos estudantes.
O conteúdo programático abrange uma série de conceitos destinados a promover a compreensão sobre segurança doméstica. Através de discussões e atividades práticas, os alunos realizarão conexões entre a teoria e práticas de prevenção, solidificando o entendimento sobre a importância de ações precavidas no cotidiano.
A atividade segue uma abordagem metodológica interativa e prática, na qual os alunos participam ativamente da construção do conhecimento. Inicialmente, eles identificarão e discutirão objetos domésticos perigosos, para então criar as cartas do jogo da memória, favorecendo tanto o aprendizado colaborativo quanto individual.
O cronograma foi definido para maximizar o tempo de aprendizagem, dividindo a atividade em duas sessões de 60 minutos. Isso permite que os alunos dediquem tempo adequado tanto à criação quanto ao uso do jogo de memória, bem como à reflexão e discussão pós-atividade.
Os alunos serão avaliados tanto durante a dinâmica do jogo quanto na discussão final. Critérios incluem a participação ativa, a capacidade de identificar corretamente as associações entre objetos e ações preventivas, e a apresentação de contribuições relevantes na discussão. Por exemplo, um aluno que se envolve na criação das cartas, acerta as correspondências durante o jogo e compartilha experiências pessoais sobre prevenção de acidentes, demonstrará um entendimento sólido do conteúdo.
Os recursos necessários para a atividade incluem materiais simples que facilitam a criação e execução do jogo de memória, promovendo um ambiente de aprendizagem ativo e colaborativo.
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