A atividade 'Campeonato dos Animais' foi concebida para permitir que os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental explorem de forma prática e interativa as características distintas dos animais. Utilizando cartas que representam diferentes animais, cada aluno ou grupo de alunos terá a chance de criar e personalizar suas cartas, destacando as características físicas únicas de cada animal, como penas, pelos, escamas, bico, garras, antenas, e patas. Através de pesquisas, os estudantes determinarão os 'pontos fortes' de cada animal baseando-se nessas características. Uma vez criadas, as cartas serão utilizadas em um campeonato, onde os grupos jogarão entre si, aplicando o raciocínio lógico para comparar animais e determinar o vencedor em cada rodada com base nas características destacadas. Esta atividade serve não apenas para estimular o raciocínio lógico e o trabalho em equipe, mas também para promover uma aprendizagem significativa sobre a biodiversidade animal e suas adaptações ao ambiente, alinhando-se assim às competências gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
O principal objetivo desta atividade é desenvolver o raciocínio lógico e estimular o trabalho em equipe, enquanto se promove o reconhecimento e a compreensão das características distintas dos animais. Os alunos irão aprimorar suas habilidades de pesquisa e síntese de informações, selecionando 'pontos fortes' baseados em características físicas dos animais. Além disso, será incentivada a prática da argumentação saudável e lógica, enquanto se debate sobre as características que tornam um animal mais 'forte' que outro em determinados contextos. Este plano de aula visa também cultivar o respeito pela biodiversidade e a conscientização ambiental nos alunos.
O conteúdo programático desta atividade engloba o estudo das características físicas dos animais, incluindo penas, pelos, escamas, bico, garras, antenas e patas, e como estas características refletem adaptações ao seu ambiente de vida. Serão abordados também conceitos básicos de ecologia e adaptação, com o fim de contextualizar as características dos animais no âmbito de suas necessidades de sobrevivência e reprodução.
A metodologia adotada para a atividade 'Campeonato dos Animais' incorpora práticas de Aprendizagem Mão-na-Massa, Aprendizagem Baseada em Projetos e Aprendizagem Baseada em Jogos. Os alunos serão divididos em grupos para promover o trabalho colaborativo, e cada grupo será encarregado de criar e personalizar suas próprias cartas de animais baseando-se em pesquisas. As discussões em grupo para a seleção dos 'pontos fortes' dos animais e as estratégias para o campeonato fomentarão a aplicação do pensamento crítico e o aprendizado ativo.
A carga horária total desta atividade é de 3 horas, divididas em três aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, os alunos serão introduzidos ao projeto e começarão a pesquisa e criação das cartas. A segunda aula será dedicada à finalização das cartas e preparação para o campeonato. A terceira aula será o campeonato em si, com a discussão e reflexão sobre os resultados.
A avaliação desta atividade será formativa e contínua, baseando-se na participação ativa dos alunos, a qualidade e precisão das informações nas cartas criadas, assim como a habilidade de argumentar suas escolhas durante o campeonato. Será dada ênfase à capacidade dos alunos de trabalharem em equipe, de pesquisarem e sintetizarem informações relevantes sobre os animais, e de aplicar pensamento crítico durante as rodadas do campeonato. Exemplos específicos de critérios de avaliação incluem: clareza e criatividade na apresentação das cartas, uso correto das informações científicas, e eficácia na defesa de suas escolhas durante o jogo.
Para a realização desta atividade, diversos recursos serão necessários, incluindo materiais para a confecção das cartas (papel, canetas coloridas, lápis, cola, tesouras), acesso a internet e livros para pesquisa, espaço adequado para o desenvolvimento do campeonato. Também será útil contar com auxílio de recursos audiovisuais para a apresentação de exemplos e inspiração durante a fase de pesquisa.
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