A atividade propõe aos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental a construção de um ecossistema fechado usando garrafas de plástico recicladas. Ao inserirem solo, plantas, rochas e água, terão a oportunidade de observar, ao longo de algumas semanas, como estes componentes interagem e mantêm um equilíbrio. Este projeto hands-on permite que os alunos visualizem e compreendam a interdependência entre os elementos do ecossistema, além de promover a conscientização sobre a importância da sustentabilidade. A atividade visa enfatizar a relevância da reciclagem e do cuidado com o meio ambiente, mostrando, na prática, como os ecossistemas funcionam e destacando a necessidade da conservação dos ambientes naturais para o futuro do planeta.
Esta atividade visa proporcionar aos alunos uma compreensão prática sobre a interdependência dos elementos em um ecossistema, bem como sobre a sustentabilidade e a importância da reciclagem. Ao final deste projeto, espera-se que os alunos possam identificar as diferentes formas de vida presentes em um ecossistema e como elas dependem umas das outras para sobreviver. Além disso, visa-se fomentar uma compreensão sobre o ciclo de vida dos seres vivos e os impactos humanos nos ambientes naturais, promovendo uma reflexão sobre ações individuais e coletivas em prol da conservação ambiental.
Este projeto abordará os conceitos essenciais dos ecossistemas, incluindo os elementos vivos e não vivos e a importância de cada um para o equilíbrio ambiental. Os alunos aprenderão sobre ciclos de vida, sustentabilidade, reciclagem e as consequências da ação humana nos ecossistemas. Além disso, contemplará a observação e o registro das mudanças no ecossistema construído, fornecendo uma experiência direta sobre como os sistemas naturais operam.
A metodologia ativa 'Mão-na-massa' será utilizada, incentivando a participação ativa dos alunos na construção e observação do ecossistema fechado. Esta abordagem prática permite que os alunos apliquem conceitos teóricos na construção do projeto, facilitando o aprendizado por meio da experiência direta. Discussões em grupo e reflexões serão incentivadas para promover o entendimento do conteúdo e a colaboração entre os alunos.
A atividade será dividida em duas sessões de 60 minutos cada. Na primeira, os alunos serão introduzidos ao projeto, discutirão os conceitos chave e começarão a montagem de seus ecossistemas fechados. A segunda sessão será dedicada à finalização dos ecossistemas, discussões sobre as observações iniciais e orientações para o acompanhamento do projeto em casa.
A avaliação será baseada na participação ativa dos alunos, na qualidade e criatividade do ecossistema construído, e na profundidade das observações e registros feitos ao longo do período de acompanhamento. Discussões em grupo e apresentações individuais sobre o aprendizado e as observações feitas também farão parte do processo de avaliação, permitindo aos alunos refletirem sobre suas experiências e os conhecimentos adquiridos.
Para a realização desta atividade, serão necessários materiais facilmente acessíveis e de baixo custo, como garrafas de plástico recicladas, solo, pequenas plantas ou sementes, pedras e água. Além disso, serão utilizados cadernos de anotações para os registros diários das observações feitas pelos alunos e materiais de arte para a decoração personalizada de cada ecossistema.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula