Construindo Meu Mini Planetário

Desenvolvida por: Waness… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências da Natureza
Temática: Sistema Solar e Reciclagem

Nesta atividade interativa, os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental terão a oportunidade de aprofundar o seu conhecimento sobre o sistema solar de uma maneira inovadora e sustentável, criando mini planetários com materiais recicláveis. Ao longo da oficina, eles utilizarão bolas de isopor, tinta, colantes, papel, entre outros objetos simples, para representar não apenas os planetas, incluindo características principais da Terra, mas também para ilustrar os continentes, oceanos, a alternância entre dia e noite, e a visibilidade de outros planetas e estrelas. Esta atividade não só facilita a compreensão dos estudantes sobre conceitos astronômicos e geográficos essenciais, mas também promove a consciência ambiental através do uso de materiais recicláveis. Ao final, cada aluno terá a chance de apresentar seu planetário, fomentando habilidades de apresentação em público, síntese de informações e valorização do trabalho em equipe.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é proporcionar aos alunos uma compreensão mais aprofundada e prática sobre o sistema solar, com ênfase na Terra, incentivando a observação e o registro dos períodos diários em que os corpos celestes são visíveis. Almeja-se desenvolver nos alunos habilidades de manipulação de diferentes materiais para fins educativos, promovendo assim o pensamento crítico, a criatividade, e a consciência ambiental por meio do reuso de materiais. Essa atividade também visa reforçar habilidades de comunicação, ao prepará-los para apresentar seu trabalho, discutindo as características dos planetas e a importância da reciclagem tecnicamente.

  • Compreender a estrutura e os principais componentes do sistema solar.
  • Reconhecer a Terra e suas características distintas, incluindo continentes e oceanos.
  • Explorar os conceitos de dia e noite e a visibilidade de planetas e estrelas.
  • Desenvolver habilidades de reciclagem e reuso de materiais.
  • Fortalecer habilidades de apresentação em público e articulação de ideias.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF03CI07: Identificar características da Terra (como seu formato esférico, a presença de água, solo etc.), com base na observação, manipulação e comparação de diferentes formas de representação do planeta (mapas, globos, fotografias etc.).
  • EF03CI08: Observar, identificar e registrar os períodos diários (dia e/ou noite) em que o Sol, demais estrelas, Lua e planetas estão visíveis no céu.

Conteúdo Programático

A adoção deste mini planetário como recurso pedagógico para o ensino do sistema solar auxilia na exploração interativa de conceitos astronômicos importantes de uma maneira que é tangível e envolvente para os alunos do 3º ano. Abordando tanto conceitos geográficos como os continentes e oceanos da Terra quanto conceitos físicos como a alternância entre dia e noite e a visibilidade de corpos celestes no céu, esta atividade integra diferentes áreas do conhecimento de maneira lúdica e educativa.

  • Sistema solar e seus componentes
  • Características físicas e geográficas da Terra
  • Movimento de rotação da Terra e seus efeitos
  • Conceitos de reciclagem e sustentabilidade

Metodologia

Esta atividade será realizada através de uma metodologia ativa, onde os alunos serão os principais agentes da sua aprendizagem. Inicialmente, será realizada uma breve introdução sobre o sistema solar e a importância da reciclagem. Em seguida, os estudantes receberão os materiais necessários e começarão a construção de seus mini planetários, com orientação constante do professor. A atividade será concluída com apresentações individuais dos trabalhos, onde cada aluno terá a oportunidade de explicar o seu projeto, aplicando os conhecimentos adquiridos.

  • Introdução ao sistema solar e à reciclagem
  • Construção dos mini planetários com materiais recicláveis
  • Apresentações dos trabalhos pelos alunos
  • Feedback construtivo pelo professor e colegas

Aulas e Sequências Didáticas

Esta oficina será realizada em uma única sessão de 60 minutos, dividida entre a parte teórica (introdução), a prática (construção dos mini planetários) e as apresentações finais dos alunos.

  • Aula 1 (60 minutos): Introdução, construção e apresentação dos mini planetários.

Avaliação

A avaliação será formativa e contínua, focando na participação e engajamento do aluno durante toda a atividade, na qualidade e criatividade de seu mini planetário, bem como na sua capacidade de comunicar suas ideias e conhecimentos durante a apresentação. Será dada atenção especial à compreensão dos conceitos científicos envolvidos, à originalidade na utilização dos materiais recicláveis e à clareza e confiança na apresentação. Feedbacks construtivos serão oferecidos para incentivar a reflexão sobre os processos de aprendizagem e a melhoria contínua.

Materiais e ferramentas:

Para estimular uma aprendizagem ativa e prática, serão utilizados materiais como bolas de isopor, tintas, colantes, papel reciclado, além de mapas e imagens do sistema solar para inspiração. Estes recursos permitirão aos alunos manipular fisicamente os conceitos que estão aprendendo, favorecendo uma compreensão mais aprofundada e duradoura do tema proposto.

  • Bolas de isopor de diferentes tamanhos
  • Tintas, pincéis e colantes
  • Papel reciclado, tesouras e régua
  • Mapas e imagens do sistema solar para referência

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo