Super-Protetores: Prevenindo Acidentes Domésticos

Desenvolvida por: Jsjsjs (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências
Temática: Segurança Doméstica

A atividade 'Super-Protetores: Prevenindo Acidentes Domésticos' visa a conscientização dos alunos do 2º ano do Ensino Fundamental sobre a importância da prevenção de acidentes domésticos. Os alunos, transformados em 'Super-Protetores', irão identificar objetos e substâncias que podem representar riscos no ambiente doméstico, como produtos de limpeza, medicamentos e objetos cortantes. Em um ambiente de aprendizado colaborativo, os grupos discutirão sobre o manuseio seguro e o armazenamento adequado desses itens, com o objetivo de criar cartazes informativos. Estes cartazes servirão tanto como ferramenta de aprendizado como meio de conscientização para a comunidade escolar, sendo depois afixados pela escola. Esta atividade prática proporciona uma oportunidade para os alunos refletirem sobre suas responsabilidades no lar e os incentiva a desenvolverem uma consciência sobre a importância da prevenção de acidentes através de estratégias simples, mas eficazes.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é engajar os alunos em uma experiência de aprendizado prática e significativa, onde possam compreender e identificar os riscos presentes no ambiente doméstico e a importância de medidas preventivas. Espera-se que, ao final da atividade, os alunos sejam capazes de reconhecer objetos e substâncias potencialmente perigosas, entender a necessidade do manuseio seguro e do armazenamento adequado desses itens e desenvolver habilidades de comunicação e trabalho em equipe ao criar e apresentar cartazes informativos.

  • Identificação de objetos e substâncias perigosas no ambiente doméstico.
  • Compreensão da importância do manuseio seguro e armazenamento adequado.
  • Desenvolvimento de habilidades de comunicação e trabalho em equipe.
  • Consciência sobre a prevenção de acidentes domésticos.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF02CI01: Identificar de que materiais (metais, madeira, vidro etc.) são feitos os objetos que fazem parte da vida cotidiana, como esses objetos são utilizados e com quais materiais eram produzidos no passado.
  • EF02CI02: Propor o uso de diferentes materiais para a construção de objetos de uso cotidiano, tendo em vista algumas propriedades desses materiais (flexibilidade, dureza, transparência etc.).
  • EF02CI03: Discutir os cuidados necessários à prevenção de acidentes domésticos (objetos cortantes e inflamáveis, eletricidade, produtos de limpeza, medicamentos etc.).

Conteúdo Programático

A atividade se insere no contexto do estudo sobre segurança doméstica, enfatizando a identificação de materiais e seus usos, as propriedades dos materiais e os cuidados necessários para evitar acidentes domésticos. Além disso, promove uma reflexão sobre as mudanças no uso e na produção dos materiais ao longo do tempo e a relevância histórica e social dessas transformações.

  • Identificação e classificação de materiais.
  • Propriedades dos materiais.
  • Medidas preventivas para segurança doméstica.
  • História e evolução dos materiais.

Metodologia

Utilizando metodologias ativas, esta atividade promove a aprendizagem através da participação direta dos alunos. Serão formados grupos de trabalho para a identificação de riscos domésticos, seguidos pela criação conjunta de cartazes informativos. Essa abordagem estimula o pensamento crítico, a criatividade e a colaboração entre os alunos, fundamentais na construção do conhecimento.

  • Trabalho em grupo para identificação de riscos.
  • Criação coletiva de cartazes informativos.
  • Apresentação e discussão dos cartazes pela turma.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada ao longo de duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, será feita a introdução do tema e a formação dos grupos, seguida pela identificação dos objetos e substâncias perigosas. A segunda aula será dedicada à criação dos cartazes e sua apresentação para a classe.

  • Aula 1: Introdução e identificação de riscos domésticos.
  • Aula 2: Criação e apresentação de cartazes.

Avaliação

A avaliação da atividade será baseada na participação ativa dos alunos durante as aulas, na qualidade das informações identificadas sobre os riscos domésticos e na criatividade e clareza da mensagem nos cartazes informativos. A capacidade de trabalho em equipe e a habilidade de apresentação também serão critérios importantes. Será dada atenção especial à reflexão e compreensão dos alunos sobre a importância da prevenção de acidentes domésticos.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade serão necessários materiais básicos para a criação dos cartazes, como cartolina, canetas hidrocor, colas e tesouras. Além disso, será utilizada a sala de aula ou outro espaço adequado para a realização das apresentações e discussões em grupo.

  • Cartolina
  • Canetas hidrocor
  • Colas
  • Tesouras
  • Sala de aula ou espaço para apresentações

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo