Os Detetives da Água

Desenvolvida por: José (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências, Língua Portuguesa e Artes
Temática: A importância da água para a vida das plantas

Nesta atividade, os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental irão explorar um parque ou área verde próxima com o objetivo de investigar como a água é essencial para a vida das plantas. Equipados com lupas, cadernos de anotações e garrafas de água, os estudantes se transformarão em pequenos detetives, buscando evidências de como as plantas interagem com a água em seu ambiente natural. Eles observarão a umidade do solo, gotas de orvalho nas folhas, e como diferentes plantas armazenam ou utilizam a água para sobreviver. Após a investigação, os alunos irão colaborar na criação de um mural coletivo na escola, onde expressarão através de desenhos e anotações as suas descobertas, integrando conhecimentos de Ciências, Língua Portuguesa e Artes, promovendo assim uma compreensão holística e interdisciplinar do tema.

Objetivos de Aprendizagem

Este plano de aula visa promover uma compreensão profunda sobre a importância da água para a manutenção da vida das plantas, estimulando a curiosidade científica e a capacidade de pesquisa em campo dos alunos. Pretende-se que, através da observação direta e da investigação prática, os estudantes desenvolvam habilidades de questionamento, observação detalhada e registro de informações. Além disso, a atividade busca incentivar a expressão criativa e a colaboração, com a criação de um mural coletivo que sintetize suas aprendizagens, fomentando a integração de diferentes áreas do conhecimento.

  • Compreender a importância da água para a vida das plantas e para o ecossistema.
  • Desenvolver habilidades de observação e anotação em campo.
  • Fomentar a curiosidade científica e a capacidade investigativa.
  • Incentivar a expressão criativa através da arte.
  • Promover a integração dos conhecimentos de Ciências, Língua Portuguesa e Artes.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade incluirá o ciclo da água na natureza, como as plantas absorvem a água e a sua importância para a fotossíntese e sobrevivência das plantas. Além disso, os alunos irão aprender sobre diferentes tipos de plantas e sua adaptação a ambientes com quantidades variadas de água, desenvolvendo assim uma compreensão integrada e prática sobre a ecologia local.

  • Ciclo da água na natureza
  • Absorção de água pelas plantas
  • Importância da água para a fotossíntese
  • Diferentes tipos de plantas e suas adaptações

Metodologia

A metodologia aplicada será ativa e participativa, envolvendo saída de campo, atividade mão-na-massa, roda de debate, sala de aula invertida e aprendizagem baseada em jogos. Os alunos irão explorar o ambiente natural de forma investigativa, com o objetivo de coletar dados e registrar suas observações. Após a coleta de dados, será realizada uma roda de debate para compartilhar descobertas e integrar conhecimentos. A criação do mural coletivo será uma atividade mão-na-massa que envolverá todos os alunos na expressão de suas aprendizagens de forma artística.

  • Saída de campo para observação direta
  • Coleta de dados e registro de observações
  • Roda de debate para compartilhamento de descobertas
  • Criação de um mural coletivo como atividade integrativa

Aulas e Sequências Didáticas

A carga horária total da atividade será de 2 horas, divididas em duas aulas de 50 minutos cada. Na primeira aula, será realizada a saída de campo e a coleta de dados. A segunda aula será dedicada ao debate das descobertas e à criação do mural coletivo.

  • Aula 1: Saída de campo para observação e coleta de dados.
  • Aula 2: Roda de debate e criação do mural coletivo.

Avaliação

A avaliação será formativa e baseada na participação ativa dos alunos ao longo da atividade. Será considerada a habilidade dos alunos em observar, questionar e registrar informações durante a saída de campo, bem como sua contribuição na roda de debate e participação na criação do mural. Os alunos serão avaliados individualmente e em grupo, observando-se o desenvolvimento de habilidades colaborativas, capacidade de integração dos conhecimentos adquiridos e expressão criativa.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para a realização desta atividade incluem lupas, cadernos de anotações, garrafas de água para hidratação durante a saída, materiais artísticos para a criação do mural (papel, lápis de cor, canetinhas, cola, tesoura) e equipamento para documentar a saída de campo, como câmeras ou tablets.

  • Lupas
  • Cadernos de anotações
  • Garrafas de água
  • Materiais artísticos para mural
  • Câmeras ou tablets para documentação

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo