Viagem pelo Mundo das Culturas

Desenvolvida por: Jamill… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Geografia e História
Temática: Diversidade Cultural

A atividade 'Viagem pelo Mundo das Culturas' é projetada para introduzir aos alunos do 2º ano do Ensino Fundamental conceitos de diversidade cultural, respeito mútuo e inclusão. A atividade começa com os alunos assistindo a vídeos curtos em casa sobre diferentes culturas ao redor do mundo, os quais destacam tradições, vestimentas e festas. Esta preparação antes da aula é uma aplicação da metodologia ativa Sala de Aula Invertida, que visa à autonomia do aluno na aquisição de conhecimento. Em sala, os alunos serão divididos em grupos e receberão painéis com imagens representativas das culturas estudadas. A discussão em grupo sobre as semelhanças e diferenças observadas serve como base para a criação de um mural coletivo. Este mural visa não apenas ilustrar visualmente a diversidade cultural, mas também promover uma reflexão sobre a importância da aceitação e valorização das diferenças culturais. A atividade é projetada para ser interativa, colaborativa e reflexiva, com o objetivo de construir uma compreensão inclusiva das diversas culturas que compõem nosso mundo.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo principal desta atividade é promover a conscientização e apreciação das diversas culturas que existem em nosso planeta. Desejamos incentivar nos alunos uma postura de respeito e valorização das diferenças, fomentar a habilidade de trabalho em equipe, além de desenvolver a capacidade de observação e análise crítica sobre as semelhanças e contrastes culturais. Essa conscientização é fundamental para a formação de cidadãos globais, respeitosos e inclusivos. Além disso, a atividade visa fortalecer a comunicação e a expressão criativa dos alunos por meio da criação coletiva do mural, permitindo-lhes expressar sua interpretação e compreensão das culturas estudadas.

  • Fomentar o respeito e a valorização das diferenças culturais.
  • Desenvolver habilidades de trabalho em grupo e cooperação.
  • Estimular a observação, análise crítica e expressão criativa.
  • Promover a compreensão sobre a importância da inclusão e do respeito mútuo.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF02GE07 - Identificar semelhanças e diferenças entre as formas de vida de populações de diferentes lugares, em tempos passados e no presente.
  • EF02HI03 - Identificar e descrever práticas e papéis sociais de diversos grupos presentes no cotidiano, em diferentes tempos e espaços.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade é centrado no estudo das diversas culturas ao redor do mundo, com ênfase na observação de tradições, vestimentas e celebrações. Através dessas observações, os alunos serão levados a reconhecer tanto as singularidades quanto as universalidades culturais, estimulando uma percepção mais ampla sobre as formas de vida diferentes da sua. A metodologia ativa Sala de Aula Invertida será aplicada para estimular a autodidática da informação e preparação para as discussões em sala, incentivando uma aprendizagem mais significativa e engajada.

  • Comparação de diferentes culturas.
  • Discussão sobre tradições, vestimentas e festas culturais.
  • Criação de mural coletivo sobre diversidade cultural.

Metodologia

A metodologia ativa da Sala de Aula Invertida é o pilar desta atividade, requerendo que os alunos assistam a vídeos sobre diferentes culturas como preparação para a aula. Em sala, a metodologia segue com um aprendizado baseado em projetos, onde os alunos, ao serem divididos em grupos, recebem painéis com imagens para discussão e posteriormente criam um mural coletivo. Esta abordagem permitirá que os alunos apliquem de maneira prática o conhecimento adquirido, promovendo a interação, colaboração e expressão criativa de forma significativa.

  • Sala de Aula Invertida.
  • Aprendizado baseado em projetos.
  • Trabalho em grupo e discussões orientadas.
  • Atividade de expressão criativa (criação do mural).

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas aulas de 30 minutos cada. Na primeira aula, após a discussão inicial sobre os vídeos assistidos, os alunos serão divididos em grupos e iniciarão a análise dos painéis. Na segunda aula, os grupos começarão a criação do mural, com a montagem final das imagens e apresentações das descobertas de cada grupo.

  • Aula 1: Discussão dos vídeos e análise dos painéis em grupo.
  • Aula 2: Criação e apresentação do mural coletivo.

Avaliação

A avaliação desta atividade focará no engajamento dos alunos com o material, na qualidade das discussões em grupo e na criatividade e expressão utilizadas na criação do mural. Observaremos como os alunos aplicam o conhecimento sobre as culturas estudadas, respeitando as diferenças e demonstrando compreensão sobre a importância da inclusão. A contribuição individual e a capacidade de trabalho em equipe também serão aspectos avaliados, através de observação direta e feedback após a apresentação dos murais.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade serão necessários vídeos curtos sobre diversas culturas, painéis ou cartolina com imagens das culturas estudadas, materiais de arte como cola, tesoura, marcadores e outros itens que os alunos possam utilizar para decorar o mural. Além disso, o uso de recursos digitais para a projeção dos vídeos e a pesquisa adicional sobre as culturas abordadas enriquecerá a experiência de aprendizagem dos alunos.

  • Vídeos curtos sobre diversas culturas.
  • Painéis ou cartolina.
  • Materiais de arte (cola, tesoura, marcadores).
  • Recursos digitais para projeção dos vídeos.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo