Cultivando o Aprendizado

Desenvolvida por: Thayan… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências da Natureza
Temática: Meio Ambiente e Sustentabilidade

A atividade 'Cultivando o Aprendizado' oferece aos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental a chance única de entender na prática a importância do solo para a vida na Terra, especialmente para a agricultura e alimentação humana. Utilizando diferentes tipos de solo, os alunos criarão pequenos vasos de plantação, analisando as características de cada um e sua eficácia no crescimento das plantas. Através desta experiência mão-na-massa, eles poderão observar as diferenças entre solos arenosos, argilosos e humíferos, relacionando-os com os usos na agricultura. Este processo incluirá o plantio de sementes, cuidados regulares com as plantações e o registro de observações sobre o desenvolvimento das plantas. Discussões em grupo serão mediadas pelo educador para promover a reflexão sobre práticas sustentáveis de uso do solo e a preservação do meio ambiente como um todo. Esta abordagem prática visa não apenas o aprendizado conceitual, mas também o desenvolvimento de uma consciência ambiental nos alunos.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é promover o entendimento dos alunos sobre a importância do solo na agricultura e na sustentação da vida na Terra, reconhecendo os diferentes usos e a necessidade de práticas sustentáveis para sua preservação. Espera-se que os alunos desenvolvam habilidades de observação, análise e registro, à medida que experimentam diretamente com os diferentes tipos de solos e observam o crescimento das plantas. Esta atividade também visa fomentar o debate e a reflexão sobre as ações humanas e seu impacto no meio ambiente, promovendo assim uma consciência ecológica e a valorização do solo como recurso natural vital.

  • Entender a importância da preservação do solo para a vida e a alimentação humana
  • Identificar e analisar diferentes tipos de solo e seu uso na agricultura
  • Observar e registrar o crescimento das plantas em diferentes solos
  • Refletir sobre a sustentabilidade e os impactos ambientais do uso do solo

Habilidades Específicas BNCC

  • EF03CI10: Identificar os diferentes usos do solo (plantação e extração de materiais, dentre outras possibilidades), reconhecendo a importância do solo para a agricultura e para a vida.

Conteúdo Programático

A discussão sobre o solo, sua composição, tipos, usos na agricultura e importância para a vida na Terra forma a base conceitual desta atividade. Ela se propõe a ir além do conhecer, permitindo aos alunos vivenciarem concretamente através do cultivo em diferentes tipos de solo. A abordagem inclui também reflexões sobre sustentabilidade, conscientização ambiental e a necessidade de práticas que preservem este recurso tão vital. Desta maneira, busca-se a integração de conhecimentos teóricos com a aplicação prática, promovendo uma aprendizagem significativa e engajada com questões atuais e relevantes para a sociedade.

  • Tipos de solo e suas características
  • Importância do solo para a agricultura e a vida na Terra
  • Práticas sustentáveis de uso e conservação do solo
  • Observação e registro do crescimento das plantas

Metodologia

A metodologia ativa 'Mão-na-massa' será empregada nesta atividade, proporcionando aos alunos uma experiência de aprendizado prática, dinâmica e significativa. Os alunos estarão no centro do processo de aprendizagem, participando ativamente da criação de vasos de plantação com diferentes tipos de solo, semeadura de sementes, cuidados com as plantas e registro das observações. Discussões em grupo e reflexões guiadas pelo educador complementarão a abordagem prática, facilitando a conexão entre a experiência vivenciada e os conceitos teóricos relacionados ao tema.

  • Preparação de vasos de plantação com diferentes tipos de solo
  • Semeadura e cuidados regulares com as plantas
  • Registro de observações sobre o desenvolvimento das plantas
  • Discussões em grupo sobre sustentabilidade e uso do solo

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, será realizada a introdução aos conceitos e a preparação dos vasos. Na segunda aula, os alunos observarão e discutirão os resultados, além de refletirem sobre as práticas sustentáveis de uso do solo.

  • Aula 1: Introdução, preparação dos vasos e plantio
  • Aula 2: Observação, registro e discussão sobre os resultados e práticas sustentáveis

Avaliação

A avaliação se dará de modo formativo, observando a participação ativa dos alunos em todas as etapas da atividade, desde a preparação dos vasos até as discussões em grupo. O registro de observações, a capacidade de analisar e comparar o crescimento das plantas em diferentes tipos de solo, bem como a participação nas discussões sobre práticas sustentáveis de uso do solo serão critérios avaliativos. Estes aspectos permitirão avaliar não apenas o envolvimento com a atividade prática, mas também a compreensão e reflexão sobre os temas abordados.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade serão necessários diversos materiais, incluindo diversos tipos de solo (arenoso, argiloso, humífero), vasos de plantação ou recipientes recicláveis, sementes de plantas fáceis de cultivar, ferramentas de jardinagem pequenas para crianças, água, etiquetas para identificação dos vasos e cadernos ou fichas para o registro das observações. Esses materiais possibilitam a execução prática da atividade, permitindo aos alunos a vivência direta com o tema abordado.

  • Diferentes tipos de solo (arenoso, argiloso, humífero)
  • Vasos ou recipientes para plantação
  • Sementes de plantas
  • Ferramentas de jardinagem para crianças
  • Etiquetas para identificação
  • Cadernos ou fichas para registro

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo