Nesta atividade, os alunos são inseridos em um ambiente de aprendizagem colaborativa no qual se realiza uma roda de debate sobre a biodiversidade marinha, com inspiração nos personagens do filme 'Procurando Nemo'. Cada aluno ou grupo de alunos recebe a responsabilidade de pesquisar sobre um personagem específico do filme ou sobre um animal marinho real. A principal finalidade é impulsionar a capacidade de pesquisa e síntese, enquanto se cultiva o respeito e o apreço pela diversidade das espécies marítimas. Os participantes devem reunir e compartilhar informações significativas sobre hábitos, dietas e habitats dos animais, promovendo, assim, trocas de ideias e o diálogo em sala de aula. Resultado disso, espera-se aprofundar o entendimento dos alunos sobre a vida oceânica e o valor imensurável da conservação dos mares.
Os objetivos de aprendizagem desta atividade foram delineados para incentivar nos alunos a curiosidade investigativa e a habilidade de síntese comunicativa. Além de promover a aquisição de conhecimentos sobre a biodiversidade marinha, o debate melhora a capacidade de organização e apresentação de ideias, colaborando para a formação crítica e cidadã, estando assim em consonância com os princípios da BNCC. Almeja-se ainda que, através do trabalho colaborativo e respeitoso, os estudantes desenvolvam empatia e senso de responsabilidade ambiental.
O conteúdo programático visa familiarizar os alunos com a complexidade e diversidade do mundo marinho, reforçando o conhecimento sobre as diferentes espécies, seus habitats e a dinâmica ecológica dos oceanos. O foco é integrar a promoção da curiosidade científica com a necessidade de proteção ambiental, endossando práticas sustentáveis e comportamento ecosponsável.
A metodologia aplicada favorece práticas pedagógicas ativas, centradas no aluno, utilizando-se de pesquisa orientada e debate estruturado. A participação ativa e o trabalho cooperativo são componentes essenciais que estimulam tanto o engajamento quanto a vontade de aprender, promovendo uma educação integrada e interdisciplinar.
O cronograma da atividade abrange cinco encontros em sala de aula, distribuídos de maneira que cada etapa do processo educativo possa ser desenvolvida com atenção e profundidade. Isso garante um tempo suficiente para a execução das atividades práticas, pesquisa, desenvolvimento de apresentações e debates.
A avaliação dos alunos será contínua e formativa, levando em conta o engajamento, a colaboração, a qualidade das informações apresentadas e a capacidade de comunicação. Os estudantes serão instigados a criticar construtivamente o trabalho dos colegas e a autoavaliar-se em relação à sua participação e contribuição para a atividade. Exemplos incluem o uso de rubricas para avaliar a clareza das apresentações e a pertinência dos comentários em debate.
Os recursos selecionados têm a intenção de oferecer suporte à pesquisa e à comunicação, facilitando a compreensão e a apresentação dos temas abordados. Incentiva-se o uso de uma variedade de fontes de informação e ferramentas digitais, promovendo habilidades de estudo do século XXI.
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