Teatro de Sombras e Materiais

Desenvolvida por: Claudi… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências
Temática: Propriedades de Materiais e Luz

Esta atividade prática é projetada para alunos do 2º ano do Ensino Fundamental e visa a explorar como diferentes materiais interagem com a luz para formar sombras. Os alunos criarão figuras e personagens usando cartolina, acetato e papel manteiga para um teatro de sombras. Com o uso de uma lanterna, os alunos projetarão essas sombras em uma tela e investigarão como cada material afeta a definição e a transparência da sombra. Eles observarão quais materiais permitem melhor passagem da luz, gerando uma sombra mais ou menos distinta. Esta atividade promove a compreensão de conceitos fundamentais sobre materiais e suas propriedades, bem como a forma como interagem com a luz em termos de transparência e opacidade.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo principal é permitir que os alunos compreendam as propriedades dos materiais em relação à passagem de luz, através de uma experiência prática com teatro de sombras. Isto contribui para o desenvolvimento de habilidades investigativas e para a capacidade de distinguir materiais por suas características específicas, promovendo a aprendizagem ativa e colaborativa.

  • Identificar como diferentes materiais afetam a passagem de luz e a formação de sombras.
  • Compreender as propriedades básicas de opacidade e transparência dos materiais.
  • Desenvolver habilidades de observação e descrição de fenômenos físicos relacionados à luz.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF02CI01: Identificar de que materiais (metais, madeira, vidro etc.) são feitos os objetos que fazem parte da vida cotidiana, como esses objetos são utilizados e com quais materiais eram produzidos no passado.
  • EF02CI02: Propor o uso de diferentes materiais para a construção de objetos de uso cotidiano, tendo em vista algumas propriedades desses materiais (flexibilidade, dureza, transparência etc.).
  • EF02CI03: Discutir os cuidados necessários à prevenção de acidentes domésticos (objetos cortantes e inflamáveis, eletricidade, produtos de limpeza, medicamentos etc.).

Conteúdo Programático

Ao longo da atividade, os alunos entenderão como a interação entre luz e materiais diferentes pode ser observada e avaliada em um experimento controlado. Esse estudo prático permitirá o desenvolvimento de conceitos científicos sobre luz e materiais, alinhando-se com as diretrizes curriculares que enfatizam a observação e anáise de objetos do cotidiano.

  • Propriedades da luz: transparência, translucidez e opacidade.
  • Características de materiais comuns usados no cotidiano.
  • Fenômenos de sombras e como elas são formadas.

Metodologia

A metodologia será centrada em atividades práticas e participativas, permitindo que os alunos aprendam por experimentação direta e discussão colaborativa. Ao trabalhar em grupos, eles poderão compartilhar observações e refletir sobre suas descobertas de maneira crítica.

  • Trabalho em grupo para construção de figuras e comparação de sombras.
  • Discussão em sala sobre as observações e conclusões dos materiais experimentados.
  • Uso de perguntas abertas para estimular o pensamento crítico e a investigação.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma previsto para a atividade inclui duas aulas de 50 minutos, distribuídas de maneira a permitir tanto a experimentação prática quanto a avaliação e reflexão sobre o que foi aprendido. Cada sessão tem um foco específico que leva os alunos a uma compreensão mais aprofundada do assunto.

  • Aula 1: Introdução ao tema, separação dos grupos e inicio da construção das figuras.
  • Aula 2: Experimento das sombras com a lanterna e discussão das observações.

Avaliação

A avaliação será baseada na observação contínua durante as atividades práticas e na participação nas discussões. Critérios incluem o envolvimento dos alunos na criação das figuras, a capacidade de relatar observações de forma clara e a participação no debate sobre os resultados. Exemplos de avaliação incluem verificar se os alunos conseguem identificar corretamente as propriedades dos materiais e se argumentam adequadamente sobre o comportamento das sombras.

Materiais e ferramentas:

Para a realização da atividade, vários materiais serão utilizados para garantir que os alunos tenham uma experiência prática eficiente e segura. Estes incluem materiais acessíveis e instrumentos do cotidiano, facilitando a aprendizagem e garantindo a segurança durante o experimento.

  • Cartolina, acetato e papel manteiga para construção de figuras.
  • Tesouras e cola para montagem das figuras.
  • Lanternas para projeção das sombras.
  • Tela ou paredão branco para observação das sombras.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo