Essa atividade é inspirada em uma caça ao tesouro e tem como objetivo ensinar sobre a prevenção da dengue de maneira lúdica e interativa. Os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental, divididos em grupos, serão introduzidos no tema por meio da leitura de textos informativos sobre as formas de prevenção da dengue, incluindo o uso de repelentes, a importância da eliminação de águas paradas e o combate aos criadouros do mosquito. Em seguida, após uma discussão em sala para consolidar os conhecimentos adquiridos, os estudantes iniciarão uma busca por 'repelentes perdidos' escondidos pelo professor no espaço escolar. Cada 'repelente' encontrado conterá uma pergunta ou desafio sobre a dengue que o grupo deverá resolver, aplicando os conhecimentos previamente adquiridos. A atividade culminará em uma reflexão coletiva sobre a importância das medidas preventivas contra a dengue, incentivando a participação ativa dos alunos na prevenção da doença em suas comunidades.
Os objetivos de aprendizagem desta atividade são engajar os alunos na prevenção da dengue de uma maneira interativa e significativa, promover o entendimento sobre as formas de prevenção da doença, como a eliminação de águas paradas e o uso de repelentes, e estimular a aplicação do conhecimento adquirido em situações práticas. Além disso, busca-se desenvolver habilidades de trabalho em equipe, leitura e compreensão de textos, além de fomentar a capacidade de resolver problemas e reflexão crítica sobre a importância dos cuidados com o ambiente para a saúde pública.
O conteúdo programático engloba a compreensão da dengue como doença, suas formas de transmissão, sintomas e principalmente as medidas preventivas, como controle de criadouros do mosquito Aedes aegypti, importância do uso de repelentes e eliminação de água parada. Além disso, os alunos serão incentivados a refletir sobre o impacto de suas ações no combate à dengue na comunidade.
A atividade será realizada utilizando a metodologia ativa de Aprendizagem Baseada em Projetos, focando na participação ativa dos estudantes. Após uma introdução teórica, os grupos de alunos partirão para a busca dos 'repelentes perdidos', onde cada encontro trará novos desafios relacionados ao tema. Essa abordagem prática permite que os alunos apliquem seus conhecimentos imediatamente, reforçando o aprendizado através da prática e incentivando a pesquisa e o trabalho em equipe.
A atividade terá uma duração total de 2 horas, divididas em duas sessões de 50 minutos cada, com intervalo e tempo de preparação considerados. A primeira parte será dedicada à introdução do tema e leitura dos textos, e a segunda parte focará na caça aos repelentes perdidos e no debate final.
A avaliação será contínua, observando a participação e o engajamento dos alunos durante a atividade. Serão avaliadas a correta aplicação dos conhecimentos adquiridos na resolução dos desafios encontrados, a habilidade de trabalho em equipe e a participação na reflexão final. Pontos extras poderão ser dados pela criatividade na solução dos problemas e pela capacidade de liderança e colaboração demonstradas durante a atividade.
Os recursos incluirão textos informativos sobre a dengue, repelentes (objetos que representarão os repelentes perdidos para a caça ao tesouro) etiquetados com perguntas ou desafios, espaço físico da escola para o desenvolvimento da atividade, além de materiais de apoio como canetas, papel e quadro branco para anotações e discussões.
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