Construindo um Ecossistema Fechado

Desenvolvida por: Gabrie… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências
Temática: Sustentabilidade e Interdependência nos Ecossistemas

A atividade propõe aos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental a construção de um ecossistema fechado usando garrafas de plástico recicladas. Ao inserirem solo, plantas, rochas e água, terão a oportunidade de observar, ao longo de algumas semanas, como estes componentes interagem e mantêm um equilíbrio. Este projeto hands-on permite que os alunos visualizem e compreendam a interdependência entre os elementos do ecossistema, além de promover a conscientização sobre a importância da sustentabilidade. A atividade visa enfatizar a relevância da reciclagem e do cuidado com o meio ambiente, mostrando, na prática, como os ecossistemas funcionam e destacando a necessidade da conservação dos ambientes naturais para o futuro do planeta.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade visa proporcionar aos alunos uma compreensão prática sobre a interdependência dos elementos em um ecossistema, bem como sobre a sustentabilidade e a importância da reciclagem. Ao final deste projeto, espera-se que os alunos possam identificar as diferentes formas de vida presentes em um ecossistema e como elas dependem umas das outras para sobreviver. Além disso, visa-se fomentar uma compreensão sobre o ciclo de vida dos seres vivos e os impactos humanos nos ambientes naturais, promovendo uma reflexão sobre ações individuais e coletivas em prol da conservação ambiental.

  • Compreender a interdependência entre os componentes de um ecossistema
  • Identificar os diversos seres vivos e não vivos dentro de um ecossistema e suas funções
  • Observar e descrever o ciclo de vida das plantas
  • Reconhecer a importância da reciclagem e da sustentabilidade para a conservação dos ecossistemas
  • Desenvolver habilidades de pesquisa, observação e registro científico

Habilidades Específicas BNCC

  • EF03CI04: Identificar características sobre o modo de vida (o que comem, como se reproduzem, como se deslocam etc.) dos animais mais comuns no ambiente próximo.
  • EF03CI05: Descrever e comunicar as alterações que ocorrem desde o nascimento em animais de diferentes meios terrestres ou aquáticos, inclusive o homem.

Conteúdo Programático

Este projeto abordará os conceitos essenciais dos ecossistemas, incluindo os elementos vivos e não vivos e a importância de cada um para o equilíbrio ambiental. Os alunos aprenderão sobre ciclos de vida, sustentabilidade, reciclagem e as consequências da ação humana nos ecossistemas. Além disso, contemplará a observação e o registro das mudanças no ecossistema construído, fornecendo uma experiência direta sobre como os sistemas naturais operam.

  • Componentes de um ecossistema
  • Ciclos de vida das plantas e animais
  • Sustentabilidade e reciclagem
  • Observação e registro científico
  • Impactos humanos nos ecossistemas

Metodologia

A metodologia ativa 'Mão-na-massa' será utilizada, incentivando a participação ativa dos alunos na construção e observação do ecossistema fechado. Esta abordagem prática permite que os alunos apliquem conceitos teóricos na construção do projeto, facilitando o aprendizado por meio da experiência direta. Discussões em grupo e reflexões serão incentivadas para promover o entendimento do conteúdo e a colaboração entre os alunos.

  • Preparação e design do ecossistema fechado
  • Coleta e análise de materiais
  • Observação diária e registro de mudanças
  • Discussões em grupo sobre descobertas e aprendizados
  • Reflexão sobre a importância dos ecossistemas sustentáveis

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será dividida em duas sessões de 60 minutos cada. Na primeira, os alunos serão introduzidos ao projeto, discutirão os conceitos chave e começarão a montagem de seus ecossistemas fechados. A segunda sessão será dedicada à finalização dos ecossistemas, discussões sobre as observações iniciais e orientações para o acompanhamento do projeto em casa.

  • Aula 1: Introdução ao projeto, discussão de conceitos e início da construção dos ecossistemas
  • Aula 2: Finalização da montagem, discussões iniciais e orientações para acompanhamento

Avaliação

A avaliação será baseada na participação ativa dos alunos, na qualidade e criatividade do ecossistema construído, e na profundidade das observações e registros feitos ao longo do período de acompanhamento. Discussões em grupo e apresentações individuais sobre o aprendizado e as observações feitas também farão parte do processo de avaliação, permitindo aos alunos refletirem sobre suas experiências e os conhecimentos adquiridos.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários materiais facilmente acessíveis e de baixo custo, como garrafas de plástico recicladas, solo, pequenas plantas ou sementes, pedras e água. Além disso, serão utilizados cadernos de anotações para os registros diários das observações feitas pelos alunos e materiais de arte para a decoração personalizada de cada ecossistema.

  • Garrafas de plástico recicladas
  • Solo
  • Pequenas plantas ou sementes
  • Pedras
  • Água
  • Cadernos de anotações
  • Materiais de arte para decoração

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo