Laboratório de Plantas Mágicas

Desenvolvida por: Marize… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências Naturais
Temática: Investigação da importância da água e luz para as plantas

A atividade 'Laboratório de Plantas Mágicas' tem como objetivo criar uma experiência prática e investigativa para os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental. Através de um laboratório simulado na sala de aula, os alunos irão plantar sementes sob diferentes condições, como locais iluminados, sem luz, com e sem água, para observar o efeito dessas variáveis no crescimento das plantas. Durante a semana, as crianças realizarão observações diárias, anotando e discutindo as diferenças e semelhanças no desenvolvimento das plantas. Esse processo é projetado para instigar a curiosidade e fomentar o entendimento sobre a necessidade de luz e água para o crescimento vegetal, de acordo com a habilidade EF02CI05 da BNCC. Além disso, a atividade promoverá habilidades sociais e cognitivas, como o trabalho em grupo e a comunicação de resultados, fundamentais para a formação integral dos alunos.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade centram-se em desenvolver a compreensão dos alunos sobre as necessidades fundamentais das plantas para sobreviver e crescer, como água e luz solar. A atividade está estruturada para promover o pensamento crítico e investigativo, além de estimular a curiosidade científica desde cedo. Por meio da observação direta e da comparação dos diferentes cenários de crescimento das plantas, os alunos aprenderão a descrever características de plantas, relacionar suas necessidades de luz e água com seu desenvolvimento, e comunicar suas descobertas de maneira organizada e clara. Esse processo apoia a construção de um conhecimento mais profundo e contextualizado dentro das ciências biológicas e naturais, alinhado às diretrizes da BNCC.

  • Compreender a importância da água e da luz para o crescimento das plantas.
  • Desenvolver habilidades de observação e investigação científica.
  • Estimular a cooperação e comunicação em grupos.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF02CI04: Descrever características de plantas e animais (tamanho, forma, cor, fase da vida, local onde se desenvolvem etc.) que fazem parte de seu cotidiano e relacioná-las ao ambiente em que eles vivem.
  • EF02CI05: Investigar a importância da água e da luz para a manutenção da vida de plantas em geral.
  • EF02CI07: Descrever as posições do Sol em diversos horários do dia e associá-las ao tamanho da sombra projetada.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático aborda aspectos fundamentais do ciclo de vida das plantas, os elementos essenciais para seu crescimento, e as condições ideais que promovem o desenvolvimento vegetal. Dentro desse escopo, os alunos terão contato com conceitos como fotossíntese, transpiração, e como diferentes ambientes influenciam o crescimento das plantas. Ao explorar e discutir suas observações, as crianças estarão também aprimorando suas habilidades de comunicação e cooperação, essenciais para processos de investigação científica.

  • Conceitos básicos de fotossíntese e a importância da luz.
  • Influência da água no desenvolvimento vegetal.
  • Como o ambiente afeta o crescimento das plantas.

Metodologia

A metodologia proposta se fundamenta em uma abordagem prática e investigativa, permitindo que os alunos explorem, de maneira hands-on, como diferentes fatores afetam o crescimento das plantas. A atividade será realizada em pequenos grupos, incentivando a colaboração e discussão. Cada grupo configurará um experimento, registrará observações diárias e compartilhará suas descobertas em um fórum de classe, promovendo a troca de ideias e conclusões derivadas do processo experimental.

  • Uso de experimentos práticos para compreensão de conceitos científicos.
  • Trabalho em grupos para fomentar a colaboração.
  • Registro e compartilhamento de observações.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma é dividido em cinco aulas de 40 minutos, cada uma com um foco especifico, garantindo um acompanhamento contínuo e um tempo suficiente para a discussão e reflexão sobre as observações. A dinâmica da classe permitirá aos alunos experimentar, registrar resultados, e trocar informações, além de construir um entendimento coletivo aprimorado através da análise comparativa dos diferentes resultados.

  • Aula 1: Introdução à atividade e divisão dos grupos.
  • Momento 1: Abertura e introdução ao tema (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula cumprimentando os alunos e explique que irão observar o crescimento de plantas em um laboratório simulado. Apresente brevemente o que será feito nas próximas aulas, destacando a importância da luz e da água para as plantas. Permita que as crianças façam perguntas e compartilhem o que já sabem sobre plantas.

    Momento 2: Apresentando o experimento (Estimativa: 10 minutos)
    Explique com mais detalhes como o experimento funcionará, utilizando uma linguagem simples e visual. Utilize cartazes ou imagens que representem os diferentes ambientes em que as sementes serão plantadas. Esclareça que cada grupo terá condições diferentes para observar os efeitos da água e da luz no crescimento das plantas.

    Momento 3: Divisão dos grupos (Estimativa: 10 minutos)
    Divida os alunos em grupos de 4 a 5 integrantes. Explique claramente o papel de cada membro do grupo, como responsável pelas anotações, monitoramento e feedback ao grupo. Use a lista de chamada para dividir os grupos de forma justa e equilibrada. Encoraje os alunos a nomearem o grupo de forma divertida, para promover a cooperação e o senso de equipe.

    Momento 4: Preparação dos materiais e fechamento (Estimativa: 10 minutos)
    Oriente os alunos a organizarem os materiais que irão utilizar: vasos, sementes, cadernos para anotações, etc. Ofereça orientações passo a passo, garantindo que todos os alunos compreendam o que precisa ser feito. Conclua com uma breve revisão do que foi aprendido e convide os alunos a compartilhar o que estão ansiosos para descobrir com o experimento.

  • Aula 2: Configuração dos experimentos e primeiras anotações.
  • Momento 1: Revisão da Atividade (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula relembrando os alunos sobre os objetivos do experimento iniciado na aula anterior. Destaque novamente a importância da luz e da água para o crescimento das plantas. Use perguntas simples para verificar a compreensão inicial, como 'O que acham que acontecerá com as plantas sem água?' Permita que os alunos compartilhem suas expectativas e ideias.

    Momento 2: Configuração dos Experimentos (Estimativa: 15 minutos)
    Instrua os alunos a iniciarem a configuração dos experimentos em seus respectivos grupos. Auxilie-os na escolha do local para os vasos, garantindo que as condições de luz e água sejam adequadas conforme as variáveis estabelecidas. Circule pela sala, observando se os alunos compreendem a atividade e oferecendo ajuda quando necessário. É importante garantir que as crianças façam o registro fotográfico inicial usando tablets ou smartphones.

    Momento 3: Primeiras Anotações (Estimativa: 10 minutos)
    Peça que os alunos façam as primeiras anotações sobre a experiência: como está o aspecto inicial das sementes, onde foram colocadas e que condições serão observadas. Oriente-os a utilizarem descrições simples mas claras, incentivando o uso de desenhos para complementar as anotações caso necessário. Verifique se todos os alunos estão conseguindo registrar suas observações.

    Momento 4: Revisão e Perguntas (Estimativa: 5 minutos)
    Coordenem uma breve sessão de partilha onde grupos voluntariamente apresentam suas configurações e observações iniciais. Utilize este momento para corrigir ou reforçar conceitos sobre a necessidade de luz e água, e para esclarecer quaisquer dúvidas que possam surgir. Reforce a importância da observação contínua ao longo dos próximos dias e incentivem a curiosidade investigativa.

  • Aula 3: Observações diárias e registro de dados.
  • Momento 1: Revisão das Anotações Anteriores e Ajustes (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula pedindo que os alunos revisitem suas anotações das aulas anteriores. Encoraje-os a relerem em grupo e discutir o que observaram inicialmente. Circule pela sala, respondendo a dúvidas e observando se compreenderam o que escreveram. É importante que o professor auxilie na correção de qualquer erro de registro observacional. Permita que cada grupo faça ajustes em suas anotações se necessário. Isso ajudará a cultivar um pensamento crítico sobre suas anotações.

