A Noite e o Dia no Nosso Planeta

Desenvolvida por: Jessic… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências
Temática: Astronomia

A atividade pedagógica prática 'A Noite e o Dia no Nosso Planeta' visa proporcionar aos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental uma compreensão clara dos períodos diários de dia e noite, causados pela rotação da Terra em torno de seu próprio eixo. Através de um experimento simples, utilizando uma lanterna como representação do Sol e um globo terrestre, os alunos poderão visualizar e compreender de forma prática como a alternância entre dia e noite ocorre. Esta atividade não só enriquece o conhecimento dos alunos sobre o nosso planeta e o sistema solar, mas também envolve uma metodologia ativa de aprendizagem, incentivando a participação, observação e representação do conhecimento adquirido por meio do desenho. Após a realização do experimento, os alunos terão a oportunidade de expressar através de desenhos o que aprenderam, seguido por uma discussão coletiva para compartilhar observações e esclarecer dúvidas, reforçando assim o processo de aprendizagem.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é permitir que os alunos compreendam os conceitos fundamentais relacionados aos movimentos da Terra e sua influência nos ciclos diários de dia e noite. Almeja-se que, ao final da atividade, os estudantes consigam identificar e explicar a rotação da Terra em torno de seu eixo como o principal fator para a alternância entre dia e noite, além de reconhecer a importância do Sol como fonte de luz para nosso planeta. Pretende-se também estimular habilidades de observação científica, expressão artística e capacidade de participação em discussões colaborativas.

  • Compreender a rotação da Terra e sua influência nos ciclos de dia e noite.
  • Identificar o papel do Sol como fonte de luz e calor para a Terra.
  • Desenvolver habilidades de observação científica e representação gráfica.
  • Estimular a participação em discussões coletivas e o trabalho em equipe.

Conteúdo Programático

Esta atividade explora conceitos fundamentais de astronomia e ciências da Terra, com foco nos movimentos da Terra e na relação entre a rotação terrestre e a alternância dos períodos de dia e noite. O conteúdo programático é complementado por metodologias ativas de aprendizagem, que estimulam a participação direta dos alunos com o material didático, proporcionando uma compreensão mais profunda e significativa dos tópicos abordados.

  • Movimentos da Terra: rotação e translação
  • Importância da luz solar para a Terra
  • Representações do sistema Terra-Sol
  • Observação do céu: identificação de padrões diários

Metodologia

A metodologia ativa aplicada nesta atividade promove um aprendizado mais engajado e participativo. Inicializando com uma breve introdução teórica, a maior parte da aula é dedicada à realização do experimento prático com o globo terrestre e a lanterna, seguido pelo momento de expressão artística através dos desenhos. Esta abordagem estimula os alunos a serem protagonistas de seu próprio aprendizado, encorajando a observação ativa, questionamentos e a construção coletiva do conhecimento através da discussão em grupo.

  • Experimento prático com globo terrestre e lanterna
  • Atividade de desenho para representação do aprendizado
  • Discussão coletiva para compartilhar observações e esclarecer dúvidas

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será dividida em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, será realizada a apresentação do tema, explicação teórica e o experimento prático. Na segunda aula, os alunos terão a oportunidade de realizar a atividade de desenho seguida pela discussão coletiva.

  • Aula 1: Apresentação do tema e realização do experimento prático
  • Aula 2: Atividade de desenho e discussão coletiva

Materiais e ferramentas:

Para a efetivação desta atividade pedagógica, será necessário o uso de globos terrestres, lanternas capazes de simular a luz solar, folhas de papel branco para os desenhos e material para colorir como lápis de cor ou canetinhas. Tais materiais permitem uma experiência prática e visual do conteúdo proposto, facilitando a assimilação dos conceitos por parte dos alunos.

  • Globo terrestre
  • Lanterna
  • Folhas de papel branco
  • Lápis de cor ou canetinhas

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo