Esta atividade se propõe a engajar os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental no aprendizado sobre a biodiversidade animal e suas características específicas, utilizando uma metodologia ativa e interativa. Inicialmente, os alunos serão orientados a realizar pesquisas sobre diferentes animais, focando em aspectos como alimentação, locomoção, reprodução e classificação em aves, mamíferos, répteis, entre outros. Eles deverão prestar atenção especial nas características físicas como a presença de pelos, penas, escamas, bicos, garras, antenas e patas. Com o auxílio de materiais recicláveis disponíveis em casa ou fornecidos pela escola, os estudantes construirão modelos de animais em grupo. Cada grupo escolherá um animal para construir e, posteriormente, fará uma apresentação para a classe explicando as características selecionadas para representação e justificando a classificação científica escolhida para o animal. Esse projeto visa não somente ao entendimento da diversidade animal, mas também ao desenvolvimento de habilidades relacionadas à pesquisa, trabalho em equipe, oralidade, além de promover a conscientização ambiental através do uso de materiais recicláveis.
O principal objetivo desta atividade é proporcionar aos alunos um entendimento prático sobre a classificação dos seres vivos, especialmente os animais, destacando a importância de suas características físicas como critérios de classificação. Visa também desenvolver habilidades de pesquisa, colaboração e comunicação, incentivando os alunos a trabalharem em equipe e a apresentarem suas descobertas de forma clara e estruturada. Por meio da abordagem prática, espera-se que os alunos possam estabelecer conexões mais significativas com o conteúdo e entender a relevância da diversidade biológica e sua conservação.
Esta atividade é alinhada com o currículo de Ciências da Natureza, focando na biodiversidade animal e na classificação científica dos seres vivos. Ao trabalhar com os alunos a construção de modelos de animais a partir de materiais recicláveis, o conteúdo programático abordará temas como características físicas dos animais, hábitos de vida, e a importância de cada grupo animal para o equilíbrio dos ecossistemas. Além disso, a atividade visa desenvolver conscientização ambiental e criatividade no uso de materiais recicláveis para a construção dos modelos.
Utilizaremos a metodologia ativa Sala de Aula Invertida para estimular o aprendizado ativo e colaborativo. Inicialmente, os alunos serão encorajados a pesquisar sobre os animais e suas características em casa. Na sala de aula, discutirão em grupos suas descobertas e escolherão um animal para representar através de materiais recicláveis. A construção dos modelos será guiada por roteiros que incentivam a observação atenta das características físicas dos animais. As apresentações finais permitirão que os alunos relacionem a teoria com a prática, demonstrando o aprendizado de forma criativa e interativa.
Esta atividade será realizada ao longo de duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, os alunos compartilharão as informações coletadas em casa e iniciará a construção dos modelos em grupo. A segunda aula será dedicada à finalização dos modelos e às apresentações de cada grupo, permitindo a discussão e o feedback entre os alunos.
A avaliação será contínua e formativa, focando na participação, colaboração e envolvimento dos alunos em todas as etapas da atividade. Os critérios incluirão a qualidade da pesquisa inicial, a criatividade e acurácia na representação dos animais selecionados, e a qualidade das apresentações, incluindo clareza, profundidade de entendimento e habilidade de conectar o modelo criado com a classificação científica dos seres vivos. Feedbacks construtivos serão fornecidos para encorajar o aprimoramento contínuo e reconhecer o esforço de cada grupo.
Para a realização dessa atividade, serão necessários materiais recicláveis diversos, tais como papelão, plásticos, tecidos, entre outros. Também será preciso acesso à internet para as pesquisas em casa, além de tesouras, cola e materiais de pintura para a construção dos modelos de animais. Essa combinação de recursos permite um aprendizado hands-on, que incentiva os alunos a explorarem a sua criatividade enquanto aprendem sobre a diversidade animal.
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