    Momento 2: Observações Diárias e Registro (Estimativa: 20 minutos)
    Oriente os alunos a realizarem uma nova observação das plantas. Instrua-os a serem atentos aos detalhes, como mudanças de cor, presença de brotos ou altura das plantas. Permita que, individualmente, cada membro anote suas observações e, em seguida, que o grupo consolidado registre um consenso nos cadernos de anotações. Incentive-os a utilizar descrições claras e desenhos ilustrativos caso necessário. Ofereça suporte a quem apresentar dificuldades e elogie a correção e detalhamento das anotações. Este é um ótimo momento para promover autonomia e responsabilidade.

    Momento 3: Discussão em Grupo sobre Descobertas (Estimativa: 10 minutos)
    Convide cada grupo a compartilhar suas descobertas e discutir o que perceberam ao longo dos dias, comparando suas observações com as expectativas iniciais. Utilize este momento para intervir com perguntas abertas que estimulem a reflexão e a curiosidade, como 'O que surpreendeu vocês?' ou 'Que perguntas novas surgiram?'. É importante que se faça um comparativo com os resultados de outros grupos para incentivar a observação crítica e respeito pelas descobertas alheias. Corrija equívocos de forma colaborativa e respeitosa.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Incentive a participação de todos os alunos nos grupos, proporcionando papéis diferenciados para aqueles que têm maior dificuldade em escrever rapidamente, como realizar desenhos ou ser o porta-voz. Use fichas de apoio visual para estudantes que possam precisar de ajuda adicional quanto ao passo a passo da observação. Considere realizar um resumo geral no quadro ao final, para assegurar que todos tenham acesso à mesma quantidade de informação. Mantenha-se aberto a ajustar os grupos quando necessário para garantir um trabalho colaborativo mais equilibrado.

  • Aula 4: Discussão em grupo sobre os resultados.
  • Momento 1: Revisão dos Resultados (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie pedindo que os alunos reavaliem suas anotações e resultados. Peça que discutam em seus grupos as observações feitas ao longo da semana. Observe se os alunos conseguem identificar padrões ou diferenças significativas no desenvolvimento das plantas. Oriente-os a destacar quais plantas cresceram mais e sob quais condições. Pergunte se eles notaram alguma surpresa nos resultados.

    Momento 2: Preparação da Apresentação em Grupo (Estimativa: 10 minutos)
    Oriente cada grupo a preparar uma breve apresentação sobre suas conclusões. Ajude os grupos a decidir quais informações são mais relevantes para compartilhar e como podem organizá-las de maneira clara. Incentive o uso de desenhos e descrições diretas. Reforce a importância de priorizar os pontos que permitam entender o que funcionou melhor ou não em seus experimentos.

    Momento 3: Apresentações dos Grupos (Estimativa: 15 minutos)
    Convoque cada grupo para apresentar seus resultados à turma. Permita que cada membro do grupo tenha a oportunidade de falar. Enquanto isso, faça anotações sobre como eles conseguem explicar suas descobertas e a clareza das mesmas. Incentive a interação, permitindo perguntas entre os grupos. Intervenha com perguntas como ‘Por que vocês acham que houve essa diferença?’ ou ‘O que fariam diferente se repetissem o experimento?’ para estimular a reflexão crítica.

    Momento 4: Reflexão Final e Feedback (Estimativa: 5 minutos)
    Conclua a aula pedindo que os alunos reflitam sobre o que aprenderam com a atividade de investigação. Incentive que comparem suas expectativas iniciais com os resultados obtidos. Destaque pontos positivos e as áreas em que poderão melhorar em observações futuras. Pergunte o que eles acham que fariam diferente da próxima vez. Finalize agradecendo o esforço e participação de todos, ressaltando o quanto é importante compartilhar descobertas no aprendizado científico.

  • Aula 5: Apresentação dos resultados e conclusões.
  • Momento 1: Organização Inicial dos Resultados (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula pedindo que os alunos revisitem suas anotações e resultados. Facilite a organização das conclusões de cada grupo, incentivando-os a escolher os pontos mais relevantes e significativos a serem apresentados. É importante que cada grupo discuta e decida, colaborativamente, como farão a apresentação da forma mais clara possível.

    Momento 2: Apresentações dos Grupos (Estimativa: 20 minutos)
    Cada grupo deve ter a oportunidade de apresentar suas descobertas para a turma. Oriente que as apresentações sejam simples e diretas, utilizando desenhos, gráficos ou objetos como suporte visual. Permita que cada membro participe ativamente ao compartilhar um trecho da apresentação. Faça anotações sobre a clareza e coerência das apresentações e avalie a participação de todos os membros do grupo. Intervenha com perguntas estimulantes que incentivem a reflexão crítica e o pensamento investigativo.

    Momento 3: Reflexão em Conjunto (Estimativa: 10 minutos)
    Conduza uma discussão coletiva focada em reflexões sobre o processo e os resultados obtidos. Pergunte o que mais surpreendeu os alunos e o que eles aprenderam sobre a importância da luz e da água para as plantas. É importante que os alunos comparem suas hipóteses iniciais com os resultados obtidos. Conclua incentivando-os a pensar em novas perguntas ou experimentos futuros. Finalize destacando o esforço e cooperação de todos durante a atividade.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Encoraje a participação de todos fornecendo papéis diferenciados que valorizem as habilidades individuais dos alunos, como ser o apresentador, o ilustrador ou o responsável pelo material. Use materiais visuais de apoio (como gráficos simplificados) para ajudar no entendimento de todos. Caso necessário, ajuste a formação dos grupos para promover a inclusão e garantir que todos os alunos se sintam confortáveis e participativos. Lembre-se sempre de reforçar as contribuições de cada aluno e o valor do trabalho colaborativo.

Avaliação

Os métodos avaliativos incluem duas abordagens principais. A primeira é a avaliação contínua, na qual o professor observa o engajamento dos alunos, sua capacidade de trabalhar em grupo e o registro organizado das observações. A segunda é a apresentação final dos resultados e conclusões, onde os alunos demonstram suas habilidades em comunicação ao expor suas descobertas. Essas avaliações estão alinhadas aos objetivos de aprendizagem como a compreensão dos conceitos científicos e a habilidade de comunicar a descoberta de forma eficaz.

  • Avaliação contínua do engajamento e trabalho em grupo.
  • Apresentação dos resultados e comunicação eficaz das conclusões.

Materiais e ferramentas:

Recursos e materiais utilizados incluem: caixas de sementes, copos ou vasos para plantio, terra adubada, regadores, lâmpadas pequenas para simular luz solar, cadernos para registro das observações e material de escrita. Há também a possibilidade de utilização de tablets ou smartphones para registro fotográfico do progressivo crescimento das plantas, facilitando as apresentações digitais. Tais recursos são essenciais para garantir que a atividade seja prática e adequada aos objetivos educacionais esperados.

  • Lâmpadas e regadores.
  • Cadernos e material de escrita.

Inclusão e acessibilidade

Entendemos que o dia a dia dos professores é repleto de desafios, porém a inclusão é essencial para criar um ambiente de aprendizado equitativo. Portanto, recomenda-se ajustar a sala para permitir fácil acesso e movimentação, adaptar a atividade às diversas formas de expressão e compreensão, como desenhos para aqueles com dificuldades de escrita, e usar a comunicação verbal clara e acessível. Um ambiente acolhedor incentiva todos os alunos a participar, promovendo engajamento e motivação, sem colocar sobrecarga adicional nos educadores.

  • Disposição inclusiva dos materiais na sala.
  • Adaptação de métodos de registro, incluindo desenho.
  • Comunicação verbal acessível e contextualizada.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo