Debate Subaquático: Vida Marinha

Desenvolvida por: Ketlin… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências Naturais
Temática: Biodiversidade Marinha e Conservação

Nesta atividade, os alunos são inseridos em um ambiente de aprendizagem colaborativa no qual se realiza uma roda de debate sobre a biodiversidade marinha, com inspiração nos personagens do filme 'Procurando Nemo'. Cada aluno ou grupo de alunos recebe a responsabilidade de pesquisar sobre um personagem específico do filme ou sobre um animal marinho real. A principal finalidade é impulsionar a capacidade de pesquisa e síntese, enquanto se cultiva o respeito e o apreço pela diversidade das espécies marítimas. Os participantes devem reunir e compartilhar informações significativas sobre hábitos, dietas e habitats dos animais, promovendo, assim, trocas de ideias e o diálogo em sala de aula. Resultado disso, espera-se aprofundar o entendimento dos alunos sobre a vida oceânica e o valor imensurável da conservação dos mares.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade foram delineados para incentivar nos alunos a curiosidade investigativa e a habilidade de síntese comunicativa. Além de promover a aquisição de conhecimentos sobre a biodiversidade marinha, o debate melhora a capacidade de organização e apresentação de ideias, colaborando para a formação crítica e cidadã, estando assim em consonância com os princípios da BNCC. Almeja-se ainda que, através do trabalho colaborativo e respeitoso, os estudantes desenvolvam empatia e senso de responsabilidade ambiental.

  • Compreender a importância da biodiversidade marinha.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa e apresentação.
  • Promover a conscientização acerca da conservação marinha.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF03CI01: Identificar e relacionar características dos animais em seu ambiente e as adaptações que apresentam.
  • EF03CI02: Descrever e comparar modos de vida e comportamentos de animais de diferentes ecossistemas e grupos zoológicos.
  • EF03CI03: Reconhecer a importância dos ambientes naturais para a manutenção da vida.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático visa familiarizar os alunos com a complexidade e diversidade do mundo marinho, reforçando o conhecimento sobre as diferentes espécies, seus habitats e a dinâmica ecológica dos oceanos. O foco é integrar a promoção da curiosidade científica com a necessidade de proteção ambiental, endossando práticas sustentáveis e comportamento ecosponsável.

  • Diversidade de espécies marinhas.
  • Hábitos e dietas dos animais oceânicos.
  • Importância dos oceanos para a vida no planeta.

Metodologia

A metodologia aplicada favorece práticas pedagógicas ativas, centradas no aluno, utilizando-se de pesquisa orientada e debate estruturado. A participação ativa e o trabalho cooperativo são componentes essenciais que estimulam tanto o engajamento quanto a vontade de aprender, promovendo uma educação integrada e interdisciplinar.

  • Pesquisa direcionada.
  • Apresentação oral.
  • Discussão em grupo.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade abrange cinco encontros em sala de aula, distribuídos de maneira que cada etapa do processo educativo possa ser desenvolvida com atenção e profundidade. Isso garante um tempo suficiente para a execução das atividades práticas, pesquisa, desenvolvimento de apresentações e debates.

  • Aula 1: Introdução à atividade e distribuição dos temas.
  • Aula 2: Início da pesquisa sobre os personagens ou animais.
  • Aula 3: Continuação da pesquisa e preparação das apresentações.
  • Aula 4: Apresentações dos grupos e início do debate.
  • Aula 5: Conclusão do debate e reflexão sobre os aprendizados.

Avaliação

A avaliação dos alunos será contínua e formativa, levando em conta o engajamento, a colaboração, a qualidade das informações apresentadas e a capacidade de comunicação. Os estudantes serão instigados a criticar construtivamente o trabalho dos colegas e a autoavaliar-se em relação à sua participação e contribuição para a atividade. Exemplos incluem o uso de rubricas para avaliar a clareza das apresentações e a pertinência dos comentários em debate.

Materiais e ferramentas:

Os recursos selecionados têm a intenção de oferecer suporte à pesquisa e à comunicação, facilitando a compreensão e a apresentação dos temas abordados. Incentiva-se o uso de uma variedade de fontes de informação e ferramentas digitais, promovendo habilidades de estudo do século XXI.

  • Recursos audiovisuais (filme 'Procurando Nemo').
  • Acesso à internet para pesquisa.
  • Materiais de papelaria para confecção de cartazes.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo