Esta atividade prática é projetada para alunos do 2º ano do Ensino Fundamental e visa a explorar como diferentes materiais interagem com a luz para formar sombras. Os alunos criarão figuras e personagens usando cartolina, acetato e papel manteiga para um teatro de sombras. Com o uso de uma lanterna, os alunos projetarão essas sombras em uma tela e investigarão como cada material afeta a definição e a transparência da sombra. Eles observarão quais materiais permitem melhor passagem da luz, gerando uma sombra mais ou menos distinta. Esta atividade promove a compreensão de conceitos fundamentais sobre materiais e suas propriedades, bem como a forma como interagem com a luz em termos de transparência e opacidade.
O objetivo principal é permitir que os alunos compreendam as propriedades dos materiais em relação à passagem de luz, através de uma experiência prática com teatro de sombras. Isto contribui para o desenvolvimento de habilidades investigativas e para a capacidade de distinguir materiais por suas características específicas, promovendo a aprendizagem ativa e colaborativa.
Ao longo da atividade, os alunos entenderão como a interação entre luz e materiais diferentes pode ser observada e avaliada em um experimento controlado. Esse estudo prático permitirá o desenvolvimento de conceitos científicos sobre luz e materiais, alinhando-se com as diretrizes curriculares que enfatizam a observação e anáise de objetos do cotidiano.
A metodologia será centrada em atividades práticas e participativas, permitindo que os alunos aprendam por experimentação direta e discussão colaborativa. Ao trabalhar em grupos, eles poderão compartilhar observações e refletir sobre suas descobertas de maneira crítica.
O cronograma previsto para a atividade inclui duas aulas de 50 minutos, distribuídas de maneira a permitir tanto a experimentação prática quanto a avaliação e reflexão sobre o que foi aprendido. Cada sessão tem um foco específico que leva os alunos a uma compreensão mais aprofundada do assunto.
A avaliação será baseada na observação contínua durante as atividades práticas e na participação nas discussões. Critérios incluem o envolvimento dos alunos na criação das figuras, a capacidade de relatar observações de forma clara e a participação no debate sobre os resultados. Exemplos de avaliação incluem verificar se os alunos conseguem identificar corretamente as propriedades dos materiais e se argumentam adequadamente sobre o comportamento das sombras.
Para a realização da atividade, vários materiais serão utilizados para garantir que os alunos tenham uma experiência prática eficiente e segura. Estes incluem materiais acessíveis e instrumentos do cotidiano, facilitando a aprendizagem e garantindo a segurança durante o experimento.
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